14 de abril de 2025
Câmara realiza palestra em conscientização à Segurança do Trabalho em parceria com o Corpo de Bombeiros do município
O Sargento Fabricio e a Auxiliar Rafaela comandaram as atividades que envolveram os funcionários da Casa Legislativa Municipal
Nesta segunda, 14 de março, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo realizou em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do município, uma palestra de conscientização à Segurança do Trabalho. A palestra aconteceu no plenário da Casa Legislativa, comandada pelo Sargento Fabricio e a Auxiliar Rafaela, integrantes da unidade são-gonçalense da corporação.
Em pauta, estiveram treinamentos de primeiros socorros, com instruções teóricas e práticas, aos funcionários da Câmara. As resoluções de situações como engasgos, acidentes e convulsões foram ensinadas, fazendo com que todo o público participasse das atividades. A atividade faz parte do Abril Verde, que realiza uma campanha nacional de conscientização sobre a saúde e segurança no trabalho. O objetivo é promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
Marcaram presença os vereadores: Marlon Tulio, Maria Guedes (Lurdinha), Marcos Bicalho (Kito) e Rafael Neves (Tcheco).
XI Conferência Municipal de Saúde debate prioridades para uma cidade saudável em São Gonçalo do Rio Abaixo
A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou na última segunda-feira (14/04) a XI Conferência Municipal de Saúde, no Centro Cultural. Com o tema “Saúde em Primeiro Lugar: Prioridades e Ações para uma Cidade Saudável”, o evento reuniu autoridades, profissionais da saúde, conselheiros e comunidade para discutir políticas públicas e propor melhorias para o sistema de saúde do município.
A abertura do evento contou com a presença Marlon Túlio Pessoa Costa, presidente da Câmara de Vereadores, Nélia Maria Tonelli Carvalho, secretária de Saúde (representando o prefeito Nozinho) e Marinésia Auxiliadora Moreira Torres, presidente do Conselho Municipal de Saúde. Em seus pronunciamentos, as autoridades destacaram a importância da participação popular na construção de políticas públicas eficientes e acessíveis.
Após a composição da mesa, os participantes prestigiaram uma apresentação cultural das Lavadeiras da Prainha, grupo que resgata tradições locais. Em seguida, foi lido e aprovado o Regimento Interno da conferência, que estabeleceu as diretrizes para os debates.
Avaliação de propostas e palestras
Um dos momentos importantes foi a revisão das propostas aprovadas na Conferência Municipal de Saúde de 2021. O objetivo foi avaliar os avanços e identificar desafios ainda não superados.
Na sequência, o doutor Helian Nunes de Oliveira, médico psiquiatra e professor da UFMG, ministrou a palestra “Saúde Mental do Trabalhador e da Trabalhadora”, abordando a importância do cuidado psicológico no ambiente laboral. Já Fernanda Pires, terapeuta ocupacional e especialista em saúde pública, falou sobre “Os Benefícios das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) na Promoção da Qualidade de Vida”, destacando terapias como yoga, auriculoterapia e meditação como aliadas da saúde coletiva.
Os participantes ainda se reuniram em plenária para discutir e votar as propostas que serão incluídas no Relatório Final da conferência, documento que servirá de base para as políticas de saúde no município. Ao final, foi lida e aprovada a Moção Final, sintetizando as principais deliberações.
Câmara de Rio Piracicaba promove reunião com associações subvencionadas pela Prefeitura
Na manhã desta segunda-feira, a Câmara Municipal de Rio Piracicaba realizou uma reunião institucional com representantes das associações subvencionadas pelo município. Convocada pela Presidência do Legislativo, a iniciativa teve como objetivo fortalecer a transparência na aplicação dos recursos públicos e fomentar o diálogo entre o poder público e as entidades da sociedade civil.
Conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Aleksandro José da Silva, a reunião contou com a presença de todos os vereadores e representantes de nove das 17 entidades convidadas. A pauta, previamente encaminhada às instituições, abordou a necessidade de alinhamento quanto à prestação de contas e à correta execução dos planos de trabalho apresentados por cada entidade beneficiada com subvenções municipais.
Durante a abertura, os vereadores deram boas-vindas aos participantes e destacaram a importância da parceria entre o Legislativo, o Executivo e as associações, ressaltando que a transparência e o zelo com o recurso público são compromissos permanentes que precisam ser compartilhados por todos que atuam em prol da comunidade.
Ao longo do encontro, os parlamentares presentes reforçaram a importância da correta destinação dos recursos, enfatizando a responsabilidade das entidades em prestar contas de forma clara, acessível e dentro dos prazos legais. A reunião também abriu espaço para que os representantes das associações compartilhassem suas experiências, tirassem dúvidas e apresentassem sugestões para aprimorar a relação institucional com o poder público.
Um dos pontos centrais da reunião foi a entrega de ofícios às entidades presentes. Os documentos solicitam, no prazo de 15 dias, a apresentação dos seguintes itens: plano de trabalho detalhado; prestação de contas referente à utilização da subvenção recebida; comprovação da execução do plano de trabalho por meio de fotos ou outros registros em mídia digital. As associações ausentes também receberão ofícios.
Essa medida visa assegurar que os recursos públicos estejam sendo utilizados de forma eficaz, em benefício direto da população, conforme os objetivos propostos por cada entidade.
Ao final da reunião, os vereadores fizeram considerações finais, reiterando a disposição da Câmara em manter um canal de diálogo constante com as instituições. O presidente Aleksandro José da Silva agradeceu a participação das entidades e reforçou o papel fiscalizador do Legislativo: “Nosso dever é fiscalizar que todo o recurso público seja aplicado de acordo com a finalidade estabelecida, garantindo assim o compromisso e a transparência com a sociedade.”
Vereadores aprovam Projeto de Lei que autoriza Lar Padre Pinto a explorar barracas no Jubileu do Senhor Bom Jesus em Rio Piracicaba
Em sessão extraordinária realizada na manhã desta segunda-feira, 14, a Câmara de Rio Piracicaba aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei que autoriza a entidade Assistência Social de Rio Piracicaba – Lar Padre Pinto a explorar, com exclusividade, o espaço destinado à instalação de barracas durante as festividades do Jubileu do Senhor Bom Jesus.
A medida, proposta pelo Executivo Municipal, visa garantir apoio institucional e legal à tradicional festividade religiosa e cultural, que ocorre entre os dias 29 de abril e 5 de maio. O Jubileu do Senhor Bom Jesus é um dos eventos mais representativos da fé e da identidade cultural da cidade, reunindo milhares de fiéis, moradores e visitantes.
Com a aprovação da nova legislação, o município poderá formalizar o acordo com o Lar Padre Pinto, assegurando que toda a receita obtida com a comercialização das barracas seja revertida à manutenção dos serviços assistenciais prestados pela entidade. A iniciativa tem forte cunho social e solidário, beneficiando diretamente a população em situação de vulnerabilidade atendida pela instituição.
A sessão extraordinária foi convocada em razão do adiantamento da 2ª reunião ordinária da Câmara, originalmente prevista para 30 de abril, tendo em vista os feriados nacionais da Sexta-feira Santa e de Tiradentes. A aprovação em tempo hábil permite que todos os trâmites legais e administrativos para a realização do Jubileu sejam concluídos de forma adequada.
11 de abril de 2025
São Gonçalo do Rio Abaixo lança sistema digital de licenciamento ambiental
Na tarde desta sexta-feira (11), a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, lançou oficialmente o Sistema Eletrônico de Licenciamento Ambiental – APROVA, em evento realizado às 13h. A plataforma, desenvolvida pela empresa Aprova, coloca o município entre os poucos da região a contar com um sistema próprio digitalizado, prometendo agilidade, transparência e modernização nos processos de licenciamento.
O prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho) destacou que o APROVA é um marco na gestão pública municipal, alinhado com a Lei Complementar nº 140/2011 e a Deliberação Normativa COPAM nº 213/2017, que municipalizam o licenciamento ambiental. "Esse sistema reflete nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, facilitando a vida do empreendedor e garantindo proteção aos nossos recursos naturais", afirmou.
O secretário de Meio Ambiente, Diego Oliveira, ressaltou que a ferramenta permitirá acompanhamento em tempo real dos processos, reduzindo burocracia. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Quintão, vinculou o projeto ao Programa Prospera+, que busca fomentar negócios locais: "É um passo para diversificar nossa economia com responsabilidade ambiental".
Detalhes do Sistema
Cristian Peralta, gestor da Aprova, demonstrou as funcionalidades da plataforma, que integra solicitações, análises técnicas e fiscalizações em um único ambiente digital. A consultora Aline Polcaro (Moura Consultoria Ambiental) reforçou a importância da iniciativa para o setor privado: "Agiliza a regularização de empreendimentos, atraindo investimentos".
Presenças e próximos passos
O evento contou com a participação do presidente da Câmara, Marlon Túlio, vereadores, representantes de entidades como SENAI, SEBRAE, Vale e Polícia Ambiental, além de empresários e técnicos. Após os discursos, os convidados acompanharam uma demonstração prática do sistema, que já está disponível para acesso.
Com o APROVA, a prefeitura espera tornar São Gonçalo referência em gestão ambiental na região.
Prefeitura entrega quadra reformada e coberta à comunidade do Machado
A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio das Secretarias de Esportes, Lazer e Juventude e de Obras, inaugurou na última quinta-feira (11) a cobertura e reforma da quadra esportiva da comunidade do Machado. O evento, realizado às 17h30, contou com a presença de autoridades locais e moradores.
Durante a cerimônia, o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, o "Nozinho", destacou a importância da obra para a qualidade de vida da população. "Este espaço revitalizado representa nosso compromisso com o bem-estar e a integração social", afirmou.
A secretária de Esportes, Lazer e Juventude, Joceline Keles, também enfatizou o papel do equipamento como área de convivência comunitária. O secretário, Diego Barcelos (Obras) detalhou os trabalhos realizados pela equipe.
Após os discursos, as autoridades descerraram a placa inaugural e convidaram a população para aproveitar o novo espaço, que foi totalmente revitalizado para oferecer mais segurança e conforto aos usuários.
A reforma incluiu a cobertura da quadra e melhorias na estrutura, criando um ambiente adequado para a prática esportiva e eventos comunitários. A ação faz parte das políticas públicas de lazer desenvolvidas pela atual gestão que objetiva cobrir 100% das quadras esportivas do município.
Após articulação de Bruno Cabeção, ginásio da UFOP é aberto à comunidade de João Monlevade.
A cidade de João Monlevade acaba de ganhar um importante espaço esportivo aberto ao uso comunitário: o ginásio do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A conquista é resultado de uma articulação iniciada em meados de 2023 pelo vereador Bruno Cabeção, após ser procurado por cidadãos interessados em utilizar o espaço para fins esportivos e sociais.
Desde então, Bruno iniciou um trabalho de diálogo e construção de pontes entre a universidade e a prefeitura. Em visita ao ICEA, o então diretor Tiago explicou que a liberação do ginásio para a comunidade dependeria da formalização de um termo de parceria entre a UFOP e o município — um instrumento jurídico necessário para viabilizar o uso do espaço público universitário pela população. Afinal, sendo uma instituição federal, esse tipo de autorização só pode ocorrer por meio de uma parceria formal entre entes públicos, ou seja, entre o CNPJ da prefeitura e o CNPJ da universidade — e não por meio de iniciativas isoladas através do CPF de cidadãos.
A partir disso, o vereador buscou o prefeito Dr. Laércio e contou com o apoio total do chefe de gabinete Gentil Bicalho e da Secretaria Municipal de Esportes para iniciar as tratativas. Foram cerca de dois anos de reuniões e articulações, que começaram com o diretor Tiago e foram concluídas com o atual diretor Wagner, culminando na assinatura do termo de parceria.
A parceria já beneficia a comunidade: o ginásio do ICEA está oficialmente liberado para uso mediante agendamento junto à Secretaria de Esportes. Dois projetos já estão em andamento: o Projeto Bem Estar, voltado para a terceira idade, com atividades realizadas todas as segundas-feiras; e um horário fixo reservado para os moradores do bairro Vera Cruz e adjacências.
Mais do que liberar um espaço esportivo, a parceria representa um passo importante na integração entre universidade e cidade. “A UFOP tem uma função acadêmica fundamental e uma presença marcante em João Monlevade, mas por muito tempo a comunidade local não se via integrada ao campus. Essa abertura simboliza um novo momento, em que universidade e população se conectam ainda mais por meio de ações concretas”, destacou Bruno Cabeção.
O vereador, que esteve recentemente no ICEA ao lado de Gentil Bicalho e do diretor Wagner para celebrar a conquista, ressaltou a importância do esforço coletivo. “A cidade de João Monlevade ganhou um espaço incrível que agora também pertence à população. É uma vitória construída a muitas mãos, com diálogo, paciência e foco em oferecer mais oportunidades para a nossa gente”, afirmou.
A abertura do ginásio do ICEA (UFOP) é mais um exemplo de como a integração entre universidade e poder público pode gerar frutos positivos e duradouros para a cidade.
10 de abril de 2025
Comissão Especial da Câmara de São Gonçalo emite parecer favorável a Projeto de Resolução
O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira, no plenário da Casa Legislativa
A Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo realizou nesta quarta, 09 de abril, a Reunião de Comissão Especial, convocada para análise de Projeto de Resolução. A Comissão foi presidida pelo Vereador Diego Ribeiro, contou com relatoria do Vereador Gladston de Castro e teve como Secretário o Vereador Marcos Bicalho (Kito). A comissão foi convocada pela Portaria n° 21/2025, desta Casa Legislativa.
De maneira unânime, a pauta de autoria do Vereador Flávio Silva (Flavinho Terra Branca), recebeu parecer favorável e agora está apta para votação em uma Sessão Ordinária posterior.
Projeto de Resolução n° 02/2025: “Concede Título de Honra ao Mérito à jovem Marcela Vitória Gomes de Souza pela conquista do título de Campeã Mineira de Judô e pelo terceiro lugar no Campeonato Brasileiro realizado na Bahia.” – Autoria do Vereador Flávio Silva (Flavinho Terra Branca
O projeto reconhece e valoriza as iniciativas que promovem o esporte e o desenvolvimento no município, instituindo a entrega do título, à jovem Marcela Gomes, em Reunião Solene da Câmara Municipal.
A pauta inicialmente seria analisada na terça-feira, 08 de abril, mas devido a falta de quórum necessário, foi reagendada, ocorrendo na data de ontem.
SEVOR e da Liga Monlevade de Futebol utilizam a Tribuna Popular da Câmara para apresentar as instituições
Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal realizada nesta quarta-feira (9), o presidente do SEVOR (Serviço Voluntário de Resgate), Renato Luiz Carvalho, fez uso da Tribuna Popular para apresentar um panorama completo sobre a atuação da instituição, seus recursos, conquistas, desafios e projetos futuros.
Em sua fala, Renato ressaltou que foi a primeira vez, em 25 anos de história do SEVOR, que a entidade utilizou oficialmente a tribuna da Câmara. O objetivo, segundo ele, não foi fazer reclamações ou solicitações, mas sim prestar esclarecimentos e dar visibilidade à trajetória e ao trabalho da equipe de voluntários.
Ele contou que a entidade foi fundada em 1988 a partir de um grupo de escoteiros e formalizado como pessoa jurídica no ano 2000. O SEVOR atua em atendimentos de urgência e emergência em João Monlevade e cidades vizinhas, especialmente em rodovias estaduais e federais. Até 2019, o Sevor atuava em espaços cedidos, como na rede Graal e no Posto Lulu. A sede própria da entidade, inaugurada em fevereiro de 2019, foi construída com recursos exclusivamente oriundos da população, sem verba pública, em um terreno cedido pela Prefeitura por meio de um termo de cessão de uso.
Renato detalhou a estrutura operacional atual da instituição, que conta com quatro ambulâncias, sendo duas cedidas pelo município; duas motolâncias adquiridas com apoio do Judiciário; um veículo auto salvamento doado por uma instituição Pro-Vida de Sorocaba; um veículo de coordenação operacional doado por um morador de Itabira; um veículo administrativo cedido pela Prefeitura, anteriormente pertencente à Câmara Municipal. Além disso, a entidade mantém uma ambulância antiga como peça histórica.
O presidente ainda relatou que atualmente, o SEVOR possui cerca de 70 voluntários, sendo 50 deles atuantes em ocorrências. A instituição é credenciada ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, sendo o primeiro grupo do estado a obter esse reconhecimento.
Sobre os recursos, o presidente explicou que o SEVOR se mantém com cerca de R$ 5 mil mensais provenientes de doações da comunidade e empresas locais, além de R$ 6 mil repassados mensalmente pela Prefeitura, através de um acordo de cooperação que está em processo de renovação.
Renato aproveitou o momento para agradecer o apoio da população e de todos que acreditam no trabalho do SEVOR. Ele finalizou fazendo um pedido aos vereadores para viabilizar a aquisição de mais duas ambulâncias ainda neste ano, uma vez que os veículos atuais, com até 20 anos de uso, já não suportam mais a demanda com segurança e eficiência. “Vestir o uniforme do SEVOR é carregar o peso da confiança de toda uma comunidade. Seguimos com o compromisso de servir com dedicação e responsabilidade”, declarou.
O presidente da casa, Fernando Linhares (Podemos), expressou orgulho e gratidão pela atuação do SEVOR, destacando a credibilidade, o respeito e a referência que o grupo representa para João Monlevade e região. Reconheceu o SEVOR como um precursor dos grupos de resgate voluntário locais e ressaltou sua eficiência e agilidade no atendimento às ocorrências, mesmo diante das dificuldades enfrentadas.
Linhares reconheceu que o apoio do município ainda é limitado e mencionou que, apesar do "cobertor curto", há esforço para atender às demandas das associações e entidades parceiras, como o SEVOR. Ele comemorou a notícia de que uma ambulância será adquirida via emenda parlamentar e se comprometeu a buscar mais parcerias e alternativas para apoiar o grupo, inclusive através de deputados e possíveis convênios com empresas locais.
Além disso, sugeriu a criação de iniciativas como o "troco solidário" com o comércio local e convidou o presidente do SEVOR para uma reunião, a fim de discutir propostas e ver de que forma a Câmara pode, dentro da legalidade, contribuir com a causa.
Presidente da Liga Monlevadense de Futebol também usa a Tribuna Popular
Ainda na reunião presidente da Liga Monlevadense de Futebol (LMF), Werton Conceição Santos, fez uso da Tribuna Popular para apresentar o trabalho realizado pela entidade, além de destacar seu histórico, ações sociais desenvolvidas em parceria com a comunidade e as dificuldades enfrentadas no transporte dos atletas.
Werton relembrou que a Liga é uma instituição tradicional do município, com aproximadamente 74 anos de atuação, e que, apesar das dificuldades enfrentadas nos últimos anos, um trabalho de resgate institucional vem sendo realizado com o apoio de voluntários e membros da comunidade.
Entre as iniciativas de destaque, foi mencionado o projeto "Bom de Bola, Bom na Escola", que atualmente atende cerca de 120 crianças, oferecendo aulas de futebol e reforço pedagógico, sem uso de recursos públicos. O projeto acontece no Estádio Louis Ensch, com atividades às terças e quintas-feiras, e conta com o envolvimento de professores e voluntários.
Werton também anunciou o lançamento do novo projeto "Bola Cheia", previsto para o dia 26 de abril, às 8h, com o objetivo de aproximar os jovens atletas de alto rendimento de oportunidades no esporte profissional, inclusive com parcerias com profissionais da cidade de Contagem e a introdução de técnicas de atletismo.
Outro ponto abordado foi a questão do transporte dos atletas, especialmente a dificuldade de atender bairros como Santa Bárbara e Carneirinhos. O presidente da LMF defendeu a importância do projeto como o Tarifa Zero, citando como exemplo o transporte gratuito oferecido atualmente aos participantes dos projetos da Liga, sem uso de dinheiro público. Ele incentivou os vereadores a conhecerem de perto as ações desenvolvidas pela Liga e reforçou o convite para o evento de lançamento do novo projeto.
Por sua vez, o presidente Fernando Linhares, parabenizou Werton por sua atuação à frente da Liga Monlevadense de Futebol e destacou a importância de buscar parcerias com a Secretaria de Esportes para fortalecer projetos esportivos. Ele defendeu mais investimentos no esporte, não apenas no futebol, mas em todas as modalidades.
Sobre o transporte público e o modelo de tarifa zero, Fernando ressaltou que o Brasil enfrenta desafios econômicos e que, para custear um transporte gratuito de qualidade, é preciso aumentar a arrecadação municipal. Ele também destacou que o que existe hoje na cidade não é tarifa zero verdadeiro, mas é um passo que já beneficia parte da população mais necessitada
Prefeitura de João Monlevade “estreia” Vacimóvel
Serra do Egito é o primeiro bairro a receber atendimento
A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, colocou em operação nesta quinta-feira (10) o Vacimóvel, uma van adaptada para realizar campanhas de vacinação itinerantes em todas as regiões do município. A estreia do serviço ocorreu nesta quinta-feira (10), no bairro Serra do Egito, com postos de atendimento em dois horários: das 8h às 10h30 (próximo à residência do Sr. José Tereza) e das 13h30 às 15h30 (em frente ao Centro Comunitário).
No primeiro dia de ação, os moradores puderam se vacinar contra a Gripe Influenza e atualizar o cartão de vacinação com outras doses do calendário nacional. Para receber a imunização, é necessário apresentar CPF e cartão de vacinas.
Importância do Vacimóvel
O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT) e a secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, acompanharam a estreia do veículo. O chefe do Executivo enfatizou que o Vacimóvel será fundamental para ampliar o acesso à imunização, especialmente em áreas mais distantes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“Sem dúvida, é um ganho enorme para os monlevadenses. O Vacimóvel será um aliado estratégico para aumentar as coberturas vacinais, levando proteção a locais onde o acesso às UBSs é mais difícil”, afirmou o prefeito.
Já a secretária de Saúde Raquel Drumond destacou que a iniciativa vai melhorar os índices de vacinação no município e reforçar a prevenção de doenças.
“Será uma excelente ferramenta no combate às doenças e na melhoria da qualidade de vida da população. Com o Vacimóvel, chegaremos mais perto das pessoas, e esse é o nosso objetivo”, disse Raquel.
A moradora da Serra do Egito, Júnia Fernandes, parabenizou a administração municipal pela iniciativa. “O nosso bairro é distante do centro e tem muitos idosos e pessoas que não têm condição de se locomover. É muito importante a gente ter esse acolhimento do Vacimóvel aqui no bairro. A Prefeitura de João Monlevade está de parabéns”, ressaltou.
Sobre o Vacimóvel
O veículo foi adquirido por meio de recurso estadual, via adesão contratual com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraopeba (Icismep). O serviço itinerante vai percorrer diversos bairros, garantindo que mais monlevadenses tenham acesso às vacinas de forma ágil.
A Prefeitura reforça o compromisso com a saúde preventiva e convoca a população para manter a caderneta de vacinação em dia. Novas datas e locais de atendimento serão divulgados em breve.
Prefeitura intensifica campanha sobre descarte adequado de lixo
A Prefeitura de João Monlevade está promovendo uma importante ação de conscientização sobre o descarte correto de lixo nas principais avenidas comerciais da cidade: Getúlio Vargas, Wilson Alvarenga, Gentil Bicalho, Alberto Lima, Castelo Branco e Armando Fajardo.
Como parte da campanha, que já está em andamento desde meados do mês passado, estagiários e servidores da Secretaria de Meio Ambiente e do setor de Posturas da Secretaria de Obras, começaram hoje (10) uma mobilização nas vias, promovendo a distribuição de panfletos e orientando comerciantes e moradores sobre o horário correto de descarte do lixo.
A iniciativa integra um conjunto de esforços contínuos da administração municipal para reduzir impactos ambientais e melhorar a limpeza urbana. A campanha, direcionada especialmente aos comerciantes, busca sensibilizar este público sobre a importância de seguir as diretrizes de descarte estabelecidas na cidade.
A campanha está sendo amplamente divulgada em diversos canais de comunicação, incluindo outdoors em pontos estratégicos da cidade, panfletos informativos, anúncios em jornais e sites de notícias, spots em emissoras de rádio e publicações nas redes sociais oficiais do município.
A mensagem central da campanha reforça a necessidade de descartar o lixo corretamente, respeitando o horário da coleta - que ocorre diariamente a partir das 18h, evitando o acúmulo irregular de resíduos, que pode gerar mau cheiro, sujeira nas ruas e atrair animais indesejados. Além disso, a ação também reforça sobre o descarte correto de recicláveis, que deve ser feito nos dias e horários estabelecidos pela Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom).
A vice-prefeita Dorinha Machado (MDB) destacou que essa campanha é uma iniciativa essencial para manter nossa cidade limpa, organizada e sustentável. “As avenidas comerciais são os locais onde mais circulam pessoas. Cuidar delas é responsabilidade de todos nós. Quando cada cidadão faz sua parte, estamos não apenas embelezando nossa cidade, mas também protegendo o meio ambiente e melhorando a qualidade de vida de toda a população”, completou.
De acordo com o prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT), a colaboração da população, especialmente dos comerciantes e moradores das avenidas comerciais, é essencial para que a cidade se torne um ambiente mais limpo e sustentável. "Nosso objetivo é reforçar as boas práticas de descarte e evitar problemas como o acúmulo irregular de resíduos, que pode gerar impactos ambientais e de saúde pública", destacou Laércio.
A Prefeitura reforça que seguirá atenta à fiscalização do descarte irregular e incentiva os cidadãos a denunciarem práticas inadequadas.
Campanha de Vacinação nas Escolas busca ampliar cobertura vacinal em São Gonçalo
A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a Campanha de Vacinação nas Escolas entre 1º de abril e 31 de maio. A iniciativa tem como objetivo aumentar as taxas de cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, seguindo o Calendário Nacional de Vacinação.
A campanha atenderá os alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio (menores de 19 anos), além de professores e funcionários das redes municipal e estadual de ensino.
Para receber as vacinas, os estudantes deverão apresentar: Cartão de vacina, CPF ou Cartão SUS e carta de autorização dos pais/responsáveis devidamente preenchida.
Os pais podem obter informações sobre as datas específicas de vacinação em cada unidade escolar junto à direção das escolas ou no posto de saúde mais próximo.
A campanha contemplará todas as vacinas do calendário nacional, com ênfase na atualização da caderneta de vacinação. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a saúde preventiva e o bem-estar da comunidade escolar, mantendo o título de SELO OURO na vacinação, conquistado recentemente.
Aplausos marcam aprovação de projeto que declara de utilidade pública a Associação dos Pais e Autistas de Rio Piracicaba
A Câmara Municipal de Rio Piracicaba viveu um momento de reconhecimento durante a sessão ordinária dessa quarta-feira, 9. A conquista foi celebrada com entusiasmo por representantes da Associação dos Pais e Autistas de Rio Piracicaba (Aparp), após a aprovação do Projeto de Lei nº 2.349, que declara a entidade como de utilidade pública no município.
De autoria do presidente da Casa, vereador Aleksandro José da Silva, em coautoria com a vereadora Luna Gabrielle Gomes Motta, a medida confere à associação o título que permite acesso a uma série de benefícios legais — entre eles, isenções fiscais, possibilidade de firmar convênios com o poder público, recebimento de recursos e até cessão de imóveis públicos para funcionamento das atividades.
“Sabemos que a associação (Aparp) vem desempenhando um trabalho muito importante para o município e tem apoiado as famílias que têm filhos com autismo. Com esse projeto reforçamos que o Legislativo está disposto a apoiar as causas de interesse da população e de pessoas que muitas das vezes enfrentam invisibilidade com a falta de apoio. Temos a responsabilidade de estarmos ao lado de vocês e este é só o primeiro passo que daremos juntos”, declarou Aleksandro.
A vereadora Luna também destacou a importância do reconhecimento oficial. “Um momento especial reconhecer o trabalho do Aparp e cremos que é uma porta que está sendo aberta para a valorização desta associação que viabiliza a captação de recursos para o trabalho social e assistencial destinado às crianças autistas de nosso município”, afirmou. A matéria foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares.
Mais aprovações
Além do reconhecimento à Aparp, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 2.443, de autoria do Execuivo, que autoriza a concessão de uso de uma área pública localizada na avenida Gustavo Peffer à Organização Civil que atua no bairro Louis Ensch. A concessão será válida por 10 anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. A justificativa do Executivo destaca que o bairro foi um dos mais afetados pelas enchentes do Rio Piracicaba, especialmente a registrada em 2022, e a medida visa ampliar a atuação da entidade na região.
Na mesma sessão, foi aprovado ainda o Projeto de Lei nº 2.444, também de iniciativa do Executivo, que altera o artigo 1º da Lei Municipal nº 2.763, de janeiro de 2025, autorizando o repasse de recursos financeiros a diversas entidades sociais que prestam serviços essenciais em Rio Piracicaba.
Campanha de Vacinação contra Influenza 2025 inicia em São Gonçalo do Rio Abaixo
A Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Rio Abaixo deu início nessa segunda-feira (7), à Campanha de Vacinação contra Influenza, que se estenderá até janeiro de 2026. A ação visa imunizar a população contra os vírus sazonais da gripe, com atenção especial aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
Neste ano, a novidade é a inclusão dos trabalhadores dos Correios entre os grupos contemplados. A vacinação está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família do município, com horários diferenciados: de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 16h30, e nas sextas-feiras, das 8h30 às 15h30.
Um dia especial de mobilização, o chamado Dia "D", está marcado para 10 de maio, sábado, quando todas as unidades de saúde ficarão abertas das 8h30 às 16h30 para intensificar a vacinação.
Os grupos prioritários incluem: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes em qualquer período da gravidez, idosos com 60 anos ou mais, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), povos indígenas e comunidades quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde e educação, profissionais de segurança pública e salvamento. Também as pessoas com deficiência permanente, profissionais de transporte (caminhoneiros, motoristas de ônibus e trabalhadores portuários), população carcerária e funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas (respiratórias, cardíacas, renais, diabetes, entre outras).
Para se vacinar, é necessário apresentar CPF ou Cartão do SUS, além do cartão de vacina. No caso de crianças, é obrigatória a apresentação de documento de identificação e carteira de vacinação.
A Secretaria de Saúde ressalta a importância da vacinação para prevenir casos graves de gripe e suas complicações, especialmente nos grupos mais vulneráveis. A influenza pode ser especialmente perigosa para esses grupos prioritários. A vacina é segura e protege contra as formas mais graves da doença.
Influencer Sara de Sales será homenageada pela Câmara de João Monlevade
Na reunião ordinária desta quarta-feira, 9 de abril, a Câmara Municipal de João Monlevade aprovou, por unanimidade, a Moção de Aplausos nº 38/2025, de autoria do vereador Carlinhos Bicalho (PP), em homenagem à influencer Sara de Sales, pelo trabalho de referência que vem realizando no universo digital. A moção reconhece a contribuição de Sara para o fomento do comércio local e o desenvolvimento regional, unindo influência, empreendedorismo e ações práticas que conectam o público aos estabelecimentos da cidade.
Sara de Sales, com 31 anos e uma trajetória de mais de seis anos como digital influencer, tem se destacado principalmente nas áreas de moda e beleza, ajudando a elevar a autoestima de suas seguidoras. Com um público de mais de 43 mil seguidores, ela realiza parcerias com lojas locais, promovendo produtos e incentivando a experimentação nas lojas da cidade, gerando visibilidade e impulsionando as vendas de pequenos e médios comerciantes.
A influenciadora também foi reconhecida por seu trabalho nas redes sociais, sendo premiada quatro vezes consecutivas como a melhor digital influencer de João Monlevade pelo prêmio 100 Melhores. Além disso, teve participação ativa em eventos importantes da região, como o Torneio Leiteiro em Santa Bárbara e a Cavalgada de João Monlevade, contribuindo para a divulgação das tradições locais e dos negócios da região.
O vereador Carlinhos Bicalho, autor da moção, ressaltou a importância do trabalho de Sara de Sales para o município, destacando que sua atuação vai além das redes sociais, promovendo o desenvolvimento econômico e a aproximação da comunidade com os comerciantes locais.
A homenagem será formalmente entregue a Sara de Sales em data a ser agendada pela Câmara Municipal.
Mais aprovações
Na reunião ordinária, também foi aprovado, em segundo turno, o Projeto de Lei nº 1523/2025, que revoga a Lei Municipal nº 653/84 e autoriza a cessão do direito real de uso de um imóvel para a Cáritas Diocesana. A matéria recebeu duas emendas apresentadas pela Comissão de Administração Pública, Infraestrutura e Serviços, e pela Comissão de Finanças e Orçamento e Subemenda, apresentada pela Comissão de Legislação e Justiça, à emenda 02.
A proposta, de autoria do Executivo Municipal, surgiu após a Comunidade Cristã do bairro República manifestar desinteresse pela manutenção do imóvel, devido à sua inatividade.
O espaço será cedido à Cáritas Diocesana, uma instituição reconhecida pelo trabalho assistencial e comunitário, com o objetivo de garantir que o imóvel continue a ser utilizado para fins sociais. A cessão será válida por 10 anos, com possibilidade de prorrogação, e a entidade deverá utilizar o espaço exclusivamente para suas atividades, sem transferi-lo a terceiros sem autorização do município.
Matéria rejeitada
Por sete votos a seis os vereadores rejeitaram, em segundo turno e redação final, o Projeto de Lei nº 1.511/2024, que institui a Política Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio e Automutilação. O projeto, de autoria do Executivo, visa estabelecer ações permanentes de conscientização e prevenção, como eventos educativos e campanhas de sensibilização.
Foi apresentada uma emenda pelo colégio de líderes, porém a proposta não foi assinada pela bancada do PT. O texto propunha que o município garantisse a presença de profissionais de plantão para atender pacientes em crise psicótica, com médico psiquiatra, psicólogo e profissional da enfermagem, vinculado ao serviço de saúde mental em regime de sobreaviso.
Com isso, o projeto foi levado a votação e recebeu sete votos contrários dos vereadores Alysson Enfermeiro (Avante), Carlinhos Bicalho (PP), Dr. Sidney Bernabé (PL), Revetrie Teixeira (MDB), Sassá Misericórdia (Cidadania), Sinval da Luzitana (PL) e Zuza do Socorro (Avante). Foram favorável a matéria os vereadores Thiago Titó (MDB), Bruno Cabeção (Avante), Maria do Sagrado (PT), Belmar Diniz (PT), Leles Pontes (Republicanos) e Vanderlei Miranda. O presidente Fernando Linhares não vota e o vereador Marquinho Dornelas (Republicanos) justificou a ausência na reunião.
O vereador Belmar Diniz (PT), lamentou a rejeição do projeto. Segundo o parlamentar, haveria outra alternativa como propor a apresentação de um outro projeto com as sugestões da emenda.
A vereador Maria do Sagrado explicou que não assinou a emenda porque a finalidade do projeto apresentado era sobre a temática de conscientização dos cidadão e reflexão sobre o tema. “A Emenda desvirtuou o que propõe a matéria. Acho louvável a proposta, mas acho que neste caso seria mais viável a construção de um outro projeto de lei abordando a atuação de profissionais do setor de saúde mental”.
Dr. Sidney enfatizou a importância da emenda para que o projeto fosse viável. “A pessoa quando procura a unidade de saúde ela quer e precisa ser atendida pelo profissional especializado, por isso fizemos a sugestão”. Revetrie Teixeira relatou que não era contra a proposta, mas que sem a emenda o projeto seria só mais um para promoção de campanha de conscientização. Ele ainda contou que durante a tramitação da proposta, a Comissão de saúde promoveu reuniões com a Secretaria de Saúde, diligência e pedido de esclarecimento e que após isso, analisaram que a emenda seria necessária.
Alysson Enfermeiro enfatizou que a proposta foi sugerida pela comissão para que o paciente fosse melhor assistido. “Acredito que o projeto não pode ser somente para promoção de palestras. Ele precisa ser assistencial. Para que o paciente tenha uma assistência adequada”.
Por sua vez, Sinval da Luzitana se disse chateado do projeto não ter sido aprovado. Ele relatou que a proposta foi bem elaborada e atribuiu a rejeição do projeto devido a falta de assinatura à emenda pela líder do PT.
Redação Final
Em redação final foram aprovados dois projetos. O primeiro deles, nº 1.528/2025, de iniciativa da Mesa Diretora, que altera o parágrafo 1º, do art. 5º, e acrescenta inciso VII ao art. 7º, ambos da Lei Municipal nº 2.385, de 04 de maio de 2021, que estabelece critérios para a denominação e alteração de próprios públicos municipais.
Também foi aprovado o projeto de lei N° 1.522/2025, de iniciativa do Executivo, que Altera o art. 14, da Lei n° 1.572, de 15 de abril de 2003, que dispõe sobre a constituição do Conselho Municipal de Habitação. A matéria consiste na alteração da representatividade das “Associações de Moradores” para os “Movimentos de Moradia Popular”.
A proposta também acrescenta na composição do Conselho um representante das Associações Comerciais e um representante da Associação dos Engenheiros de João Monlevade.
Aprovação de contas
Por fim, os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução nº 489/2025, que aprova as contas do Município referentes ao exercício financeiro de 2023. A aprovação segue o Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), conforme o Processo nº 1167703.
A Resolução é de autoria da Comissão de Finanças e Orçamento.
Vereadores, representantes do Executivo e da CDL se reúnem para discutir sobre o Código Tributário Municipal
Encontro foi marcado pelo presidente da casa, Fernando Linhares
Na manhã desta quinta-feira, 10, os vereadores da Câmara Municipal de João Monlevade se reuniram com representantes da Prefeitura e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para discutir as recentes alterações no Código Tributário Municipal. A reunião foi convocada pelo presidente da Câmara, Fernando Linhares (Podemos), após o surgimento de reclamações por parte da comunidade sobre o aumento nos valores, especialmente em relação à emissão de alvarás.
Segundo Linhares, o encontro foi motivado pelas queixas de cidadãos e pela manifestação de outros vereadores sobre o impacto do reajuste. "Fui procurado por moradores insatisfeitos com os novos valores e também por representantes da CDL. A partir disso, propus a reunião para buscarmos uma solução conjunta e satisfatória para todos".
Participaram da reunião o presidente da casa, Fernando Linhares, procurador jurídico da prefeitura, Hugo Lázaro, a secretária de Fazenda, Karine Cézar, o assessor de governo, Cristiano Vasconcelos, Presidente da CDL Luís Eugênio, Vice-presidente da CDL, Luís Valente e o diretor financeiro da CDL, Dênnio Faria. Também estiveram presentes o vice-presidente da Casa, Sassá Misericórdia, primeiro secretário Revetrie Teixeira, segundo secretário Belmar Diniz, e os vereadores Carlinhos Bicalho, Leles Pontes, Maria do Sagrado, Marquinho Dornelas, Sinval da Luzitana, Thiago Titó, Vanderlei Miranda e Zuza do Socorro.
Durante o encontro, o procurador jurídico da Prefeitura, Hugo Lázaro, explicou que as alterações no Código Tributário foram implementadas para atender às exigências dos órgãos de controle. Ele anunciou que a Prefeitura iniciará um estudo de viabilidade para a criação de um decreto que possa estender o prazo de vencimento dos alvarás. Ainda de acordo com Hugo, o próximo passo será reunir as propostas da CDL e da ACIMON, a fim de elaborar um modelo de revisão que atenda às necessidades de todos os envolvidos. "Estamos abertos ao diálogo e, em conjunto, encontraremos uma solução que esteja dentro da legalidade e que minimize os impactos financeiros".
Na reunião ordinária dessa quarta-feira, 9, o vereador Sinval da Luzitana apresentou um projeto de lei sugerindo a revogação do Código Tributário, aprovado em dezembro de 2024. No entanto, durante a reunião, alguns parlamentares se posicionaram contra a revogação, ressaltando a importância de um debate mais amplo e de uma análise cuidadosa das propostas de revisão antes de qualquer decisão final.
Câmara de João Monlevade adquire dois novos veículos para reforçar as atividades legislativas
Com o objetivo de melhorar a mobilidade, garantir a segurança e otimizar as condições de trabalho dos vereadores e servidores, a Câmara Municipal de João Monlevade adquiriu dois novos veículos, que irão fortalecer as atividades legislativas. Os novos carros, modelo Corolla, se somam à frota existente e garantirão maior agilidade nos deslocamentos de vereadores e servidores.
Atualmente, a Câmara conta com dois veículos próprios, um Gol e um Jetta, além de quatro veículos terceirizados. A inclusão dos novos carros visa atender à demanda crescente dos gabinetes e melhorar as condições de transporte para as diversas atividades parlamentares, incluindo a visitação a bairros e a participação em reuniões importantes para o município.
Para o presidente da Câmara, Fernando Linhares (Podemos), a aquisição é uma resposta à necessidade de modernizar a frota e oferecer melhores condições de trabalho. "A aquisição desses dois veículos foi realizada com recursos próprios da Câmara, pois entendemos que a demanda por transporte adequado para nossos vereadores, assessores e servidores tem aumentado consideravelmente. Hoje somos 15 vereadores e seus assessores, além dos servidores do setor administrativo, e com isto é essencial que tenhamos meios de transporte eficientes e seguros para o cumprimento das nossas responsabilidades e a realização de um trabalho mais próximo da população", afirmou o presidente.
Projeto que Institui o “Dia Municipal do Policial” é aprovado
Em primeiro turno de votação a Câmara Municipal de João Monlevade aprovou o projeto de lei 1533/2025 que institui o “Dia Municipal do Policial”, a ser comemorado anualmente no dia 30 de abril. A proposta, de autoria do vereador Fernando Linhares (Podemos), tem como objetivo homenagear e valorizar os profissionais da segurança pública que atuam ou atuaram no município.
A matéria busca reconhecer os serviços prestados pelos policiais militares, civis e penais, tanto os que estão na ativa quanto os veteranos e aposentados. De acordo com a justificativa da proposta, a data de 30 de abril foi escolhida para marcar o compromisso, a dedicação e o sacrifício desses profissionais, que desempenham um papel fundamental na manutenção da ordem e segurança da população local.
Fernando Linhares destacou ainda a importância do reconhecimento àqueles que arriscam suas vidas para garantir a paz social e o cumprimento das leis. "Esses agentes merecem ser valorizados por sua atuação incessante em prol da sociedade. Este projeto busca reconhecer e agradecer por todo o trabalho prestado à comunidade de João Monlevade", afirmou.
Fernando ressaltou que, muitas vezes, a população só procura a polícia em momentos de crise ou tragédia, e que é necessário mudar essa percepção, buscando um relacionamento mais próximo e amigável.
O vereador Belmar Diniz (PT), parabenizou o autor pela iniciativa. Ele enfatizou a importância de valorizar esses profissionais, ressaltando que a segurança pública é responsabilidade do Estado, mas que, muitas vezes, os municípios acabam arcando com custos e responsabilidades que deveriam ser do governo estadual. Ele criticou o descaso do Estado em relação à profissão policial, destacando que a falta de suporte acaba sobrecarregando os municípios, que têm que custear parte das necessidades da segurança pública.
Por sua vez, o vereador Sinval Dias (PL), destacou a importância do reconhecimento ao trabalho policial, especialmente porque, muitas vezes, a polícia é mal vista pela sociedade, apesar de ser a primeira a ser lembrada quando há algum problema. Ele ressaltou a dificuldade emocional que os policiais enfrentam ao sair de casa para trabalhar, sem saber se retornarão para suas famílias, o que torna a profissão ainda mais desafiadora.
O projeto prevê que o “Dia Municipal do Policial” será uma data para a realização de cerimônias de reconhecimento, palestras, homenagens e eventos educativos em parceria com as instituições de segurança pública e outros órgãos municipais. A proposta agora segue para votação em segundo turno antes de ser sancionada.
9 de abril de 2025
Câmara de São Gonçalo realiza evento de Lançamento Municipal do Parlamento Jovem 2025
O evento contou com vereadores, autoridades do município e a presença dos alunos participantes do projeto, que chega em sua nona edição em São Gonçalo do Rio Abaixo.
Na tarde desta quarta-feira, 09 de abril, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo realizou o evento de Lançamento do projeto Parlamento Jovem 2025, no âmbito municipal. Estiveram presentes 28 alunos que integram a atual edição do programa, a representante da Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos, Daniela Gomes e seis dos nove representantes do legislativo: O Presidente da Casa, Marlon Tulio; O Vice-Presidente Rafael Neves (Tcheco); e o Secretário Marcio Amancio (Marcinho do Bamba); além dos vereadores: Diego Ribeiro, Edirlei Júnior (Juninho de Edirlei) e Marcos Bicalho (Kito).
O Parlamento Jovem chega em sua nona edição com realização em nosso município, através de uma parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em um programa que insere os jovens no meio político, trazendo um debate de ideias, aguçando o senso crítico, daqueles que são o futuro de nossa sociedade. O tema da edição 2025 do projeto é “Juventude e Direitos Culturais”.
A Sessão Solene aconteceu no plenário da sede do legislativo municipal. Os jovens Daniel Rabelo, Evelyn Sophia, Hanrry Souza e Luíza Alves, falaram em nome dos demais participantes do Parlamento Jovem. Todos os vereadores presentes utilizaram a tribuna para deixar uma mensagem aos jovens. Discursou também a gerente da Escola do Legislativo Isabel Rodrigues, Ana Maria de Souza.
Feira da Economia Popular e Solidária celebra aniversário de João Monlevade com arte, música e gastronomia
O Centro de Economia Popular Solidária de João Monlevade promove, no próximo fim de semana, uma programação especial em comemoração ao aniversário da cidade.
Na sexta-feira (11), a feira começa às 16h e, a partir de 20h, será realizado o show com Marlon Oliveira (voz e violão), apresentando um repertório de Pop Rock e MPB, com covers de artistas renomados. Já no sábado (12), a feira será de 7h às 14h.
O evento contará com feira de artesanato, gastronomia mineira, agricultura familiar, shows ao vivo e muito mais.
Realização e Apoio
A Feira da Economia Popular e Solidária é uma realização da Casa de Cultura e da Prefeitura de João Monlevade com apoio da Pré-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e da Cáritas Diocesana de Itabira, com participação da Solidariarte e da Associação dos Artesãos e dos Produtores de Alimentos Caseiros de João Monlevade e região.
O evento é uma oportunidade para apoiar pequenos produtores, saborear a culinária local, adquirir artesanatos únicos e curtir música de qualidade. Toda a comunidade está convidada a participar da Feira em comemoração ao aniversário da cidade em um ambiente acolhedor e cheio de identidade cultural.
A feira é realizada no Centro de Economia Popular e Solidária, na rua do Andrade, 154, bairro José Elói.
Concurso de Marcha da Cavalgada 2025 terá mais de R$34 mil em premiações
O tradicional Concurso de Marcha da 37ª Cavalgada de São Gonçalo do Rio Abaixo oferecerá um total de R$ 34 mil em premiações, distribuídos em 22 categorias. O evento está marcado para o domingo, 27, a partir das 11h, no Parque de Exposições Edirlei Moreira Lacerda.
Os prêmios em dinheiro serão concedidos do primeiro ao quinto lugar em cada categoria, além das premiações especiais de Campeão dos Campeões, Reservado dos Campeões e um prêmio de participação. É importante destacar que os competidores mirins, nas categorias de 12 anos e de 13 a 16 anos, deverão apresentar carteira de identidade.
Todos os participantes devem estar atentos à documentação obrigatória dos animais, que inclui: exame de Anemia Infecciosa Equina (AIE), Atestado de Sanidade, comprovante de vacinação contra Influenza Equina e Guia de Transporte Animal (GTA). Os documentos devem ser originais e estar em dia.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura pelo telefone (31) 3820-1905.
Secretaria de Saúde orienta gestores sobre descentralização
A Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade realizou, na última sexta-feira (4), uma reunião com os coordenadores do Setor de Regulação e da Central de Marcação de Consultas e Exames, além dos servidores das equipes administrativas das unidades de saúde para o alinhamento dos processos internos da descentralização do protocolo de consultas e exames da Rede Municipal de Saúde. A reunião aconteceu na sede da Secretaria, no bairro Belmonte.
O encontro também contou com a participação de todos os gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Na ocasião, a secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, e a secretária adjunta da pasta, Simone Borba, explanaram sobre as mudanças nos setores de marcação de consultas e exames e de Regulação. Segundo a secretária, as alterações vão melhorar a organização e agilizar os processos internos da Secretaria. “Iniciamos o processo de descentralização há dois anos atrás e estamos dando passos seguros para a informatização de toda a Saúde. O processo está sendo implantado de forma gradativa, capacitando os profissionais, adequando os ambientes de trabalho para atender com mais qualidade e agilidade os nossos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou Raquel.
Segundo a chefe de Serviços de Saúde e coordenadora do Serviço de Marcação de Consultas e Exames da Secretaria, Vanessa Magalhães, as melhorias com o novo modelo de serviço são evidentes e já podem ser percebidas. “Com a nova proposta de trabalho, buscamos melhorar o bem-estar, a organização, a produtividade e o fluxo dos processos do setor para melhor atender nossos usuários”, destaca Vanessa.
Secretaria de Saúde promove o Movimenta Melhor Idade
As equipes de agentes comunitários de saúde Loanda I e da Unidade Básica de Saúde do Centro Social Urbano (CSU) Loanda, juntamente com a equipe E-Multi, realizaram, na tarde da última sexta-feira (4), o 1° Encontro do Grupo de Pilates Movimenta Melhor Idade.
A ação aconteceu no Centro Comunitário do bairro Palmares e teve a participação de 60 idosos, que contaram com uma atividade ministrada pela fisioterapeuta da equipe E-Multi, Thaís Maia.
De acordo com a coordenadora do Movimento Melhor Idade e enfermeira do CSU Loanda, Vanessa Reis, o encontro será uma atividade fixa para a comunidade, com realização regular. “A proposta é ser um grupo fixo de Pilates inserido na comunidade. É o início de um avanço para a saúde e qualidade de vida dos idosos, contribuindo para um envelhecimento saudável. Convidamos a todos para se exercitarem. Nunca é tarde para começar”, afirma Vanessa.
8 de abril de 2025
Comissões da Câmara de São Gonçalo emitem pareceres favoráveis a 3 Projetos de Lei
A reunião conjunta para análise de pautas aconteceu nesta terça-feira, no plenário da Casa Legislativa
Na tarde desta terça, 08 de abril, aconteceu no plenário da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, uma nova Reunião de Comissões Permanentes. Em pauta, foram analisados 3 Projetos de Lei, que receberam de maneira unânime pareceres favoráveis das comissões responsáveis pela análise.
A sessão foi presidida pelo Vereador Flávio Silva (Flavinho Terra Branca), presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Além da citada, as Comissões de Administração Pública; Finanças, Orçamento e Tomada de Contas; e Política Urbana e Rural, de Habitação e Serviços Públicos, foram responsáveis também pela análise conjunta das pautas em discussão. A reunião contou com relatoria do Vereador Edirlei Júnior (Juninho de Edirlei).
Os projetos que receberam o aval das comissões da Câmara são:
Projeto de Lei n° 08/2025: “Faz denominação à Escola Municipal de Tempo Integral e dá outras providências.” – Autoria do Vereador Marcos Antônio Bicalho (Kito).
O projeto denomina a Escola de Tempo Integral situada na comunidade de Santa Rita de Pacas, com o nome de “Maria Eunice Moreira Bicalho”, popularmente conhecida como Nicinha, em forma de homenagem à ex-profissional de ensino do município.
Projeto de Lei n° 12/2025: “Altera a redação do art. 1° da Lei Municipal n° 2349, de 06 de março de 2025, que dispõe sobre a criação do Cartão EPCD e a instituição da obrigatoriedade de reserva de vagas de estacionamento para pessoas com deficiência (PCD) ou cuja mobilidade seja comprometida, no município de São Gonçalo do Rio Abaixo e dá outras providências.” – Autoria do Executivo Municipal
O projeto visa readequar o percentual de reserva de vagas dos iniciais 5% (cinco por cento) apresentados, para 2% (dois por cento), devido a estudos de viabilidade e necessidade de reorganização dos espaços de estacionamento no município.
Projeto de Lei n° 13/2025: “Dispõe sobre a autorização para abertura de créditos especiais e dá outras providências.” – Autoria do Executivo Municipal
O projeto visa a abertura de crédito especial para atender despesas com serviços médicos. Devido a consulta no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), determina que todas as despesas com médicos contratados sejam consideradas despesas de pessoal e não mais prestação de serviços, sendo necessário alterar a dotação orçamentária onde são realizadas essas despesas.
Seria analisada ainda uma pauta de autoria do Vereador Flávio Silva (Flavinho Terra Branca), mas devido a falta de quórum para análise do projeto, uma nova sessão foi convocada para esta quarta-feira, 09 de abril, às 16h. A comissão especial foi convocada pelo seu Presidente, o Vereador Diego Ribeiro, contando com o Relator Gladston de Castro e o Secretário Marcos Bicalho (Kito).
A pauta em questão é: Projeto de Resolução n° 02/2025: “Concede Título de Honra ao Mérito à jovem Marcela Vitória Gomes de Souza pela conquista do título de Campeã Mineira de Judô e pelo terceiro lugar no Campeonato Brasileiro realizado na Bahia.” – Autoria do Vereador Flávio Silva (Flavinho Terra Branca
São Gonçalo é finalista em prêmio “Boas Práticas na Gestão Municipal” da AMM
Projeto Fábrica de Sabão Ecológico concorre na categoria Gestão Ambiental; premiação ocorrerá durante congresso em maio
A Associação Mineira de Municípios (AMM) divulgou os finalistas do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal 2025, e São Gonçalo do Rio Abaixo está entre os selecionados na categoria Gestão Ambiental, com o projeto Fábrica de Sabão Ecológico. Nesta terça-feira (8), uma equipe técnica visitou o local para avaliar as ações desenvolvidas.
A premiação, que abrange quatro eixos da administração pública (Ambiental, Educacional, Turismo e Desenvolvimento Econômico), tem como objetivo incentivar a inovação na gestão pública, transformando políticas bem-sucedidas em ferramentas para melhorar a qualidade de vida da população.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Diego de Oliveira, a classificação entre os três melhores projetos do eixo ambiental já garante o terceiro lugar para o município.
Os 12 finalistas apresentarão suas iniciativas durante o 40º Congresso Mineiro de Municípios, que reunirá gestores e especialistas em Belo Horizonte. A cerimônia de premiação está marcada para 6 de maio, no Expominas.
17º Leilão de Gado de Leite e Corte em São Gonçalo do Rio Abaixo é marcado por sucesso e solidariedade
O 17º Leilão de Gado de Leite e Corte de São Gonçalo do Rio Abaixo, realizado no último sábado (5), atingiu um volume de vendas superior a R$ 770 mil e reforçou seu caráter social com a destinação de dois lotes a causas solidárias: um para a Apae do município e outro para Julinha, uma menina de São Domingos do Prata que enfrenta uma condição rara de saúde e necessita de tratamento — caso que tem mobilizado a região.
No total, foram negociados 63 lotes de animais de alta qualidade das raças Holandesa, Jersey, Girolando, Nelore, Cruzamento Industrial, Sindi e Guzerá PO. O evento atraiu compradores de diversas cidades, como Rio Piracicaba, Catas Altas, São Domingos do Prata, Itabira, João Monlevade, Belo Horizonte, Bom Jesus do Amparo, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Caeté e Ferros.
Educação Especial é foco de ciclo de formação
A Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo tem promovido diversas atividades voltadas à Educação Especial. Na última sexta-feira, dia 4, os profissionais da educação participaram de um encontro no Centro Cultural, com o tema “Desafios e possibilidades: educação especial na perspectiva da educação inclusiva”, ministrado pela psicóloga Márcia Martins.
Como parte dessa iniciativa, os profissionais também estão envolvidos na formação “A inclusão escolar e o percurso teórico-prático: escuta, diálogos e compartilhamentos”. Os encontros ocorreram nos dias 28 de março e 4 de abril e se estenderão até a próxima sexta-feira, dia 11. Os trabalhos são desenvolvidos em parceria com a equipe do Centro Pedagógico EBAP/UFMG.
A formação é ministrada pelas doutoras em Educação Aline Cristina de Souza e Gislaine de Fátima Ferreira Leite. Entre os temas abordados nos encontros, estão: diferenças individuais, inclusão e diversidade na educação, estratégias pedagógicas, gestão emocional e comportamental, entre outros.
Concurso Público da Câmara Municipal de Mariana/MG
INSCRIÇÕES ABERTAS
As inscrições para o Concurso Público da Câmara Municipal de Mariana/MG destinado ao provimento de vagas para diversos cargos de Nível Superior, Técnico e Médio estão abertas. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, no site oficial do concurso, www.institutoconsulplan.org.br, até as 16h do dia 8 de maio de 2025. Para participar do concurso, os candidatos deverão pagar uma taxa de inscrição que varia conforme o nível de escolaridade exigido para o cargo: R$ 62,00 para os cargos de Nível Técnico e Médio e R$ 63,00 para os cargos de Nível Superior. A isenção da taxa de inscrição deverá ser solicitada somente no período compreendido entre às 16h00min de 7 de abril de 2025 e às 16h00min do dia 9 de abril de 2025, conforme orientação em Edital.
É importante destacar que o candidato poderá se inscrever para até dois cargos, desde que as provas sejam realizadas em horários distintos. Os candidatos que efetuarem a inscrição dentro do prazo estabelecido deverão realizar a reimpressão do boleto até às 20h do dia 9 de maio, e o pagamento do boleto deverá ser quitado no mesmo dia.
O Concurso Público oferece vagas para ampla concorrência, além de reserva de vagas para pessoas com deficiência e negros. A remuneração oferecida pode chegar até R$ 4.269,52, além de um vale alimentação no valor de R$ 617,18.
O Concurso será composto por duas etapas principais:
1ª - Prova Objetiva de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório, válida para todos os cargos;
2ª - Para os cargos de Nível Superior, haverá uma segunda etapa, composta pela Prova Discursiva, também de caráter eliminatório e classificatório.
Além disso, todos os candidatos deverão passar por uma fase de comprovação de requisitos e exames médicos para garantir a aptidão para os cargos.
DA SOLICITAÇÃO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS
O candidato que necessitar de qualquer tipo de condição especial para realização das provas deverá solicitá-la no ato do requerimento de inscrição, indicando, claramente, quais os recursos especiais necessários e, ainda, enviar, até o dia 9 de maio de 2025, via upload, por meio de link específico, laudo médico (original ou cópia autenticada) que justifique o atendimento especial solicitado.
DA RESERVA DE VAGAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Do total de vagas ofertadas neste edital para cada cargo e que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do Concurso Público, 10% (dez por cento) ficarão reservadas aos candidatos que se declararem pessoas com deficiência, desde que apresentem laudo médico (documento original ou cópia autenticada), atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID.
DA RESERVA DE VAGAS PARA NEGROS
Ficam reservadas aos negros 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas e para concorrer às vagas reservadas, o candidato deverá, no ato da inscrição, optar por concorrer às vagas reservadas aos negros e preencher a autodeclaração de que é preto ou pardo, conforme quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As provas objetivas de múltipla escolha, discursivas e de redação, conforme o cargo, ocorrerão na cidade de Mariana/MG, no dia 8 de junho de 2025 (domingo). As provas serão aplicadas em dois turnos, com duração de 3 horas para os cargos de Nível Técnico e Médio e 4 horas para os cargos de Nível Superior.
O Concurso Público da Câmara Municipal de Mariana/MG oferece uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar no serviço público municipal com salários competitivos, benefícios atraentes e a possibilidade de desenvolvimento profissional.
Mais informações sobre o edital e o cronograma completo estão disponíveis no site oficial do Instituto Consulplan: www.institutoconsulplan.org.br. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone 0800 100 4790 ou pelo “Fale Conosco” disponível no site oficial.
Segue em anexo material de divulgação atualizado com informações sobre o Concurso Público e gostaríamos de poder contar com a colaboração da Instituição na divulgação do mesmo.
Alunos de projeto acompanham Sada Cruzeiro em partida no Mineirinho
Alunos do projeto de vôlei da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, em parceria com o Sada Cruzeiro, assistiram in loco ao jogo do time pelas quartas de final da Superliga Masculina, realizado neste sábado (5), no Ginásio Mineirinho, em Contagem.
Cerca de 50 alunos do projeto tiveram a oportunidade de acompanhar de perto os lances da partida e até conversar com alguns jogadores - um estímulo importante para a continuidade da prática esportiva, fundamental para a saúde e o desenvolvimento dos jovens.
Em um confronto equilibrado, a equipe da casa venceu por 3 sets a 0, com parciais de 29/27, 25/21 e 25/22. O Sada Cruzeiro garantiu a vitória no jogo de ida contra o Vedacit Guarulhos e as equipes se enfrentarão novamente no jogo de volta no próximo sábado (12).
Desassoreamento do Córrego dos Coelhos no Bairro Boa Vista
Uma demanda levada pelo Vereador Carlinhos Bicalho ao Executivo e suas demais secretarias em prol da comunidade, nesta segunda feira se iniciou o desassoreamento do Córrego dos Coelhos, localizado no bairro Boa Vista. Este importante trabalho inclui a limpeza do leito e das margens do córrego, com o objetivo de recuperar o fluxo hídrico adequado e garantir a segurança da população.
O desassoreamento é uma ação essencial para evitar alagamentos e melhorar a qualidade de vida dos moradores, além de contribuir para a preservação ambiental. Com a retirada do excesso de sedimentos e resíduos, o córrego poderá voltar a desempenhar suas funções naturais de drenagem e abastecimento de água.
Esta ação faz parte de um conjunto de medidas que visam à revitalização dos recursos hídricos do município, promovendo o bem-estar e a segurança de todos. Continuamos firmes na busca por melhorias contínuas para o nosso município, sempre trabalhando para o progresso e qualidade de vida da nossa população.
Secretarias municipais discutem normas de higiene e comercialização com agricultores da EPS
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Gilberto Barcelos, e a secretária de Assistência Social, Rita de Cássia da Cruz, reuniram-se na tarde do último sábado (5), com agricultores integrantes da Economia Popular Solidária (EPS) para alinhar as práticas de manuseio e comercialização de produtos de acordo com as normas da Vigilância em Saúde (Visa).
O diálogo teve como objetivo orientar os feirantes sobre os requisitos sanitários necessários para garantir a qualidade e segurança dos alimentos comercializados. Durante a reunião, foi estabelecido um canal de comunicação direto entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e os feirantes, facilitando o encaminhamento de sugestões, dúvidas e reclamações.
Gilberto Barcelos destacou a importância da iniciativa: "Esse diálogo é fundamental para alinharmos as boas práticas sanitárias e, ao mesmo tempo, apoiarmos o desenvolvimento dos pequenos produtores. Queremos que o comércio seja justo, seguro e em conformidade com as regras", afirmou.
Já Rita de Cássia reforçou o compromisso da Assistência Social com a EPS: "A economia solidária é uma ferramenta de inclusão e geração de renda. Nosso papel é garantir que esses trabalhadores tenham acesso às informações e estruturas necessárias para crescerem com sustentabilidade", disse a secretária.
7 de abril de 2025
Câmara de São Gonçalo convoca nova Reunião de Comissões Permanentes, que acontece nesta terça
Os vereadores discutirão três Projetos de Lei e um Projeto de Resolução, na tarde desta terça, 08 de abril
A Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo convocou uma nova Reunião de Comissões Permanentes, acerca de 4 (quatro) Projetos, lidos na última Sessão Ordinária. Duas pautas são de origem do Executivo Municipal, além de um projeto de autoria do Vereador Marcos Bicalho (Kito) e um de autoria do Vereador Flávio Silva (Flavinho Terra Branca).
As comissões responsáveis pelas análises serão as de: Legislação, Justiça e Redação; Finanças, Orçamento e Tomada de Contas; Administração Pública; e Política Urbana e Rural, de Habitação e Serviços Públicos. As referidas comissões são presididas respectivamente pelos vereadores: Flávio Silva (Flavinho Terra Branca), Rafael Neves (Tcheco), Diego Ribeiro e Marcos Bicalho (Kito).
Os projetos em discussão são:
Projeto de Lei n° 08/2025: “Faz denominação à Escola Municipal de Tempo Integral e dá outras providências.” – Autoria do Vereador Marcos Antônio Bicalho (Kito).
O projeto denomina a Escola de Tempo Integral situada na comunidade de Santa Rita de Pacas, com o nome de “Maria Eunice Moreira Bicalho”, popularmente conhecida como Nicinha, em forma de homenagem à ex-profissional de ensino do município.
