1 de junho de 2009

1º Seminário Estadual Coerência Petista

Coerência Petista lança pré-candidatura de Patrus ao Governo de Minas, reafirma apoio à candidatura de Dilma Rouseff à presidência da República e indica deputado Padre João à disputa da presidência do PT/MG

Mais de 400 pessoas de 100 municípios de várias partes do Estado lançaram a pré-candidatura do Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, ao Governo de Minas Gerais. O lançamento aconteceu durante o Primeiro Seminário Estadual do Movimento Coerência Petista, realizado no sábado (30 de maio ) na sede do PT/BH.

A plenária, por unanimidade, lançou a candidatura do líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores, deputado Padre João, para disputar a presidência do PT em Minas. As eleições internas do partido acontecem em novembro deste ano.

Os nomes de Jésus Lima, Rogério Correia e Chico Simões tinham sido cotados pela Coordenação do Movimento para apreciação, porém eles abriram mão de candidatar-se em prol do apoio ao deputado Padre João, com intuito de unificar outras correntes do Partido que também apoiam a pré-candidatura de Patrus.

O encontro contou com a presença dos Ministros Patrus Ananias e Luiz Dulci, lideranças de movimentos sociais e sindicais (juventude, mulheres, MST, entre outros), gestores (prefeitos, vices, ex-prefeitos, deputados e vereadores), dentre filiados/ filiadas do Partido.

Após resgate da história do Movimento abordado por Jésus Lima, Chico Simões e Rogério Correia, o deputado Padre João fez uma explanação da atual conjuntura política em Minas e das discussões dentro do Partido, mostrando a importância da unidade do PT.

“Nós, do Movimento Coerência Petista, temos feito encontros desde as últimas eleições municipais com o objetivo de resgatar a origem do PT. O nosso Partido tem que ouvir os movimentos, valorizar a militância. Temos um compromisso de fortalecer o nosso Partido. Vamos construir um projeto para Minas e para o Brasil”, disse Padre João, que reconhece, no entanto, que serão muitos os desafios a serem enfrentados, mas com autoridade e competência iremos alcançá-los.

Fortalecer o Partido

Para o Ministro Luiz Dulci, a mobilização, assim como aconteceu neste primeiro encontro do Movimento Coerência Petista, vai ajudar e muito, a fortalecer o Partido. “Precisamos unificar o PT. É fundamental que o Partido esteja mobilizado e que não haja divisão como a que ocorreu recentemente em Belo Horizonte, na arbitrariedade imposta por um grupo da direção do PT do Estado e de Belo Horizonte, para consolidar a aliança com o PSDB de Aécio Neves nas eleições de 2008 na capital. Precisamos defender um campo de aliança, mas que seja de fato democrática popular”, acrescentou.

Patrus Ananias ressaltou a importância do comprometimento com a causa do trabalhador. “Reafirmamos os nossos compromissos. Queremos o PT fiel às suas origens. A nossa pré-candidatura nasceu dentro do Partido e traduz um projeto do Partido e não um projeto pessoal. Esta candidatura expressa um compromisso com o PT e com Minas Gerais”, definiu.

Ele demonstrou sua preocupação com a atual situação do Estado, um dos mais atingidos pela crise econômica. “O Governo Estadual não tem oferecido programas que atendam a população e que amenize os impactos da crise, ao contrário do Governo Federal. Devemos lutar pela justiça social, pela unidade sempre, e, para isso, queremos caminhar juntos para o Palácio da Liberdade”, finalizou.

Organização

Durante o encontro, a plenária se organizou em grupos por regiões para discutir a proposta da tese: “Um PT Coerente para uma Minas popular”. Houve indicativos de nomes para compor a chapa ao Processo de Eleição Direta do PT (PED), além de escolher as coordenações regionais do Movimento Coerência Petista.

Movimento Coerência Petista

COERÊNCIA PETISTA é um movimento supra-tendências, que congrega inúmeras lideranças e militantes, cujo objetivo é construir dentro do PT uma maioria que aponte para a unidade.

Uma unidade com a base do governo Lula em Minas Gerais e que evite a formação de alianças que promovam a divisão do PT no Estado como ocorrido em Belo Horizonte nas últimas eleições municipais.

Mais informações:

Luis Carlos (31) 9942-7043

Macedo (31) 9836-6930

Pedro Moreira (31) 9801-5001

coerenciapetista@yahoo.com.br

Nenhum comentário: