25 de junho de 2009

Vale e Petrobras assinam memorando de entendimento para exploração de gás natural

Foto:Divulgação

A Vale e a Petrobras assinam hoje (25/06) memorando de entendimento que estabelece as bases para parceria na exploração e produção de gás natural e óleo nos blocos ES-M-466, ES-M-468 e ES-M-527, todos pertencentes à concessão BM-ES-22, no litoral norte do Espírito Santo.

De acordo com o memorando, assinado pelos presidentes da Vale, Roger Agnelli, e da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, a Vale poderá deter 25% dos direitos de exploração da área. A concretização da parceria depende ainda da aprovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Os blocos foram adquiridos pela Petrobras na 6ª rodada de licitações da ANP. Situam-se em lâminas d’água entre mil e dois mil metros e contem objetivos exploratórios localizados na seção pós-sal.

A assinatura do memorando é mais um passo no processo de fortalecimento das relações entre as duas maiores companhias brasileiras, contribuindo para o desenvolvimento econômico do Brasil. A participação conjunta na concessão BM-ES-22 soma-se às parcerias já formadas em 22 outros blocos exploratórios, localizados tanto em áreas com alto potencial comprovado - as bacias do Espírito Santo e de Santos - como em áreas de fronteira exploratória no mar (Bacia do Pará-Maranhão) e em terra (Bacia do Parnaíba).

O portfólio atual da Vale é composto de 26 blocos, agrupados em 14 concessões offshore (sete na bacia de Santos, três na bacia do Espírito Santo e quatro na bacia do Pará-Maranhão), além de duas concessões onshore na bacia do Parnaíba (vide tabela e mapa anexos).

A exploração de fontes de energia como o gás natural está inserida no objetivo estratégico da Vale de diversificar e otimizar nossa matriz energética visando à redução de custos e a mitigação dos riscos. Desta forma, a Vale tem buscado a identificação de depósitos no Brasil por meio de participações em consórcios para exploração de gás natural nas bacias sedimentares brasileiras.

Nenhum comentário: