Seguindo todos os protocolos, comunidade escolar acredita que retorno contribuiu para melhoria da qualidade de vida das crianças
A Prefeitura de São Gonçalo do
Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Educação retornou as aulas da rede
municipal de ensino em sistema híbrido há cerca de 30 dias. O balanço desse
período foi positivo para a comunidade escolar. Para o prefeito Raimundo Nonato
de Barcelos (Nozinho), a decisão de retomada das aulas presenciais no sistema
híbrido e gradual foi uma decisão tomada com muita responsabilidade e
felizmente tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida das crianças e
facilitado o aprendizado.
A secretária de Educação, Lucinda
Imaculada de Barcelos Santos demonstrou satisfação com o retorno positivo da
comunidade escolar quanto a retomada das aulas. Ela explicou que o retorno em
sistema híbrido de forma gradual e optativa foi uma decisão muito estudada por
uma Comissão composta por integrantes das equipes das secretarias de Educação e
Saúde, assessoria de Comunicação, coordenação de Vigilância Sanitária,
Procuradoria Jurídica e representantes da Câmara de Vereadores e pais,
levando-se em consideração os índices de transmissão da Covid-19 no município,
os quais continuam sendo monitorados.
Ela esclareceu que é preciso
seguir rigorosamente os protocolos de biossegurança, cuidar um do outro com o
propósito de que, a partir da primeira fase, tenha-se quinze dias de adaptação
e acomodação do medo e angústia que remete a todos entre uma fase e outra, ou o
próprio recuo ou avanço da Covid-19, para observar e ver como poderá ocorrer as
modificações, que será com o aval da Comissão Ampliada que deferiu pelo retorno
em fases.
Para Maria das Graças Carneiro, mãe
do aluno da escola Manoel Gonçalves Moreira, Cauã Bernard Carneiro, o filho
está empolgado com as aulas. Ela contou que o menino chegou todo entusiasmado
contando como foram as horas na escola, que está aprendendo as letras e agora
almoça correndo para ir estudar. “Para nós que somos pais é uma satisfação
muito grande ver a alegria do filho”, contou.
Nívia Leles/Acom/PSGRA
Alunos da Educação Infantil se
adaptam a protocolos e voltam ao ambiente de aprendizagem.
EDUCADORES SE REINVENTARAM PARA
PROMOVER APRENDIZADO
A professora Adriana Salles
comentou que os educadores tiveram de se adaptar para que os alunos
continuassem com interesse e acesso aos conteúdos durante o período de aulas
remotas. Agora com o ensino híbrido, novos protocolos e treinamento implantados
tivemos um novo momento de nos reinventar. “Em nossa primeira semana de aulas
presenciais com as turmas do primeiro ano, sentimos uma grande alegria ao
reencontrar com as crianças e poder acolhê-las”, lembrou.
Para Maria Ribeiro a retomada no
sistema híbrido foi uma grande motivação para as crianças, pois puderam
socializar, sair de casa e ter contato com os professores e os coleguinhas. “Percebemos
através de uma escuta constante as expectativas das crianças, foi muito
gratificante ver os olhinhos brilhantes delas. Vimos nelas grande satisfação
com este retorno”, relatou.
Rita de Cássia, também professora
do 1º Ano, expressou o sentimento de muitos professores. “Temos a certeza que
ficamos melhores depois da pandemia, somos pessoas mais inclusivas, conseguimos
neste processo, enxergar as diversidades das crianças e de todos os atores
educacionais”, resumiu.
Para a diretora do Centro de
Educação Infantil José de Alencar, Juliana Paiva Nunes, a volta das aulas
presenciais trouxe vida à escola. “Foi um trabalho de treinamento de
profissionais e adequação de todo o espaço físico da escola para receber os
alunos”, contou. E disse ainda que a expectativa da escola é ter a adesão de
retorno de 100% dos alunos.
OUTRAS TURMAS RETORNARÃO GRADATIVAMENTE
Conforme definição da Comissão de
Análise de Volta às Aulas Presenciais, na próxima segunda (13), a Rede de
Educação entra na quarta fase de retorno dos alunos do Ensino Fundamental I –
dos 3º, 4º e 5º Ano. A quinta fase será dia 27 de setembro, com retorno dos
alunos do 6º e 9º Ano. Na sexta fase, em 18 de outubro retomam os alunos do 7º
e 8º Ano. Já a sétima fase, de alunos de 2 e 3 anos ainda terá uma data
definida.
De acordo com informações da Secretaria,
nessa fase a criança precisa de um contato físico com os profissionais da
educação que ainda estão recebendo a 2ª dose da vacina de Covid-19. Além disso,
essa faixa etária não tem indicação para o uso de máscaras, item essencial na
prevenção da Covid-19. Então é necessário mais cautela.
O município está na Onda Amarela
do Minas Consciente do governo do Estado e para mantermos o calendário de
retomada das aulas presencias é necessário que a população continue mantendo os
cuidados preventivos para evitar a contaminação.
Nívia Leles/Acom/PSGRA
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