3 de junho de 2009

Vale realiza doação de 5 mil mudas em 17 cidades de Minas

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Vale vai doar 5 mil mudas de árvores em 17 municípios do Estado onde mantém operações. Para cada cidade, serão escolhidas espécies adequadas a região, cultivadas no Centro de Biodiversidade do Quadrilátero Ferrífero, área de desenvolvimento de pesquisas e iniciativas ambientais da empresa, localizada em Sabará. Juntamente com a doação de mudas, serão feitas esquetes teatrais sobre preservação ambiental.

As ações acontecerão de 1 a 7 de junho, nas cidades de Belo Horizonte, Nova Lima, Itabirito, Congonhas, Belo Vale, Rio Acima, Brumadinho, Sarzedo, Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Rio Piracicaba, Bela Vista de Minas, São Gonçalo do Rio Abaixo, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Itabira.

Cocais, distrito de Barão de Cocais, recebe a esquete teatral na Escola Municipal Alvina Campos no dia 3. Em Rio Piracicaba, a apresentação acontece no dia 4, às 11h, na Escola Antônio Fernandes Pinto. Os moradores de São Gonçalo terão a oportunidade de assistir a esquete no dia 5 durante o encerramento da semana do meio ambiente organizada pela Prefeitura do município.

No dia 6, às 14h, a ação será realizada em frente à Prefeitura de Bela Vista de Minas, durante a gincana que será realizada entre as escolas do município. Na mesma data, moradores percorrerão de barco a barragem do Peti, em Santa Bárbara, recolhendo resíduos. O resultado da coleta será exposto na praça Pio XII, no centro da cidade, onde acontecerá a apresentação e a distribuição de mudas, por volta das 18h.

Preservação ambiental

A Vale mantém preservados hoje em Minas Gerais cerca de 32 mil hectares de áreas verdes, um espaço do tamanho de Belo Horizonte. Entre as áreas protegidas, estão as 17 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), de propriedade da empresa, localizadas na região central do Estado.

As principais áreas verdes da Grande BH são de propriedade da companhia. Em Nova Lima, por exemplo, reservas ambientais conhecidas como a Mata do Jambreiro, do Capitão do Mato e do Tumbá, e terrenos localizados no Parque da Serra do Rola Moça e Serra da Moeda são, há décadas, preservados pela empresa.

Em Mariana, está localizada a RPPN de Horto Alegria, uma área de 3.666 hectares que apresenta alta biodiversidade, tomada pela transição entre Mata Atlântica e Cerrado. No município de Itabira, são duas RPPNs, a da Mata de São José e a da Mata do Itabiruçu, que se conectam e permitem a ampliação da área de uso de muitas espécies da fauna local.

De maneira geral, a Vale mantém uma área de proteção ambiental atrelada a cada uma de suas unidades operacionais. Essas reservas criam um corredor ecológico na região do Quadrilátero Ferrífero que propiciam o “intercâmbio” de espécies da fauna e flora.

Pegada ecológica

Além da preservação de extensas áreas verdes em Minas, a Vale mantém programas de recuperação ambiental de áreas trabalhadas que a levaram a ser a primeira mineradora do mundo a zerar a chamada “pegada ecológica”. A relação de áreas impactadas em comparação as áreas em recuperação ambiental e plantadas é 100% equilibrada. Nos últimos dois anos, foram 15,5 milhões de árvores plantadas pela Vale e, somente em 2009, serão mais 11 milhões de novas árvores sendo plantadas ou crescendo naturalmente nas áreas da empresa.

Serviço:

Barão de Cocais (Cocais)
Esquete teatral e distribuição de mudas
Data: 3/06
Horário: 7h
Local: Escola Municipal Alvina Campos

Rio Piracicaba
Esquete teatral e distribuição de mudas
Data: 4/06
Horário: 11h
Local: Escola Antonio Fernandes Pinto (em frente à Câmara Municipal)

São Gonçalo do Rio Abaixo
Esquete teatral e distribuição de mudas
Data: 5/06
Horário: 15h30
Local: Rua Henriqueta Rubim, em frente ao Centro Cultural

Bela Vista de Minas
Esquete teatral e distribuição de mudas
Data: 6/06
Horário: 14h
Local: Em frente à Prefeitura Municipal

Santa Bárbara
Esquete teatral e distribuição de mudas
Data: 6/06
Horário: 18h
Local: Praça Pio XII, Centro

Nenhum comentário: