27 de maio de 2014

Prefeitura premia vencedores do Torneio Leiteiro entre Fazendas de Santa Bárbara


Recuperação das estradas vicinais; aquisição de um caminhão 0 km em apoio à agricultura familiar e acriação do selo de Serviço de Inspeção Municipal (SIM) são importantes ações do governo municipal na área rural

 

A Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater)premiaram, no último dia 22 de maio, os vencedores do IVTorneio Leiteiro entre Fazendas. A competição contou com a participação de 26 pecuaristas nas categorias vaca e novilha.

 

O evento tem por finalidade promover e divulgar a atividade leiteira na região, promovero intercâmbio técnico-social e identificar os animais de melhor capacidade produtiva, objetivando ampliar a bacia leiteira do município.

 

Os três primeiros lugares de cada categoria ganharam troféus. Todos os participantes receberam certificados.  Ao todo, foram ordenhados 495,094 quilos de leite, durante o IV Torneio Leiteiro entre Fazendas. Desde o ano passado,as esposas dos pecuaristas também participam do evento fazendo um prato à base de leite, que é degustado na entrega da premiação.

 

Atualmente, no município são aproximadamente 42 fazendas, com 2.200 vacas, envolvidas na produção de 1,8 milhões de litros de leite por ano. representante da Emater em Santa Bárbara, Edson Custódio da Silva,ressaltou os empregos gerados com a produção de leite em Santa Bárbara e disse que esse é um mercado em potencial para se investir no município. “A produção de leite em Santa Bárbara é de grande contribuição para o desenvolvimento da cidade, o governo atual tem desenvolvido ações importantes nessa área”, comentou Edson da Silva.

 

O prefeito Leris Braga falou da satisfação de poder participar, pelo segundo ano, dessa grande festa e da marca de grande valor que o homem e mulher do campo vêm deixando na história do município. “Trabalho é aquilo capaz de transformar a vida do povo”, disse Leris.

 

O chefe do Executivo ainda destacou importantes ações desenvolvidas na área como a recuperação das estradas vicinais; aquisição, por meio de recurso próprio, de um caminhão baú Iveco Vertis 0 km para ser usado em apoio à agricultura familiar e a criação do selo de Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Programa que controla a qualidade dos produtos de origem animal, entre outros. Além disso, monitora e inspeciona a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos os produtos.

 

Confira abaixo o ranking dos melhores colocados no torneio.

 

Categoria novilha uma ordenha:

 

3° lugar: animal Montanha, do produtor José Geraldo Viegas Nascimento

2° lugar: animal Joia, do produtor Camilo de Lelis Gouveia Xavier dos Santos

1° lugar: animal Princesa, do produtor João Crisostomo Braga

 

Categoria novilha duas ordenhas:

 

3° lugar: animal Jornada, do produtor Henrique Rodrigues Brasil Costa

2° lugar: animal Morena, do produtor Geraldo Magela Braga

1° lugar: animal Estrela, do produtor Paulo Roberto Costa

 

Categoria vaca uma ordenha:

 

3° lugar: animal Delicada, do produtor José Eustáquio Camilo

2° lugar: animal Maravilha, do produtor Ulisses JoséXavier dos Santos

1° lugar: animal Branca do produtor, João Crisostomo Braga

 

Categoria vaca duas ordenhas:

 

3° lugar: animal Daiane, do produtor Geovani Lorenzato

2° lugar: animal Princesa, do produtor José Lúcio Anastácio

1° lugar: animal Juriti, do produtor Geraldo Magela Braga

 

 

Nenhum comentário: