28 de março de 2025

Prefeitura de São Gonçalo apresenta o programa Próspera+ à Presidência da República e Ministério da Agricultura e Pecuária

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, continua a consolidar suas relações institucionais e a ampliar iniciativas voltadas para o fortalecimento da diversificação econômica do município. Nesta quinta-feira (27), o secretário Gabriel Duarte Alvarenga Quintão esteve em Brasília para apresentar o Programa Próspera+ à Secretaria Executiva dos Ministérios da Agricultura e Pecuária e das Relações Institucionais. A agenda teve o objetivo de posicionar São Gonçalo do Rio Abaixo como um município preparado e estratégico para investimentos, além de consolidar políticas públicas que promovam a diversificação econômica. “Estivemos aqui para apresentar o Próspera+, demonstrar o potencial do nosso município e buscar novas oportunidades em programas de financiamento e qualificação. Nosso compromisso é transformar São Gonçalo em um ambiente seguro para investidores e ampliar as políticas de fomento a setores estratégicos, como agropecuária, comércio e indústria”, destacou Quintão. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem trabalhado de forma transversal e integrada para assegurar que a diversificação econômica ocorra de modo estruturado e sustentável.

Câmara de São Gonçalo recebe apresentação de Relatório Quadrimestral da Secretaria de Saúde

As atividades aconteceram no plenário da Casa Legislativa, completando o ciclo de dados apresentados referentes a 2024. Na tarde desta quinta-feira, 27 de março, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, recebeu em seu plenário, a apresentação da Secretaria de Saúde, do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior - RDQA, referente aos últimos 4 (quatro) meses de 2024, destacando também os dados gerais do ano anterior. A Secretária de Saúde do município, a senhora Nélia Tonelli, abriu as atividades da tarde, cumprimentando os vereadores e o público presente, além dos funcionários de variados setores da pasta da Saúde. A apresentação foi dividida em tópicos, com cada coordenador de setor apresentando os dados sobre sua determinada pasta. Em ordem, os seguintes coordenadores apresentaram os dados: Ana Carolina Andrade, do setor de Pronto-Atendimento; Marinésia Torres, do Centro de Especialidades em Saúde (CES); Katia Nascimento, do setor de Assistência Social; Ronnara Ribeiro, do Centro de Atenção Psicossocial; José Mario Soares, do setor de Transporte da Saúde; Carla Castro, do setor de Atendimento Primário e Centro Odontológico; Gabriela Benício, da Vigilância Sanitária; Elaine Fagundes, da Vigilância Epidemiológica; Flávio Anselmo, do Centro de Atenção Multiprofissional em Saúde (CAMPS); Cíntia Trindade, da Farmácia Municipal; Débora Cota, da Farmácia Especializada; Carla Pereira, da Farmácia do Pronto-Atendimento; e para finalizar, os Dados Gerais de Recursos e Despesas, apresentados pela própria Secretária, Nélia Tonelli. Esteve presente também, a Secretária Adjunta de Saúde, Julita Dias. Cinco vereadores estiveram presentes acompanhando a apresentação: Edirlei Júnior (Juninho de Edirlei), Marcio Raimundo (Marcinho do Bamba), Marlon Tulio, Maria de Lourdes (Lurdinha Guedes) e Rafael Neves (Tcheco). Ao final de cada quadrimestre, um novo Relatório Detalhado é apresentado, tornando públicos os dados referentes ao período citado. A próxima apresentação será referente ao ano de 2025, em relação aos dados de janeiro, fevereiro, março e abril.

27 de março de 2025

Vereadores de Rio Piracicaba aprovam isenção de IPTU para idosos e doentes graves

Demonstrando sensibilidade social e compromisso com o bem-estar da população, o presidente da Câmara Municipal de Rio Piracicaba, vereador Aleksandro José da Silva, apresentou o Projeto de Lei nº 2.442/2025, que propõe a isenção do IPTU para idosos e pessoas acometidas por doenças graves. A iniciativa visa aliviar o peso financeiro sobre esses contribuintes, garantindo-lhes melhores condições de vida. Com uma experiência de 13 anos no setor de tributos, Aleksandro acumulou conhecimento aprofundado sobre as dificuldades enfrentadas por munícipes na quitação de seus impostos. Seu contato direto com contribuintes em situação de vulnerabilidade permitiu-lhe perceber o impacto significativo que a cobrança do IPTU pode ter sobre idosos e doentes graves, que muitas vezes destinam grande parte de sua renda para tratamentos de saúde, medicamentos e outras despesas essenciais. O projeto de lei estabelece que serão beneficiados os idosos a partir de 60 anos e as pessoas acometidas por doenças graves incapacitantes, desde que sejam proprietários de um único imóvel utilizado exclusivamente como residência. Além disso, o requerente deverá atender a critérios como renda máxima de dois salários mínimos e comprovação da titularidade do imóvel por pelo menos dois anos. “Este projeto é fruto de minha experiência na área tributária e de uma compreensão real sobre as dificuldades enfrentadas por quem mais precisa. Isentar esses contribuintes do IPTU é uma forma de garantir que seus recursos sejam direcionados para saúde e bem-estar”, destacou Aleksandro. A proposta também prevê revisão anual do benefício e mecanismos de controle para evitar fraudes. O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária dessa quarta-feira (26) e segue para sancionamento do Executivo. A previsão é que a matéria entre em vigor a partir de 2026, beneficiando diretamente os cidadãos mais vulneráveis de Rio Piracicaba.

Emoção marca 2ª edição do Prêmio Lúcia Magalhães Torres Bueno – Mulher Destaque em Rio Piracicaba

A noite da última quarta-feira (26) foi mais uma ocasião especial de reconhecimento e valorização das mulheres que fazem a diferença na sociedade. A Câmara Municipal promoveu a segunda edição do Prêmio Lúcia Magalhães Torres Bueno – Mulher Destaque, reunindo dez homenageadas que, com trajetórias inspiradoras, foram celebradas por seu impacto profissional e social no município. A sessão solene, que atingiu a lotação máxima do plenário, foi marcada pela emoção das agraciadas e de seus familiares, amigos e representantes da sociedade civil. As homenageadas foram indicadas pelos vereadores por seu trabalho relevante nas mais diversas áreas, desde assistência social e educação até saúde e cultura. Cada discurso e cada homenagem reforçaram a importância do protagonismo feminino e do compromisso com uma sociedade mais justa e igualitária. O presidente da Câmara, vereador Aleksandro José da Silva, lembrou ter sido aluno da homenageada título, Lúcia Torres, e destacou em sua fala a relevância do prêmio e a importância de perpetuar essa iniciativa. "Esta homenagem representa todas as mulheres que fazem a diferença na sociedade e não apenas as que estão aqui, que muitas as vezes no silêncio enfrentam desafios e lutas diárias e são sempre guerreiras”, afirmou. Entre as homenageadas, muitas se emocionaram ao receber o título, compartilhando suas histórias de superação e dedicação. O momento mais simbólico da cerimônia foi a entrega de placas comemorativas, acompanhada de aplausos calorosos do público. Com essa iniciativa, a Câmara de Rio Piracicaba reafirma seu compromisso com a valorização da mulher e o incentivo a ações que promovam equidade e reconhecimento às contribuições femininas na construção de uma sociedade mais forte e inclusiva. Confira a lista das homenageadas: Claudilene Maria Felipe Gomes (Indicada pelo Vereador Anderson da Silva Tavares) Dalvelene Cota Carneiro (Vereador Antônio de Pádua Guedes) Elizangela Janaína Ferreira da Silva (Vereador Jadir Barcelos) Jackeline Vasconcelos Leite Peixoto (Vereador Sebastião Rômulo Linhares) Maria Aparecida Tavares (Vereador Geraldo Afonso Caldeira Brandão) Maria das Graças Mafra Gonçalves (Marlene Fátima de Assis) Neyliara Luzia Gonçalves Viana Freitas (Vereadora Luna Gabrielle Gomes Motta) Pauliana Pimentel Coelho (Deborah de Araújo Rocha e Souza) Sonia Maria Gomes (Aleksandro José da Silva) Lúcia Magalhães Torres Bueno (Homenageada Título)

Vereadores aprovam três projetos e um anteprojeto na reunião ordinária dessa quarta-feira

Na reunião ordinária da Câmara Municipal de João Monlevade dessa quarta-feira, 26, os vereadores aprovaram três projetos e um anteprojeto. O primeiro deles, em primeiro turno, de nº 1.522/2025, altera o art. 14 da lei 1572, de 15 de abril de 2003, que dispõe sobre a constituição do Conselho Municipal de Habitação. A matéria consiste na alteração da representatividade das “Associações de Moradores” para os “Movimentos de Moradia Popular”. Sendo assim, o Conselho passa a ser composto por seis membros titulares e seus respectivos suplentes, nomeados pelo prefeito, sendo três governamentais e três da sociedade civil, compreendendo: o Secretário Municipal de Obras, na qualidade de Presidente; o Secretário Municipal de Serviço Social; o Secretário Municipal de Fazenda; um representante dos Movimentos de Moradia Popular do Município; um representante dos Engenheiros atuantes no Município; e um representante da Associação Comercial. O vereador Belmar Diniz (PT) informou que irá apresentar uma emenda no que se refere ao representante dos engenheiros atuantes. Segundo ele, a emenda sugere um representante da Associação dos Engenheiros, tendo assim, mais abrangência de participação. Alteração do nome do Consórcio Também foi aprovado na reunião, em primeiro turno, o projeto de lei 1527/2025 que dispõe sobre a ratificação da quarta alteração do estatuto e protocolo de Intenção do Consórcio Regional de Saneamento Básico – COSARB. Na justificativa, o Executivo informa que há a necessidade de adequação às práticas de governança aplicadas às entidades reguladoras internacionais que atuam no setor de saneamento básico e que foram estabelecidas na Resolução nº 177/2024 pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Além disso, a justificativa aponta que se faz necessária a alteração do nome do Consórcio para melhor alinhamento com suas atribuições e objetivos institucionais. A alteração do nome do Consórcio foi definida em Assembleia em dezembro de 2024. O Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos-CPGRS, passou a se chamar Consórcio Regional de Saneamento Básico – CORSAB. Critérios para a denominação e alteração de próprios públicos municipais Ainda na reunião os vereadores aprovaram o projeto de lei nº 1.528/2025, de iniciativa da Mesa Diretora, que altera o §1º, do art. 5º, e acrescenta inciso VII ao art. 7º, ambos da Lei Municipal nº 2.385, de 04 de maio de 2021, que estabelece critérios para a denominação e alteração de próprios públicos municipais. De acordo com a justificativa da matéria, a lei municipal 2385/2021 estabelece os critérios, que entre outras coisas, a impossibilidade de se alterar a denominação de próprios públicos municipais que levem nomes de pessoas, a não ser na hipótese em que a pessoa tenha, em vida, praticado qualquer ato ou fato que afete sua honorabilidade. Ainda segundo o texto, há, entretanto, em muitos casos, que os moradores não se identificam com a denominação da rua ou praça da localidade em que moram, pretendendo sua alteração. A justificativa ainda destaca que a medida confere maior participação popular, permitindo que a população diretamente afetada possa propor mudanças na nomenclatura de suas ruas, desde que observada a exigência de abaixo-assinado subscrito por, no mínimo, 65% dos moradores. Durante a discussão, os vereadores Belmar Diniz e Revetrie Teixeira defenderam a proposta alegando que os nomes das ruas devem ter a aceitação e aprovação dos moradores. “Os moradores precisam ter este direito se quiserem a alteração do nome das ruas, de apresentar a alteração e os vereadores votarem. ” O vereador Vanderlei Miranda (Podemos), se manifestou contrária a proposta. Ele destacou que todas as alterações de nome, já apresentados na Câmara, foram aprovados pela Casa por unanimidade. Vanderlei ainda lembrou que as proposições das denominações são feitas com a apresentação de abaixo assinado colhido pelo parlamentar junto aos moradores da localidade. O presidente da Casa, Fernando Linhares, destacou que a proposta é uma maneira de atender as demandas da população de forma democrática, já que segundo ele, vários moradores de ruas do município procuram os parlamentares solicitando a troca dos nomes das vias. Ele ressaltou que o papel dos vereadores é representar toda a cidade e que, em uma democracia, é essencial permitir alterações quando necessário, respeitando os desejos da coletividade. “A proposta é para conferir à população o direito de, caso não se sentir confortável com o nome da rua, que ela, dentro dos critérios estabelecidos, possa solicitar que a Casa vote a alteração”. O projeto foi aprovado com 7 votos favoráveis, seis contrários e uma abstenção do vereador Carlinho Bicalho. Os votos contrários foram dos vereadores Dr. Sidney, Leles Pontes, Marquinho Dornelas, Thiago Titó, Vanderlei Miranda e Zuza do Socorro. O vereador Sinval da Luzitana (PL), votou favorável à proposta, porém antes da votação ele justificou seu voto contrário ao projeto. Segundo o parlamentar, ele se equivocou no momento da votação. O projeto agora segue para votação em segundo turno. Anteprojeto Também foi aprovado o anteprojeto de lei nº 07/2025, de iniciativa do vereador Bruno Cabeção, que dispõe sobre a criação da Escolinha de Esportes, Jiu-Jitsu e Artes Marciais de João Monlevade, com inclusão de modalidades esportivas para todos os públicos, incluindo apoio a alunos com deficiência e categorias femininas. De acordo com o parlamentar, o anteprojeto fundamenta-se na necessidade de promover políticas públicas inclusivas, que reconheçam o esporte como uma ferramenta de transformação social, saúde e qualidade de vida. Ainda segundo o autor, o anteprojeto visa garantir que todos tenham acesso ao esporte, independentemente de suas condições. “A Escolinha de Esportes, Jiu-Jitsu e Artes Marciais não atenderá apenas crianças típicas, mas terá um olhar especial para alunos com deficiência (PCDs) e para as categorias femininas. O objetivo é amplificar o espaço das mulheres no esporte e proporcionar uma inclusão real para os alunos com deficiência, com professores de apoio dedicados, garantindo que todos possam participar plenamente das atividades”. A proposta será encaminhada ao Executivo, que poderá encaminhar de volta para a Câmara como projeto de lei para ser apreciado e votado pelos vereadores, e se aprovado ser sancionado pelo prefeito.

Cras Dona Preta realiza evento em homenagem às mulheres

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) - Dona Preta, promoveu na noite de ontem (26), um encontro em homenagem às mulheres, finalizando as atividades do mês dedicado a elas. O evento ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Monlevade (CDL) e contou com a participação de lideranças políticas, profissionais da assistência social e comunidade. Aproximadamente 100 mulheres participaram das palestras. Todas foram acolhidas individualmente e receberam uma mensagem na entrada do auditório. O evento teve início com a apresentação da dupla Samax, que trouxe um clima de descontração e alegria a todos. A assistente social e coordenadora do Cras Dona Preta, Patrícia Martins Oliveira falou sobre a importância do evento. "A mulher tem o papel essencial em todos os espaços da sociedade e este evento é um momento para reafirmarmos a importância de suas conquistas, enfatizar a força da mulher em diversos cenários e também discutirmos os desafios que ainda enfrentam", ressaltou. Estiveram presentes como convidadas e palestrantes, a advogada e vice-presidente da Associação Mulheres em Ação (AMA), Elivânia Felícia Braz, a coordenadora do Creas, Tatiana Meireles Siqueira, a sargento da Polícia Militar e comandante da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, Erika Pryscila Domingos Dorim, a vereadora Maria do Sagrado, a secretária de assistência social, Rita de Cássia, a palestrante e comunicadora Michele Nunes e a deputada estadual, Ana Paula Siqueira (Rede). O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio também esteve presente e lembrou que as mulheres são maioria na administração municipal, inclusive no primeiro escalão. "Com ajuda de todos vocês tenho a certeza de que faremos um mandado ainda mais inclusivo. Infelizmente são poucas mulheres ainda na política e isto tem que mudar. Para nós homens, o dia das mulheres precisa ser todos os dias do ano", frisou.

26 de março de 2025

Prefeitura de São Gonçalo promove curso de Equitação pelo Senar

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Itabira, está realizando esta semana um curso de equitação no Haras 3B, localizado na comunidade de Terra Branca. O instrutor do Senar, Arthur Morais, explica que o curso tem como objetivo capacitar trabalhadores rurais, ensinando técnicas para o manejo adequado de cavalos, comandos para condução dos animais e demais habilidades específicas. "Além de reforçar conhecimentos já utilizados no cotidiano, o curso oferece a oportunidade de aprender novas técnicas que podem melhorar o trabalho no campo", destacou Morais. A abertura do curso contou com a presença de Margareth Pereira, representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Gonçalo, e Janete Ferreira, representante do Sindicato Rural e agente de Desenvolvimento Rural do Senar, que ressaltaram a importância da iniciativa para o setor agropecuário da região. Através dessa parceria, outros cursos voltados exclusivamente ao produtor rural estarão em andamento nos próximos meses, com o objetivo de promover o aperfeiçoamento das atividades desses trabalhadores.

Secretaria de Saúde promove sábado dedicado às mulheres

Várias unidades básicas de saúde (UBS’s) de João Monlevade promoveram no último sábado (22), atendimentos especiais em alusão ao Mês da Mulher. As atividades também integraram as ações do Março Lilás, mês que marca a Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero. Na ocasião, as unidades de saúde do Santo Hipólito, Dr. José Nelson Fagundes (Novo Cruzeiro), José Elói, Rosário, Monlevade Centro (Centro Industrial), Padre Hildebrando (Vila Tanque), Centro Social Urbano (CSU) Loanda e do Industrial realizaram, das 8h às 17h, diversas atividades, entre elas, coleta de exame preventivo, consulta médica para hipertensas e diabéticas, testes rápidos e consulta odontológica para gestantes. Também no dia 22, a UBS do Industrial realizou, das 8h às 16h, o Dia D de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero. No dia foram realizados exames preventivos, vacinação contra o HPV (Público alvo entre 9 e 19 anos), palestra com a fisioterapeuta Amanda Xavier, especialista em Saúde da Mulher, aferição de pressão arterial e atendimento odontológico. A usuária da Unidade Básica de Saúde do bairro Santo Hipólito, Nilza Vieira Simão, parabenizou a Secretaria de Saúde pela iniciativa e elogiou a ação. “Muitas vezes, na correria do dia a dia, entre o trabalho e a casa, não temos tempo de nos cuidar, de cuidarmos da nossa saúde, o que é necessário e extremamente importante, sendo assim, ações como essa, aos sábados, são muito bem vindas. O atendimento foi muito bom e o clima, o alto astral de todos na unidade também tornou a manhã de sábado ótima, agradável. Parabéns a todos pelas atividades”, destacou Nilza. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, o sábado foi um dia muito produtivo, com uma agenda muito bem planejada. “Todas as unidades organizaram espaços bem acolhedores, com muita criatividade na ornamentação e na confecção de brindes para as mulheres. Parabéns para todas as equipes”, afirmou. Números Os números de atendimentos e procedimentos realizados no último sábado foram extremamente relevantes. Segundo o setor de Atenção Primária em Saúde, foram realizadas 191 consultas médicas, 154 exames preventivos, 96 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, 42 consultas odontológicas, 30 vacinações, 80 pesagens para o programa Bolsa Família e 22 atendimentos fisioterápicos, além de diversas atividades e orientações sobre saúde da mulher e combate à dengue. Laranjeiras Na próxima quarta-feira (26), a Unidade Básica de Saúde do Laranjeiras promove, das 7h à 11h e das 13h às 17h, atividades de alongamento com a fisioterapeuta Thais Maia. Às 9h, acontece a palestra “Direitos da Mulher”, com a pedagoga Marinete Moraes. Já às 9h30, haverá orientações sobre auto maquiagem com a consultora de maquiagem Andressa Gonçalves. Após o almoço, às 13h, será a vez da animação com o grupo Animix Pequena Via. Às 14h30 terá a palestra sobre auto estima com a psicóloga Daniela Monteiro Machado.

25 de março de 2025

Em 1ª Reunião Extraordinária, Câmara de São Gonçalo aprova Projetos de recomposições salariais para funcionários públicos

O encontro convocado em caráter de urgência pelo presidente da Casa, aconteceu na tarde desta terça-feira e contou com presença do público, além de transmissão nas Redes Sociais. Aconteceu na tarde desta terça-feira, 25 de março, a 1ª Reunião Extraordinária de 2025, da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo. A Sessão foi convocada pelo presidente da Casa, Marlon Tulio, em caráter de urgência, para votação de pautas de interesse direto ao cidadão são-gonçalense, como recomposição inflacionária salarial e reajustes de vale-alimentação para funcionários públicos municipais. A Reunião Extraordinária precisou ser convocada devido ao fato de não haver mais um Encontro Ordinário no mês e a aprovação obrigatoriamente necessitar acontecer em março. O encontro contou com presença de funcionários da Casa, público em geral, imprensa, além de ser transmitido ao vivo no Youtube da Câmara. Todos os vereadores estiveram presentes no plenário da sede do legislativo, aprovando de forma unânime as 5 (cinco) pautas, analisadas em primeira e segunda discussão, através de uma dispensa de interstício, que possibilita as votações de ambos os turnos acontecerem de forma conjunta. Os projetos aprovados são: Projeto de Lei nº06/2025 que dispõe sobre a concessão, em caráter geral anual, da revisão de vencimentos dos servidores públicos municipais e dos subsídios dos Agentes Políticos do Poder Legislativo do Município de São Gonçalo do Rio Abaixo e dá outras providências, de autoria da Mesa Diretora. Projeto de Lei nº07/2025 que altera o valor do Vale Alimentação concedido a todos os Servidores da Câmara Municipal de SGRA e consequente a alteração do art.2º da Lei nº.1.002/2013, de autoria da Mesa Diretora. Projeto de Lei nº10/2025 que dispõe sobre a revisão geral anual dos subsídios dos agentes políticos e dos vencimentos básicos dos servidores públicos do Poder Executivo Municipal e dá outras providências, de autoria do Executivo Municipal. Projeto de Lei nº11/2025 que altera a redação do artigo 2ºda Lei Municipal nº821, de 16 de abril de 2010, que dispõe sobre a concessão de Cartão de Crédito Magnético Personalizado (Cartão Alimentação) e dá outras providências, de autoria do Executivo Municipal. Projeto de Resolução nº01/2025 que, altera a redação da Resolução nº.332 de 05 de setembro de 2019, que cria o Programa Aprendiz Legal no âmbito da câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, de autoria da Mesa Diretora. A recomposição inflacionária para funcionários dos poderes legislativo e executivo foram definidas em conformidade com índices oficiais do IPCA sobre o salário dos servidores em 5,06%, tendo em vista a realidade econômica do país. Os cartões de auxílio-alimentação para os funcionários públicos também receberam reajustes, para servidores do executivo e legislativo do município. Confira na íntegra, a Reunião Extraordinária, através do link: https://www.youtube.com/live/Ld_NAcOyji4?si=jao6OuOkwu6CF-ML

São Gonçalo do Rio Abaixo compartilha experiências em desenvolvimento econômico com Catas Altas

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo do Rio Abaixo recebeu, na manhã de quarta-feira (24), uma comitiva da cidade de Catas Altas, interessada em conhecer as políticas públicas de diversificação econômica que tornaram o município uma referência na região. O secretário Gabriel Quintão e o assessor João Vitor apresentaram detalhes do Programa Próspera+, destacando as iniciativas de incentivo ao desenvolvimento local. "São Gonçalo tem investido em políticas estruturadas para fomentar a economia, atrair empresas e gerar empregos. Ficamos honrados em compartilhar essas experiências com Catas Altas e contribuir para o crescimento da região", afirmou Quintão. A delegação de Catas Altas foi representada por: Flávia Batista, secretária de Desenvolvimento Econômico, Elcia Elena, chefe de Gabinete, Rodrigo Breno, secretário de Obras e Wilson Rodrigues, secretário de Administração e Fazenda. O encontro reforçou o compromisso de São Gonçalo em promover a cooperação entre municípios, compartilhando boas práticas para impulsionar o desenvolvimento regional.

Atletas de São Gonçalo sobem ao pódio no maior aberto de Jiu-Jitsu do Brasil

No último fim de semana, 22 e 23 de março, atletas de Jiu-Jitsu de São Gonçalo do Rio Abaixo brilharam na abertura da temporada 2025 do XI BJJ Storm, ocorrido no Sesc em Contagem, Minas Gerais. Dione Gonçalves, ficou no lugar mais alto do pódio, conquistando o ouro na categoria (Azul/ Master/Pesado) e prata no Absoluto Master Azul. Gustavo Fonseca, também foi prata em sua categoria (Azul/Adulto/Galo) e Rodrigo de Freitas, levou o bronze na categoria (Roxa/Master/Meio Pesado). A competição é considerada o maior aberto de Jiu-Jitsu do Brasil, reúne atletas de todo o país e é dividido em quatro etapas. As principais lutas são transmitidas ao vivo pelo canal do evento no Youtube. Os lutadores são-gonçalenses têm o apoio da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

PREFEITURA DE JOÃO MONLEVADE INVESTE MAIS DE 320 MILHÕES EM SAÚDE


A Prefeitura de João Monlevade, durante a administração 2017/2020, já investiu, até o momento, mais de R$ 320 milhões de reais em saúde. Ao todo, incluindo recursos próprios, repasses estaduais e federais e emendas parlamentares, já foram investidos, em 3 anos e meio, R$ 323.676.762,32.

Nesse período, o investimento geral da Secretaria Municipal de Saúde foi de R$ 224.369.332,17. Além disso, foram repassados ao Hospital Margarida R$ 93.127.511,95. O Hospital Margarida recebeu também R$ 4.888.423,04 para o enfrentamento à Covid-19. Outros R$ 1.291.495,16 foram gastos na rede municipal no combate ao coronavírus. 

Para a prefeita Simone Moreira, “esse resultado é fruto de muito trabalho e parcerias. Em Monlevade, a saúde é prioridade. Atendemos mais de 400 pessoas todos os dias com medicamento gratuito na Farmácia Popular, fazemos centenas de consultas e exames, além de cirurgias, trabalhos de prevenção de grupos de saúde e do Programa Saúde da Família etc. Estamos também construindo o posto de saúde 24h com central de ambulâncias na região do Novo Cruzeiro para melhorar o atendimento ainda mais”, disse a prefeita. 


Audiência Pública debate sobre Escola do bairro Laranjeiras

A Câmara Municipal de João Monlevade promoveu uma Audiência Pública nessa segunda-feira, 25, para discutir sobre o anúncio de fechamento da Escola Estadual do bairro Laranjeiras. A reunião atende ao requerimento 01/2025 de iniciativa do vereador Bruno Cabeção (Avante). De acordo com Bruno, o motivo da reunião é buscar uma solução para evitar um possível fechamento da Escola, que se encontra em processo de terminalidade. Ele relatou que foi aluno da escola, e que foi procurado por dezenas de famílias que estão preocupados com o fechamento da unidade. Por sua vez, o vereador Sassá Misericórdia (Cidadania) também relatou que tem sido procurado por pessoas da comunidade que reclamam sobre o remanejamento dos estudantes. Também participaram do encontro os vereadores Alysson Enfermeiro (Avante), Dr. Sidney Bernabé (PL), Thiago Titó (MDB), Leles Pontes (Republicanos), Maria do Sagrado (PT), Belmar Diniz (PT), assessor de governo Cristiano Vasconcelos, secretária Municipal de Educação, Alda Ferreira da Silva Fernandes, Superintendente da Secretaria Regional de Ensino de Nova Era, Joel dos Santos Pereira, a professora e representante do SindUTE Cristina Ângelo e representantes da comunidade. Superintendente da SRE explica sobre o processo de fechamento O superintendente da Secretaria Regional de Ensino, Joel dos Santos fez uma explanação detalhada sobre os motivos que levaram ao encerramento gradual das atividades na Escola do bairro Laranjeiras. Ele explicou que a decisão está sendo tomada com base em uma análise cuidadosa de questões relacionadas à sustentabilidade, à logística e à disponibilidade de recursos necessários para a manutenção da unidade. Ainda em sua fala, Joel apresentou a Resolução 4869 de 5 de julho de 2023, elaborada pelas Secretaria Estadual e Municipal de Educação, Superintendência e gestores escolares, que dispõe sobre o processo de encerramento da entrada de estudantes do 1º ano ensino fundamental na unidade. “Vamos atender a demanda que existe para ser atendida. Como todos nós sabemos, há uma queda de natalidade, e hoje há um número de vagas dos anos iniciais nas escolas maior do que o número de crianças que precisam ser atendidas”. Outro ponto levantado pelo superintendente foi a migração de alunos da Escola do Bairro Laranjeiras para outras unidades de ensino próximas. Ele também ressaltou que, enquanto o atendimento aos alunos do Ensino Médio é responsabilidade do Estado, o Ensino Fundamental é de competência do município. Joel apresentou dados que demonstram a subocupação da escola de Laranjeiras. "A escola tem capacidade para 200 alunos, mas, desde 2018, a taxa de ocupação não ultrapassa 70%. Em 2024, por exemplo, a demanda foi de 669 alunos, enquanto as vagas disponíveis nas redes estadual e municipal somaram 750, sem contar as da Escola do Bairro Laranjeiras. Esse cenário deixa claro que não é viável manter uma unidade com uma taxa de ocupação tão baixa", explicou. Sobre o remanejamento dos alunos, Joel informou que eles estão sendo transferidos para a escola João XXIII no bairro Loanda, a apenas 1,8 km do bairro Laranjeiras. "Este remanejamento está sendo realizado entre escolas de padrão de qualidade semelhante, o que garante que não haverá impacto no aprendizado dos alunos", afirmou. Em relação ao futuro do prédio da escola, Joel explicou que a edificação pertence à Prefeitura e que, com o término da cessão do espaço, previsto para 2027, a escola pode ser devolvida. Ele também mencionou um pedido da Secretaria Municipal de Educação para a devolução do prédio da Escola Jenny Farias. No entanto, essa questão será decidida no meio do ano, juntamente com o estudo do Plano de Atendimento. "Ainda estamos avaliando a situação e discutindo o tema, mas o que pode ocorrer é que o processo de encerramento da Escola Laranjeiras seja antecipado para o final deste ano, com a possibilidade de, no próximo ano, atender os alunos do Ensino Médio no mesmo local", concluiu. Questionado pelo vereador Belmar Diniz, Joel explicou que o zoneamento é feito por uma comissão de cadastro e matrícula que é composto por diretor municipal e estadual, secretário, professor, conselho tutelar e pais. “No sistema é colocado o que foi determinado pela comissão”. Sobre o processo de municipalização, levantado pelo vereador Thiago Titó, Joel relatou que há atualmente um projeto do governo estadual que chama “Mãos dadas”, em que o Estado faz a transferência dos estudantes para a rede municipal e em contrapartida realiza o apoio financeiro e pedagógico pela Secretaria de Estado de Educação. “Já realizamos este projeto em praticamente todos os municípios da região e estamos em negociação com mais três cidades. Temos obtido ótimos resultados com este programa”. Por sua vez, o vereador Dr Sidney parabenizou a iniciativa da Audiência e falou da tristeza em saber que uma escola será fechada. Ele contou que foi aluno da Escola Santana e presenciou o processo que ocorreu na unidade, que culminou com o fechamento. “É muito triste fechar uma escola. Hoje os alunos dos bairros no entorno da escola Santana precisam se deslocar para outras unidades mais longe”. A vereadora Maria do Sagrado também lamentou o fechamento da Escola do Laranjeira, que de acordo com ela, soma-se a outras três já fechadas como a escola do bairro Santana, Vicente de Paula Neves e Louis Ensh. “Apesar de todos os dados demonstrados, quando a gente pensa no fechamento de uma escola a gente fica triste. A Escola é um espaço de socialização e aprendizagem além de ser um agente transformado de uma comunidade”. Belmar Diniz se disse esperançoso de que, com o fechamento da escola do bairro Laranjeiras, o espaço seja bem aproveitado. “Não podemos deixar acontecer como ocorreu com o sucateamento da escola Santana”. O mesmo sentimento foi apresentado pelo vereador Alysson Enfermeiro. “Espero que o local seja transformando em um espaço de referência educacional, seja para escola técnica ou infantil”. A respeito da utilização do prédio, a secretária de educação, Alda Fernandes, explicou que é preciso que o processo de fechamento aconteça para que sejam feitos estudos sobre as demandas. Ainda em sua fala, ela não descartou a possibilidade de abertura de vagas para educação infantil no local. O assessor de governo, Cristiano Vasconcelos, informou que o município acompanha de perto sobre a questão do fechamento das escolas e o remanejamento dos alunos e que está à disposição para discutir o futuro da unidade.

24 de março de 2025

Câmara de São Gonçalo convoca Reunião Extraordinária para votação de Projetos

O encontro, em caráter urgente, acontece nesta terça-feira, 25 de março A Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo, através do seu presidente, Marlon Tulio Pessoa Costa, convocou a 1ª Reunião Extraordinária de 2025. O encontro acontece nesta terça-feira, 25 de março, às 15h, no plenário da sede do legislativo municipal. O compromisso será aberto ao público e contará com transmissão ao vivo no Youtube da Câmara Municipal. Em pauta, estarão 5 (cinco) Projetos, que receberam parecer favorável das Comissões Permanentes, nesta segunda-feira. As votações tratam de reajustes nos valores de vencimentos e auxílio-alimentação, destinados à funcionários públicos, nos âmbitos do executivo e legislativo do município. São eles: Projeto de Lei nº06/2025 que dispõe sobre a concessão, em caráter geral anual, da revisão de vencimentos dos servidores públicos municipais e dos subsídios dos Agentes Políticos do Poder Legislativo do Município de São Gonçalo do Rio Abaixo e dá outras providências, de autoria da Mesa Diretora. Projeto de Lei nº07/2025 que altera o valor do Vale Alimentação concedido a todos os Servidores da Câmara Municipal de SGRA e consequente a alteração do art.2º da Lei nº.1.002/2013, de autoria da Mesa Diretora. Projeto de Lei nº10/2025 que dispõe sobre a revisão geral anual dos subsídios dos agentes políticos e dos vencimentos básicos dos servidores públicos do Poder Executivo Municipal e dá outras providências, de autoria do Executivo Municipal. Projeto de Lei nº11/2025 que altera a redação do artigo 2ºda Lei Municipal nº821, de 16 de abril de 2010, que dispõe sobre a concessão de Cartão de Crédito Magnético Personalizado (Cartão Alimentação) e dá outras providências, de autoria do Executivo Municipal. Projeto de Resolução nº01/2025 que, altera a redação da Resolução nº.332 de 05 de setembro de 2019, que cria o Programa Aprendiz Legal no âmbito da câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, de autoria da Mesa Diretora.

450 estudantes participam da comemoração pelo Dia da Água em João Monlevade

Ao todo, 450 estudantes participaram das atividades realizadas durante a última semana em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado oficialmente no dia 22 de março. Nos dias 17, 18 e 19, alunos das escolas municipais Centro Educacional, Cônego Higino de Freitas e Germin Loureiro visitaram Estação de Tratamento de Água (ETA) Walter Martins Lima. Na oportunidade, os estudantes aprenderam sobre o processo de tratamento da água, desde a sua captação no Rio Santa Bárbara, até a chegada na casa dos consumidores. Já na sexta-feira (21), foi a vez dos alunos das escolas municipais Cicinha Moura e Monteiro Lobato e das escolas particulares Colégio Kennedy, Colégio Cesp e Pedacinho do Céu estiveream no Parque do Areão Leonardo Diniz. Durante a visita, os estudantes percorreram uma trilha ecológica dentro da área verde do parque, conheceram o espelho d’agua e a nascente e participaram do plantio de mudas. O prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) esteve presente durante a visitação à ETA no dia 19 quando acompanhou as explicações sobre o tratamento de água e, na manhã da sexta-feira (21), participou da solenidade oficial do evento, no parque do Areão. Dr. Laércio destacou a importância do consumo consciente de água e sobre os cuidados com o meio ambiente. “O Parque do Areão é um espaço verde muito grande e vai crescer muito mais. Vocês, crianças, têm que nos ajudar a preservar esse local e cobrar isso dos próximos governos”, disse o prefeito. Além disso, Laércio lembrou da importância do descarte correto do lixo. “Muitas vezes, não nos damos conta, mas quando o lixo não é colocado nos horários adequados, ele pode ser espalhado por ventos, chuvas e animais, indo parar em nossos rios e córregos. O resultado? Poluição, enchentes e danos irreparáveis à natureza e à saúde pública”, completou. “Outra informação importante para vocês, estudantes que estão aqui presentes, é sobre a construção do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) que será aqui, na área do Parque do Areão. Essa será uma oportunidade para vocês, jovens, continuarem os estudos em uma instituição que oferece ensino de qualidade e gratuito”, concluiu o prefeito.

Sesamo IJ é habilitado pelo Governo Federal

O Ministério da Saúde aprovou, dias atrás, a Habilitação do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ)/Sesamo IJ da Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade. Através da Proposta nº 202145, o órgão do Governo Federal aprovou a Habilitação do serviço de saúde mental do município, pertencente à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e, agora, a aprovação segue os processos internos do Ministério da Saúde para a publicação da Portaria. De acordo com a coordenadora da Divisão de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de João Monlevade, Eliana Bicalho Ferreira de Almeida, a questão relacionada ao cuidado à saúde mental da infância e adolescência foi um dos pontos primordiais desde o início do mandato passado do prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT), em 2021. “Estamos muitos felizes com a Habilitação do Ministério da Saúde. Foi uma luta marcada por persistência, dedicação e empenho de todos que atuam na Saúde Mental. É um orgulho para João Monlevade e um marco para o município. Desde o início de 2021 houve uma mudança de lógica no atendimento a essa clientela, além de ter sido criado um Fórum Intersetorial da Saúde Mental Infantojuvenil e ampliado o número de profissionais para lidar com esse público”, destacou Eliana. A coordenadora também lembrou que o Serviço de Saúde Mental Infantojuvenil foi inaugurado em maio de 2022 e que evoluiu para um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ), aos moldes do que é preconizado pelo Ministério da Saúde. “Tão logo o serviço foi criado, a Secretaria Estadual de Saúde, através da nossa Gerência Regional de Saúde, de Itabira, reconheceu o serviço como um CAPS IJ, inclusive recebendo recursos estaduais. O município está em processo de fortalecimento de sua Rede de Atenção Psicossocial, iniciado com a implantação do CAPS IJ, que vai significar muito a nível microrregional. Vale ressaltar também que está em processo a construção da sede própria do CAPS IJ, com recursos do Novo PAC”, lembrou a coordenadora.

Quadra de esportes do Machado passa por revitalização

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Obras está finalizando os serviços de revitalização da quadra esportiva da localidade de Machado. O local recebeu cobertura da quadra e fechamento lateral, cobertura dos bancos de reserva, rede de drenagem, pintura da quadra, alambrado e arquibancada, além de iluminação. O vestiário já recebeu pintura externa e interna e passará por manutenções na parte hidráulica e elétrica para atender ainda melhor a comunidade. Mais uma ação proposta pela administração municipal que pretende cobrir 100% das quadras esportivas da cidade. Grande parte das áreas de esportes já foram revitalizadas como: o Campo Society do bairro Niterói, as quadras nas localidades de Mãe d’água, Vargem da Lua, Chácara Velha e Santa Catarina.

Comissões da Câmara de São Gonçalo emitem parecer favorável a Projetos de Lei

Em pauta estavam 5 (cinco) Projetos de Lei e 1 (um) Projeto de Resolução, que foram analisados nesta segunda-feira. Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 24 de março, uma nova Reunião de Comissões Permanentes da Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo. O encontro ocorreu no plenário da Casa Legislativa e foi presidido pelo vereador Diego Ribeiro, presidente da comissão de Administração Pública. As demais comissões responsáveis pela análise eram as de: Legislação, Justiça e Redação; e Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, presididas respectivamente pelos vereadores Flávio Silva (Flavinho Terra Branca) e Rafael Neves (Tcheco). O relator da sessão foi o vereador Gladston de Castro. Exceto o presidente da Câmara, Marlon Tulio, que não participa das reuniões de comissões, todos os demais vereadores participaram do compromisso. De forma unânime, as pautas analisadas receberam parecer favorável. Os projetos são: Projeto de Lei nº05/2025 que, “faz denominação a rua do bairro Recreio e dá outras providências, de autoria do vereador Flávio Silva de Oliveira. Projeto de Lei nº06/2025 que dispõe sobre a concessão, em caráter geral anual, da revisão de vencimentos dos servidores públicos municipais e dos subsídios dos Agentes Políticos do Poder Legislativo do Município de São Gonçalo do Rio Abaixo e dá outras providências, de autoria da Mesa Diretora. Projeto de Lei nº07/2025 que altera o valor do Vale Alimentação concedido a todos os Servidores da Cãmara Municipal de SGRA e consequente a alteração do art.2º da Lei nº.1.002/2013, de autoria da Mesa Diretora. Projeto de Lei nº10/2025 que dispõe sobre a revisão geral anual dos subsídios dos agentes políticos e dos vencimentos básicos dos servidores públicos do Poder Executivo Municipal e dá outras providências, de autoria do Executivo Municipal. Projeto de Lei nº11/2025 que altera a redação do artigo 2ºda Lei Municipal nº821, de 16 de abril de 2010, que dispõe sobre a concessão de Cartão de Crédito Magnético Personalizado (Cartão Alimentação) e dá outras providências, de autoria do Executivo Municipal. Projeto de Resolução nº01/2025 que, altera a redação da Resolução nº.332 de 05 de setembro de 2019, que cria o Programa Aprendiz Legal no âmbito da câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, de autoria da Mesa Diretora. O próximo passo será a votação em plenário que serão submetidos os projetos, para possíveis aprovações.

CENIBRA investe em transporte seguro e confortável para colaboradores

Iniciativa reforça o compromisso com o bem-estar dos trabalhadores do processo florestal, a padronização dos serviços e a inovação em processos logísticos A busca contínua por mais segurança, conforto e padronização do transporte dos colaboradores em todas as frentes de trabalho levou a CENIBRA a implantar uma solução inovadora: caminhões equipados com cabine suplementar. Desenvolvida em parceria com a VIX Logística e com o apoio da Heringer, a iniciativa já está em operação. Os novos veículos proporcionam uma experiência agradável e segura aos profissionais que atuam nas áreas florestais da Empresa. São equipados com tecnologia de ponta para monitoramento e prevenção de riscos e maior eficiência operacional. Foco em pessoas Os colaboradores já perceberam os benefícios da mudança. “A CENIBRA fez um investimento de alta qualidade, beneficiando a nós, trabalhadores. Ao sair de casa, a gente já vem para o serviço com muito conforto e muita segurança”, relata Josué Souza, líder de equipe florestal. Os caminhões receberam melhorias como bancos reclináveis, cintos de segurança de três pontos, ar-condicionado, saídas de emergência e iluminação interna e externa para embarque. Também contam com controle de fadiga, câmeras para registro de viagem e telemetria com armazenamento de imagens em nuvem. Parceria de ponta A VIX Logística enfatiza o impacto positivo da iniciativa. “Quando a CENIBRA nos apresentou a proposta, imediatamente topamos o desafio, acionamos o nosso time de profissionais, os nossos parceiros qualificados e desenhamos o melhor projeto possível”, afirma Gilberto Tadeu Pinto, gerente de Operação da VIX Logística. Sandro Heringer, diretor da Heringer, afirma ter ficado feliz por realizar o projeto e realça as qualidades técnicas do projeto. “Os módulos possuem pisos antiderrapantes, extintores de incêndio, janela de emergência, isolamento térmico, entre outros atributos”. Sempre com segurança Segundo Roldão José de Oliveira, coordenador de Silvicultura, a CENIBRA investe continuamente na qualidade e no conforto dos colaboradores. “Nosso objetivo é garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, alinhado ao conceito japonês de 'go-anzen-ni', que coloca a segurança sempre em primeiro lugar”, destaca. Essa iniciativa reforça o compromisso da CENIBRA com a inovação e a segurança no setor florestal, promovendo condições de trabalho mais dignas e valorizando as pessoas que estão na base do processo produtivo. Mais detalhes podem ser assistidos no vídeo preparado pela Empresa, disponível no YouTube. Sobre a CENIBRA Constituída em 13 de setembro de 1973 e localizada no leste de Minas Gerais, a Celulose Nipo-Brasileira S.A. (CENIBRA) opera com uma unidade industrial no município de Belo Oriente (MG), com duas linhas de produção de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto e capacidade instalada de 1.200.000 toneladas/ano. Presente em 54 municípios mineiros, a Empresa conta com mais de 8 mil colaboradores próprios e terceiros, oferecendo uma cartela de benefícios, programas de saúde e bem-estar. Além de ações voltadas para o desenvolvimento e a construção de carreiras sólidas e duradouras para os profissionais. Para mais informações: comunicacaocorporativa@cenibra.com.br | 0800 283 3829 | www.cenibra.com.br

Prefeitura de João Monlevade abre inscrições para o Castramóvel no próximo mês

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informa que nos dias 8 e 9 de abril estarão abertas as inscrições para o serviço de castração gratuita através do Castramóvel. O cadastro será realizado no Ginásio Li Guerra, a partir das 8h, com distribuição de senhas. Cada pessoa poderá inscrever no máximo cinco animais. É obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto e comprovante de residência no município. Os animais devem pesar no máximo 40kg e ter Idade entre 6 meses e 7 anos. Não podem ser animais braquicefálicos (raças com focinho achatado como Pug, Bulldog, Shih Tzu, gatos Persas, etc), além de animais da raça Yorkshire Terriers devido à predisposição a problemas cardíacos. Cadelas em período de amamentação também não podem ser castradas. Todos os animais passarão por avaliação prévia antes da cirurgia. Não é necessário levar o animal no momento da inscrição. As datas e horários das castrações serão informados no ato da inscrição. Sobre o programa O Castramóvel é uma iniciativa da Prefeitura de João Monlevade para controle populacional de cães e gatos, promovendo a saúde animal e o bem-estar da comunidade. A ação é realizada através da Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (Ajuda), uma organização da Sociedade Civil que tem como missão a promoção de ações que visam a proteção, defesa dos animais e controle de zoonoses, atuando diretamente no manejo populacional de cães e gatos, facilitando o acesso à castração dos animais com o Castramóvel. O Castramóvel oferece um serviço especializado, com profissionais treinados e capacitados e que atuam em todo o estado de Minas Gerais.