Projeto de Lei n° 12/2025: “Altera a redação do art. 1° da Lei Municipal n° 2349, de 06 de março de 2025, que dispõe sobre a criação do Cartão EPCD e a instituição da obrigatoriedade de reserva de vagas de estacionamento para pessoas com deficiência (PCD) ou cuja mobilidade seja comprometida, no município de São Gonçalo do Rio Abaixo e dá outras providências.” – Autoria do Executivo Municipal
O projeto visa readequar o percentual de reserva de vagas dos iniciais 5% (cinco por cento) apresentados, para 2% (dois por cento), devido a estudos de viabilidade e necessidade de reorganização dos espaços de estacionamento no município.
Projeto de Lei n° 13/2025: “Dispõe sobre a autorização para abertura de créditos especiais e dá outras providências.” – Autoria do Executivo Municipal
O projeto visa a abertura de crédito especial para atender despesas com serviços médicos. Devido a consulta no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), determina que todas as despesas com médicos contratados sejam consideradas despesas de pessoal e não mais prestação de serviços, sendo necessário alterar a dotação orçamentária onde são realizadas essas despesas.
Projeto de Resolução n° 02/2025: “Concede Título de Honra ao Mérito à jovem Marcela Vitória Gomes de Souza pela conquista do título de Campeã Mineira de Judô e pelo terceiro lugar no Campeonato Brasileiro realizado na Bahia.” – Autoria do Vereador Flávio Silva (Flavinho Terra Branca)
O projeto reconhece e valoriza as iniciativas que promovem o esporte e o desenvolvimento no município, instituindo a entrega do título em Reunião Solene da Câmara Municipal.
Procon da Câmara de São Gonçalo divulga Relatório de Atendimentos do mês de março
No total, foram 35 atendimentos realizados durante o terceiro mês de 2025
O Procon da Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo segue auxiliando a população de nosso município. O órgão realizou no mês de março, 35 (trinta e cinco) atendimentos, ofertados pelos profissionais da Casa Legislativa, Renato Roberto Alves (consultor jurídico) e Ana Paula Silveira (gerente). Dentre as demandas atendidas, não houve realização de audiência de conciliação, pois não existiu necessidade.
Das 35 (trinta e cinco) solicitações, 18 (dezoito) delas, foram resolvidas mediante contato telefônico ou envio de e-mail com os consumidores recebendo orientação. 17 (dezessete) atendimentos se encontram em situação pendente, aguardando retorno das reclamadas. Em relação as demandas pendentes do mês de fevereiro, que foram um total de 10 (dez), 5 (cinco) delas foram resolvidas, restando ainda 5 (cinco) demandas para resolução, devido também a necessidade de retorno das reclamadas.
As atividades do Procon da Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo tiveram início no ano de 2013, em uma parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com atendimentos no formato online. Desde 2017, o Procon de nossa instituição ganhou vida própria, com espaço físico e atuação independente, com o Serviço de Orientação e Defesa do Consumidor, Procon na Câmara de São Gonçalo. Desde então, incontáveis casos de atendimento ao consumidor foram solucionados pelos nossos profissionais.
Retorno da Escolinha de Basquete Feminino e Masculino em João Monlevade
Inscrições gratuitas para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos
A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, anuncia o retorno da Escolinha de Basquete Feminino e Masculino, para jovens de 10 a 17 anos.
As aulas ocorrem às quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h, no Ginásio Li Guerra, sob a orientação do professor Thiago Mendes. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Secretaria de Esporte e Lazer ou diretamente no Ginásio Li Guerra. É obrigatória a apresentação de autorização dos pais ou responsáveis.
De acordo com o secretário de Esporte, Douglas Alexandre de Oliveira, é uma ótima oportunidade para os jovens desenvolverem habilidades e se integrarem em um ambiente saudável. “Essa é uma chance para os jovens se exercitarem, aprenderem um esporte olímpico e fazerem novas amizades. Queremos incentivar a prática esportiva desde cedo”, destacou.
Mais informações poderão ser obtidas através do e-mail secesporte.pmjm@gmail.com ou pelo telefone (31)3859-0676.
Inscrições para edital do Programa Nacional de Apoio à Cultura abertas até o dia 9
Artistas, produtores e grupos culturais podem se inscrever para captação de recursos e fomento a projetos artísticos
A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Fundação Casa de Cultura, anuncia que ainda estão abertas as inscrições para os editais do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PNAB), que visa financiar projetos artísticos e culturais em diversas linguagens, incluindo música, teatro, dança, audiovisual, literatura e artes visuais.
Os interessados têm até quarta-feira (9) para enviar suas propostas. O objetivo é fomentar a produção cultural local, democratizar o acesso à arte e fortalecer a cadeia criativa no município.
Podem participar do processo, os artistas independentes, coletivos culturais, produtores e gestores culturais, organizações sem fins lucrativos e pessoas jurídicas do setor cultural.
As inscrições são gratuitas. Os editais estão disponíveis nos links: https://pmjm.mg.gov.br/publicacoes_oficiais_view/2060
https://pmjm.mg.gov.br/publicacoes_oficiais_view/2061
"Essa é uma grande oportunidade para artistas e produtores locais impulsionarem seus trabalhos e contribuírem para a diversidade cultural da nossa cidade", afirma Nadja Lírio, diretora-presidente da Casa de Cultura.
Sobre o PNAB
O Programa Nacional de Apoio à Cultura (PNAB) é uma iniciativa do Ministério da Cultura que visa democratizar o acesso a recursos públicos para projetos artísticos em todo o país, incentivando a produção independente e a economia criativa.
CENIBRA realiza primeira soltura de jacutingas no Parque Estadual do Rio Doce
Reconstituir a biodiversidade com a reintrodução de espécies da Mata Atlântica ameaçadas de extinção. Esse é o propósito da CENIBRA com a primeira soltura de cinco casais de jacutingas na Ponte Perdida - uma área de proteção do Parque Estadual do Rio Doce, sob gestão do Instituto Estadual de Florestas (IEF) - no município de Bom Jesus do Galho/MG. A ação realizada no dia 4 de abril é um marco significativo e faz parte da celebração dos 35 anos do Projeto Mutum, realizado em parceria com a Sociedade de Pesquisa do Manejo e Reprodução da Fauna Silvestre (CRAX).
A jacutinga desempenha um papel importante na regeneração das florestas, pois é uma dispersora de sementes alimentando-se de mais de 41 tipos diferentes de frutos, o que contribui diretamente para o equilíbrio ecológico do bioma. No entanto, a caça ilegal e a destruição de seu habitat colocam a jacutinga em risco de extinção em várias regiões, o que torna a reintrodução essencial para sua preservação.
Para Thales Claussem, analista ambiental da CENIBRA, a soltura de casais de jacutinga propicia a reprodução e reforça a população da espécie no ambiente natural. “Essas iniciativas fazem com que a comunidade de fauna local esteja cada vez mais próxima ao que era décadas atrás”, destaca Thales, responsável técnico do projeto Mutum.
A iniciativa é uma extensão das ações realizadas na RPPN Fazenda Macedônia, em Ipaba/MG. Ao todo 140 indivíduos de jacutinga já foram reintroduzidos à natureza. Além da observação de 59 filhotes em vida livre oriundos das aves reintroduzidas que é um avanço considerável na recuperação da espécie.
Para Roberto Azeredo, presidente da CRAX, o número de filhotes nascidos pode ser ainda maior, visto que a proteção dos pais torna a observação direta um desafio. "A jacutinga tem uma habilidade notável em camuflar seus filhotes ao perceberem a presença humana, mesmo assim, os resultados são promissores para a conservação da espécie", explica Roberto.
A parceria entre a CENIBRA e a CRAX BRASIL é um exemplo concreto de como a colaboração entre o setor privado e as organizações científicas podem gerar resultados eficazes na conservação ambiental. Ao completar 35 anos de trabalho conjunto, o projeto Mutum reafirma o compromisso de ambas as instituições com a preservação da natureza e o futuro sustentável.
Projeto Mutum
Desde 1990, a CENIBRA, em parceria com a Sociedade de Pesquisa do Manejo e da Reprodução da Fauna Silvestre (CRAX), desenvolve o Projeto Mutum na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Macedônia, em Ipaba/MG. O projeto tem como objetivo principal a reintrodução de aves silvestres ameaçadas de extinção em seu habitat natural.
O Projeto Mutum já reintroduziu mais de 500 aves de sete espécies diferentes na natureza, sendo o Mutum-do-sudeste (Crax blumenbachii), do Macuco (Tinamus solitarius), da Capoeira (Odontophorus capueira), do Jaó-do-sul (Crypturellus n. noctivagus), do Inhambuaçu (Crypturellus obsoletus), do Jacuaçu (Penelope obscura bronzina) e da Jacutinga (Aburria jacutinga). Esse trabalho pioneiro, aliado ao manejo sustentável e à educação ambiental, tornou-se referência nacional e internacional.
Sobre a CENIBRA
Localizada no leste de Minas Gerais, a Celulose Nipo-Brasileira S.A. (CENIBRA), opera com uma unidade industrial no município de Belo Oriente (MG), com duas linhas de produção de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto e capacidade instalada de 1.200.000 toneladas/ano. A Empresa está presente em mais de 80 municípios mineiros, gerando mais de 8 mil empregos diretos. É a primeira empresa do setor florestal reconhecida pela Certificação LIFE por seu compromisso com a conservação da biodiversidade.
Saiba mais: www.cenibra.com.br | 0800 283 3829 | comunicacaocorporativa@cenibra.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)