21 de março de 2025

Câmara de São Gonçalo aprova Projeto, Indicações e Moções de Aplausos em sua 5ª Reunião Ordinária

O encontro foi o último ordinário do mês de março e contou com presença do público, além de transmissão nas redes sociais da Câmara Aconteceu na noite desta quinta, 20 de março, a 5ª Reunião Ordinária de 2025 da Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo. Todos os vereadores marcaram presença na Sessão Plenária, que foi a segunda de atividades do legislativo municipal, no mês vigente. A reunião contou com presença do público e imprensa, no plenário da Câmara, além de transmissão ao vivo pelas redes sociais. Sete dos nove vereadores, fizeram uso da Tribuna. Foram eles: Marcio Raimundo (Marcinho do Bamba), Marlon Tulio, Diego Ribeiro, Flávio Silva (Flavinho Terra Branca), Edirlei Júnior (Juninho de Edirlei), Gladston de Castro e Marcos Bicalho (Kito). O espaço de fala dos vereadores foi utilizado para pedir o apoio dos colegas, para votação das indicações apresentadas. Foram aprovadas 90 delas, com autoria dos vereadores da Casa Legislativa. Confira no link: https://www.camarasaogoncalo.mg.gov.br/arquivo/download/3280/categoria/10006/extrato_de_indicacoes_5_reuniao_ordinaria_2025 Na sequência, foram aprovadas 2 (duas) Moções de Aplausos, em destaque à jovens atletas de nosso município. São elas: Moção de Aplausos 001/2025: Moção de Aplausos à conquista das alunas Marcela Vitória Gomes de Souza e Emanuelly Santos Lino Dias, que se destacaram no evento de Judô realizado no Ginásio Poliesportivo Divino Braga, em Betim, onde garantiram suas vagas para o Campeonato Brasileiro Região III, que ocorrerá neste mês, na Bahia. – Autoria do Vereador Gladston Marcelo de Castro. Moção de Aplausos 002/2025: Moção de Aplausos às jovens Crislaine Aparecida Barbosa Silva e Gislaine Aparecida Silva, destaques no esporte municipal e recentemente aprovadas na seleção de atletas do Clube Capixaba de Handebol, no Espírito Santo – Autoria do Vereador Flávio Silva de Oliveira. Ainda foi aprovado 1 (um) Projeto de Lei, em segundo turno. Projeto de Lei n° 003/2025: “Que, institui a certificação municipal Selo Empresa Amiga da Pessoa com Deficiência - PcD, e dá outras providências.” – Autoria do Presidente da Câmara, Vereador Marlon Tulio Pessoa Costa A próxima Sessão Ordinária da Casa Legislativa acontecerá no dia 20 de março de 2025.

Presidente Fernando Linhares participa da inauguração do 12º Departamento de Polícia Civil de Ipatinga e reforça pedido pelo IML em João Monlevade

Na manhã desta sexta-feira (21), o presidente da Câmara Municipal de João Monlevade, Fernando Linhares (Podemos), participou da inauguração da nova sede do 12º Departamento de Polícia Civil (DPC) de Ipatinga. O evento contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, da chefe da Polícia Civil do Estado, Leticia Gamboge, e do chefe do 12º DPC, delegado-geral Gilmaro Alves Ferreira, além de outras autoridades. Durante o evento, Fernando Linhares aproveitou a oportunidade para reforçar junto ao governador a necessidade urgente da implantação do Instituto Médico Legal (IML) em João Monlevade. “Essa é uma pauta que venho defendendo há muito tempo. O IML é uma estrutura essencial para nossa cidade, e sigo empenhado para que esse serviço seja implementado o quanto antes. Reforcei ao governador a importância de dar uma atenção especial a essa demanda”, destacou. Linhares também parabenizou o Dr. Gilmaro Alves e a chefe da PC, Letícia Gamboge, pela nova sede. “A inauguração deste espaço representa um avanço para a Polícia Civil, oferecendo uma estrutura mais moderna e adequada para os trabalhos dos profissionais. Isso reflete diretamente na melhoria das condições de trabalho da equipe e na eficiência dos serviços prestados à população”, afirmou. O 12º Departamento de Polícia Civil coordena seis delegacias regionais localizadas em Ipatinga, Caratinga, Itabira, João Monlevade, Ponte Nova e Manhuaçu, abrangendo diversos municípios do Vale do Aço e regiões vizinhas.

20 de março de 2025

Prefeitura realiza reunião estratégica para discutir ações para o combate às queimadas

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou na manhã de hoje (20), uma reunião estratégica sobre o combate às queimadas no município. Durante o encontro, a secretária de Meio Ambiente, Fernanda Ávila, e sua equipe apresentaram um panorama de ocorrências de queimadas no Brasil, no estado de Minas Gerais e no município, assim como medidas de controle de queimadas, apontamentos sobre melhorias no combate e a necessidade de união entre os diversos parceiros locais a fim de diminuir a quantidade de ocorrências e minimizar os impactos das futuras possíveis queimadas. Além disso, também foram discutidos o uso, a atualização e a ampliação do grupo de WhatsApp já existente para emergências desse tipo no município e o uso do aplicativo Radar Ambiental, lançado ano passado no estado de Minas Gerais. Estiveram presentes o prefeito de João Monlevade Dr. Laércio Ribeiro (PT), o diretor da Fundação Parque do Areão e Áreas Verdes Samuel Domingos, o secretário de Desenvolvimento Econômico Gilberto Barcelos, o secretário de Obras Gustavo Maciel, o servidor da Secretaria de Esportes e Lazer Geraldo Miguel, a servidora Gilmara Cotta Mendes da Secretaria de Educação, o coordenador da Defesa Civil Edemir Silva, os vereadores Sassá Misericórdia (Cidadania), Zuza do Socorro (Avante), Belmar Diniz (PT) e Carlinhos Bicalho (PP), o representante da sociedade civil e capitão reformado da Polícia Militar do Meio Ambiente José Flávio da Silva, o representante da Universidade Federal de Ouro Preto professor Edgard Saraiva, além de representantes do Corpo de Bombeiros Militar, da Brigada Florestal Voluntária, Brigada Florestal da ArcelorMittal, Polícia Militar e Polícia Militar de Meio Ambiente, da ArcelorMittal e da Mina do Andrade.

Torneio de Verão de Futsal retorna após cinco anos em João Monlevade

Após cinco anos de ausência, o tradicional Torneio de Verão de Futsal está de volta à Quadra do Bairro Laranjeiras. A competição, que conta com o apoio da Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, será realizada entre os dias 27 de março e 4 de abril, sempre a partir das 19h. Com a participação de dez equipes, o torneio promete agitar a comunidade esportiva local, reunindo atletas e torcedores para celebrar a paixão pelo futsal. Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Douglas Oliveira, o retorno da competição é fundamental para fortalecer a modalidade e descentralizar os eventos esportivos na cidade. "A volta do Torneio de Verão representa um avanço importante para o esporte em João Monlevade. Além de incentivar a prática do futsal, buscamos levar competições de alto nível para os bairros, aproximando a população do esporte e criando novas oportunidades para os atletas locais", destacou Douglas Oliveira. A organização do evento espera um grande público durante os dias de disputa, reforçando o compromisso da cidade com o incentivo ao esporte e ao lazer. A expectativa é de jogos acirrados e de alto nível técnico, promovendo entretenimento e valorizando os talentos do futsal regional.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovações e Projetos Estratégicos participa de encontro com a Agir

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovações e Projetos Estratégicos, participou na última quarta-feira (19), de uma reunião para discutir as ações desenvolvidas pela Agência de Inovação Desenvolvimento Regional Sustentável do Território do Médio Piracicaba (Agir). A Agir é única agência dessa formação no estado de Minas Gerais e foi constituída pela união das Associações Comerciais das cidades do Médio Piracicaba: Associação Comercial e Industrial de João Monlevade (Acimon); Associação Comercial e Industrial de Alvinópolis (Acia); Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Bela Vista de Minas (Aciabel); Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Nova Era (Aciane); Associação Comercial e Industrial e Agropecuária de São Domingos do Prata (Aciap); Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Rio Piracicaba (Aciarp); Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Gonçalo do Rio Abaixo (Aciasgra); Associação Comercial e Empresarial de Santa Bárbara (Acisb) e Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita). O secretário de Desenvolvimento Econômico, Gilberto Barcelos, relatou que uma das grandes propostas da Agir é a criação de um Plano Regional de Desenvolvimento do Médio Piracicaba, visando o intercâmbio comercial e a atração de novos empreendimentos. Na opinião de Gilberto, “a criação dessa agência foi uma boa iniciativa tendo em vista que seus objetivos se coadunam com os mesmos propósitos da Secretaria, que é o desenvolvimento local e regional, visando a atração de novos empreendimentos que permeiam a geração de emprego e renda e, consequentemente, o aumento da arrecadação”.

João Monlevade celebra 61 anos com atrações para todos os públicos

A Fundação Casa de Cultura informa que a programação completa será divulgada em breve João Monlevade está pronta para comemorar mais um ano de história com uma programação especial que promete agradar a todos os gostos e idades. O aniversário de 61 anos de emancipação política-administrativa da cidade, celebrado no dia 29 de abril, contará com shows de grandes nomes como Midian Lima, Bruno Rosa e Mart'nália, garantindo uma festa completa e inclusiva para toda a população. A construção da programação foi pensada com carinho e planejada desde o ano passado, com o objetivo de oferecer atrações que representem a diversidade cultural e musical da cidade. "Queríamos uma festa que fosse verdadeiramente para todos, onde cada morador se sentisse representado e pudesse celebrar com alegria", destacou Nadja Lírio, diretora presidente da Fundação Casa de Cultura. Atrações confirmadas No dia 26 de abril, a referência no cenário gospel, Midian Lima trará uma apresentação emocionante, com músicas que inspiram e fortalecem a fé. No domingo (27), um dos nomes mais queridos do sertanejo nacional, Bruno Rosa promete animar o público com sucessos que embalam gerações. Na sequência, a rainha do pagode e do samba, Mart'nália vai aquecer o coração do público com seu repertório cheio de energia e tradição. Os shows dos dias 26 e 27 serão realizados na Praça do Povo. A programação vai contar ainda com Circuito Cultural na Vila Tanque e no Novo Cruzeiro, além de outras atividades. Um evento feito para todos A escolha dos artistas reflete o cuidado da organização em atender a diferentes públicos, valorizando os gostos e as tradições da comunidade. "Queremos que todos se sintam parte dessa celebração. É um presente da cidade para seus moradores", disse o prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT). “O aniversário de 61 anos de João Monlevade será mais um momento de união, alegria e orgulho”, concluiu.

Presidente Fernando Linhares quer reforma administrativa no Legislativo

Com o objetivo de aprimorar a estrutura da Casa Legislativa e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, o presidente da Casa, Fernando Linhares (Podemos) já estuda a viabilidade para uma reforma administrativa na Câmara Municipal de João Monlevade. De acordo com Linhares, as medidas propostas visam modernizar a gestão da Casa e garantir maior transparência e eficiência com o serviço público. Entre as principais ações da reforma estão a reestruturação e adequação do regimento interno com a atualização para simplificar e adequar os processos legislativos e a criação de um código de ética e disciplina voltado para os vereadores e servidores. Além disso, a reforma também vai contemplar a revisão do plano de cargos e progressão na carreira, com o objetivo de valorizar os servidores da Casa. Fernando Linhares ainda endossou que estão previstas as adequações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e à Lei de Acesso à Informação (LAI), reforçando o compromisso com a transparência e a proteção de dados pessoais dos cidadãos. O presidente Fernando Linhares destacou que a reforma é mais um passo para a modernização da instituição. "Estamos implementando essas mudanças para garantir que nossa Câmara esteja cada vez mais alinhada às necessidades da população e aos princípios da gestão pública responsável. Essa reforma representa um grande passo rumo a uma gestão mais eficiente, transparente e responsável". Para que a reforma administrativa ocorra, Linhares ressaltou que espera contar com a colaboração dos colegas vereadores e dos servidores da Casa para apontar as mudanças necessárias.

Prefeitura de João Monlevade divulga vagas remanescentes para curso Técnico em Logística EaD do IFMG

A Prefeitura de João Monlevade informa que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) está com inscrições abertas para 14 vagas remanescentes para o curso Técnico em Logística, ofertado na modalidade a distância (EaD). O processo seletivo se dará por meio de sorteio público, no dia 27 de março, às 14h30, em transmissão ao vivo pela internet. Podem se inscrever os candidatos que tenham o Ensino Médio concluído até a data da matrícula. As inscrições devem ser realizadas até 23 de março, com o envio dos seguintes dados e documentos: - Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato; - Endereço de correio eletrônico (e-mail) do candidato e do seu responsável legal, em caso de menor de 18 anos. Caso não possuam, deverão criar uma conta de e-mail; - Carteira de Identidade (RG) ou Carteira de Identificação Nacional (CIN), preferencialmente, ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira Profissional ou Passaporte; - Telefone de contato. Antes de se inscrever, é fundamental que o candidato leia atentamente o Edital nº 266/2025, para conhecer todos os detalhes do processo seletivo, cronograma e documentação necessária. A inscrição deve ser enviada para o e-mail logistica.neves@ifmg.edu.br. Candidatos surdos que precisarem esclarecer dúvidas ou resolver demandas referentes ao processo seletivo devem enviar mensagem para o e-mail logistica.neves@ifmg.edu.br. Todas as informações referentes ao processo seletivo de vagas remanescentes para o curso Técnico em Logística EaD, incluindo o link onde o sorteio será realizado, serão publicadas no endereço: www.ifmg.edu.br/neves. A lista definitiva dos candidatos inscritos e que participarão do sorteio será divulgada no dia 26 de março. Essa listagem conterá uma coluna chamada "número para sorteio", ocasião em que será dado um número para cada candidato. Esses números serão sorteados aleatoriamente, independentemente do número de vagas disponíveis.

Presidente da Câmara nega especulações sobre conversas de bastidores

Fernando Linhares destaca compromisso com o acordo coletivo e responsabilidade fiscal Na reunião ordinária dessa quarta-feira, 19, o presidente da Casa, Fernando Linhares (Podemos), suspendeu por cerca de 10 minutos para um diálogo interno com os vereadores. Após o encontro, surgiram especulações de que a conversa teria tratado do aumento de salário para servidores e da concessão de cartão alimentação para vereadores. Por sua vez, Linhares desmentiu as especulações e destacou que o bate papo era sobre temas internos relacionados ao alinhamento e funcionamento da Casa. “Neste momento não há menor possibilidade de concedermos aumentos para os servidores além dos que estarão previstos no acordo coletivo. Estamos atentos a arrecadação do município, especialmente devido ao cancelamento da expansão da ArcelorMittal Monlevade, cujo impacto ainda não sabemos”. Além disso, Linhares destacou a responsabilidade fiscal e de gestão e endossou que aguarda o acordo coletivo para que possam analisar. “Queremos participar destas discussões do acordo coletivo para que os reajustes sejam feitos de acordo com a expectativa dos servidores, respeitando o que diz a lei e a responsabilidade fiscal”. Por fim, Linhares reforçou o compromisso com a transparência. “Qualquer pauta de interesse público será debatida de maneira transparente e nos momentos apropriados, seguindo os trâmites legais e garantindo a devida publicidade dos atos do Legislativo”.

DAE celebra economia de R$2,2 milhões após migração para o Mercado Livre de Energia

Valor representa 7% da receita anual do Departamento O Departamento de Águas e Esgotos de João Monlevade (DAE) anunciou nesta semana uma economia de R$2,2 milhões, um ano após a migração para o modelo de negócios denominado Mercado Livre de Energia. O Mercado Livre de Energia é um sistema que permite que o consumidor, de médio ou grande porte, escolha de quem comprar a energia elétrica que utiliza, negociando diretamente com os geradores ou empresas que comercializam energia, buscando preços mais competitivos e condições personalizadas. De acordo com o diretor do DAE, José Afonso Martins, a migração foi um processo complicado mas que gerou excelentes resultados. “Um ano após a migração para o mercado livre, celebramos uma economia de mais de 2,2 milhões de reais. Para alguns, esse valor pode parecer pequeno, mas para o DAE, ele é extremamente expressivo, pois esta economia representa mais de 7% da receita anual do Departamento”, explicou. José Afonso explicou ainda que a parceria com a Energia Livre Cemig traz ao departamento ganhos em capacidade de investimento, melhorias na estrutura, modernização das instalações, aumento da produtividade e, além disso, contribui para o meio ambiente ao utilizar energia renovável em seu processo produtivo. Para o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), a decisão impacta diretamente na vida da população. “O novo sistema possibilita que o DAE aumente a produção e a disponibilidade de água potável, favorece a redução de tarifas e permite melhorias no atendimento e expansão dos serviços”, concluiu o prefeito.

Secretaria de Saúde promove diversas atividades no Mês da Mulher

As unidades básicas de saúde (UBS’s) de João Monlevade promovem no próximo sábado (22), atendimentos especiais em alusão ao Mês da Mulher. As atividades também integram as ações do Março Lilás, mês que marca a Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero. Na ocasião, as unidades de saúde do Santo Hipólito, Dr. José Nelson Fagundes (Novo Cruzeiro), José Elói, Monlevade Centro (Centro Industrial), Padre Hildebrando (Vila Tanque) e do Industrial realizarão, das 8h às 17h, diversas atividades, entre elas, coleta de exame preventivo, consulta médica para hipertensas e diabéticas, testes rápidos e consulta odontológica para gestantes. Também no dia 22, a UBS do Industrial realiza, das 8h às 16h, o Dia D de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero. No dia serão realizados exames preventivos, vacinação contra o HPV (Público alvo entre 9 e 19 anos), palestra com a fisioterapeuta Amanda Xavier, especialista em Saúde da Mulher, aferição de pressão arterial e atendimento odontológico. Ações prosseguem Já no dia 26 (quarta-feira), a Unidade Básica de Saúde do Laranjeiras promove, das 7h à 11h e das 13h às 17h, atividades de alongamento com a fisioterapeuta Thais Maia, às 9h, palestra “Direitos da Mulher” com a pedagoga Marinete Moraes, às 9h30, orientações sobre auto maquiagem com a consultura de maquiagem Andressa Gonçalves, às 13h, animação com o grupo Animix Pequena Via, às 14h30 e palestra sobre auto estima com a psicóloga Daniela Monteiro Machado, às 15h. Durante todo o mês, a Policlínica, no bairro Belmonte, também promoverá orientações e momentos interativos. Entre os dias 11 e 28 deste mês, durante todo o dia, a Unidade Básica de Saúde Dr. José Nelson Fagundes, no bairro Novo Cruzeiro, ofertará orientações na sala de espera sobre a importância da prevenção do câncer de colo de útero e de mama, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e realizações de teste rápido para sífilis, HIV e hepatite B. Saúde da Mulher na Feira No último sábado (15), o Centro de Economia Popular Solidária, a tradicional Feira Popular Solidária, realizada na rua do Andrade, no bairro José Elói, foi palco da ação “Saúde da Mulher em Foco”, das 7h às 13h. O evento contou com várias atividades, entre elas testagens rápidas para sífilis, HIV e hepatites virais, aferição de pressão arterial, orientações sobre prevenção do câncer de mama e do câncer de colo uterino, vacinação contra febre amarela e orientações sobre dengue. Rodas de Conversa O Mês da Mulher também contará com a Roda de Conversa com Agentes de Endemias, com o tema “Café com Saúde - A Mulher e Seus Desafios”, a ser realizada na próxima quinta-feira (20), às 15h, na sede das secretarias de Obras e de Serviços Urbanos, no bairro Belmonte. No dia 24 (segunda-feira), a Roda de Conversa será realizada com os Agentes de Saúde no Centro Comunitário do Cruzeiro Celeste, também às 15h. E no dia 27 (quinta-feira), às 7h30, a Roda de Conversa será com as servidoras do Departamento de Águas e Esgotos (DAE), no Sindicato dos Metalúrgicos, no bairro José Elói.

Vereadores sugerem criação de UPA e implantação do Programa Merenda nas Férias

Na reunião ordinária da Câmara Municipal de João Monlevade dessa quarta-feira, 20, os vereadores aprovaram dois anteprojetos. O primeiro deles, de iniciativa do vereador Dr. Sidney (PL), propõe a criação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município. De acordo com o parlamentar, o objetivo é descentralizar o atendimento de urgências e emergências, garantindo maior eficiência no sistema de saúde publica e reduzindo a sobrecarga do Hospital. “ Com mais de 80 mil habitantes, a cidade enfrenta uma série de desafios no atendimento de urgências e emergências, uma vez que dispõe apenas de um hospital, o qual é sobrecarregado pela grande demanda, além de um Pronto Atendimento localizado dentro do mesmo, o que agrava ainda mais a superlotação e as dificuldades no fluxo de atendimento”, destacou. Ainda segundo o parlamentar, a construção da UPA teria um impacto direto na satisfação da população, que segundo ele, há anos vem reclamando das condições precárias e da demora no atendimento. Merenda nas férias Também foi aprovado na reunião o anteprojeto n.º 06 que institui o Programa Merenda nas Férias, apresentado pelo vereador Zuza do Socorro (Avante). Segundo o parlamentar o objetivo fundamental da proposta é fornecer cestas básicas ou cartão alimentação às famílias de alunos da rede pública municipal de ensino, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, durante o período das férias escolares. A proposta é que o benefício seja concedido durante os meses de dezembro, janeiro e julho. De acordo com Zuza, durante o período das férias escolares, muitas dessas crianças ficam sem a alimentação regular que recebem nas escolas, o que pode agravar a situação de insegurança alimentar nas famílias. “O Programa Merenda nas Férias visa suprir essa necessidade, oferecendo uma alternativa eficaz para garantir que as famílias de alunos da rede pública municipal de ensino possam fornecer alimentos nutritivos aos seus filhos, mesmo durante as férias escolares”, ressaltou. Por se tratar de um anteprojeto, às matérias serão encaminhadas ao Executivo, que por sua vez avaliará as propostas e poderá devolver à Câmara como projeto de lei, para ser apreciado e votado pelos parlamentares.

19 de março de 2025

Ruas asfaltadas garantem acessibilidade à população

A Prefeitura de Monlevade, por meio da Secretaria de Obras, realizou nos últimos dias o asfaltamento de mais nove ruas no município garantindo acessibilidade aos moradores. Atendendo à demandas antigas da população, foram asfaltadas as ruas São Januário, no bairro Ernestina Graciana; rua Padre Eustáquio e trecho da rua Wilson de Souza, Laranjeiras; trecho da rua Dom Silvério em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Gonçalves, no José Elói; ruas Trinta e Oito, Oriente, Cândido Dias e trecho da rua Pirapora, no bairro Loanda e trecho da avenida Laranjeiras, no Baú. A moradora Sueli Maria Gonzaga Cardoso, do bairro Laranjeiras, agradeceu a obra e destacou que aguardava pelo asfalto há 40 anos. “Estou felicíssima. Ganhamos o muro no ano passado e agora o asfalto”, afirmou. No bairro Ernestina Graciana, Geraldo Carlos também agradeceu à prefeitura. “Agora, graças a Deus, o asfalto chegou e eu tenho mais condições de levar minha filha para a Apae”, relatou o morador explicando que, quando chovia, não conseguia descer a rua com a filha. O morador do bairro Loanda, Flávio Magalhães, também elogiou a obra que já era uma demanda antiga. “Estávamos esperando há algum tempo. Minha vizinha é cadeirante e isso vai ajudar demais na locomoção dela. Muito bom mesmo”, destacou. O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), e a vice-prefeita Dorinha Machado (MDB) visitaram alguns locais beneficiados com a pavimentação. "É uma alegria imensa ver o sorriso nos rostos dos moradores ao receberem o asfalto em suas ruas. Essa conquista representa dignidade, segurança e qualidade de vida para as famílias que esperavam há anos por esse momento”, disse Dorinha. Dr. Laércio destacou que para executar as obras de asfaltamento o governo avalia a real necessidade de cada local. “Sabemos que ruas asfaltadas não são apenas uma questão de conforto, mas também de acessibilidade, garantindo que pessoas com mobilidade reduzida, idosos, crianças e todos os cidadãos possam circular com segurança e dignidade”, disse o prefeito.

Vereador Bruno Cabeção propõe criação de escolinha de Jiu-Jitsu, Artes Marciais e esportes em João Monlevade

Na última quarta-feira (19), durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de João Monlevade, foi apresentado o anteprojeto de autoria do vereador Bruno Cabeção, que propõe a criação de uma escolinha de esportes com modalidades como Jiu-Jitsu, Artes Marciais, futebol, futsal, basquete e voleibol, entre outras a serem definidas junto à comunidade. A proposta destaca a inclusão de categorias para todos os públicos, com atenção especial a alunos com deficiência e à participação feminina. O objetivo central do anteprojeto é democratizar o acesso ao esporte, reconhecendo-o como uma poderosa ferramenta de inclusão social e cultural. A iniciativa busca promover o desenvolvimento físico, mental e social dos participantes, oferecendo oportunidades igualitárias a todos os moradores de João Monlevade, independentemente de idade, gênero ou condição socioeconômica. “Sempre acreditei no poder transformador do esporte. Eu mesmo fui resgatado por projetos sociais esportivos ao longo da minha vida e sei o quanto isso pode mudar o futuro de uma criança, adolescente ou jovem. Afirmou o vereador Bruno Cabeção. Bruno tem uma trajetória marcada pelo envolvimento em projetos esportivos sociais. Em 2014, ele foi um dos fundadores de uma associação de esportes voltada para a inclusão de crianças e adolescentes, onde atuou como presidente por dois mandatos e, atualmente, continua contribuindo como voluntário. “Estar aqui no legislativo e não falar disso perde todo sentido pra mim. No meu primeiro mandato, tive um anteprojeto aprovado pela Câmara e enviado ao prefeito, mas ele não colocou em prática, o de número 02/2023. Agora volto com essa proposta com mais força, porque sei o impacto positivo que ela pode ter na vida de muita gente”, ressaltou o vereador. A proposta garante que a escolinha tenha caráter inclusivo, com adaptações para permitir a participação de alunos com deficiência. Além disso, prevê a criação de categorias exclusivas para mulheres, reforçando o compromisso com a igualdade de gênero no esporte. O programa será gratuito ou parcialmente gratuito, conforme a situação socioeconômica dos alunos, com avaliação realizada pela Secretaria Municipal de Esportes Para viabilizar o projeto, o vereador destaca que o Programa Escolinha de Esportes, Jiu-Jitsu e Artes Marciais pode ser custeado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), desde que o projeto seja estruturado conforme os critérios legais do programa de incentivo. De acordo com a Secretaria Nacional de Incentivo e Fomento ao Esporte, entre 2006 e 2021, foram captados R$ 3,4 bilhões por meio dessa Lei. Contudo, a Secretaria Municipal de Esportes de João Monlevade ainda não acessou esses recursos. Além disso, há R$ 1.996.858,16 disponíveis no Fundo da Infância e Adolescência (FIA), conforme a última prestação de contas da prefeitura municipal. O projeto, portanto, pode ser uma oportunidade para mobilizar esses recursos públicos e investir diretamente na qualidade de vida das crianças e adolescentes da cidade. Para o vereador, a escolinha de esportes não será apenas um espaço de prática esportiva, mas uma plataforma de inclusão social e fortalecimento da comunidade. “Garantir a participação de todos, sem restrições, é um passo importante para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária”, concluiu Bruno Cabeção. O anteprojeto agora segue para as próximas etapas legislativas, com a expectativa de ser aprovado e implementado em benefício da população de João Monlevade.