21 de novembro de 2022
Prevenção em dia! Prefeitura realiza desassoreamento nos rios do município
O serviço tem como finalidade remover detritos e sedimentos que se acumulam nos cursos d’água.
Em função da proximidade do período chuvoso, a Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária, vem realizando trabalhos de prevenção de enchentes na sede e nos distritos. Nessa etapa, o desassoreamento foi realizado nos distritos de Conceição do Rio Acima e Brumal e nas comunidades de Paiol e Galego.
Essa ação tem como finalidade remover detritos e retirar sedimentos acumulados no fundo do rio, auxiliando no percurso d’água, e assim, evitando o transbordamento da calha do rio e as inundações.
Nossa próxima parada: Barra Feliz
O distrito receberá a atividade assim que as condições meteorológicas permitirem. A previsão é que ela ocorra ainda neste mês.
Por que esse processo tem que ser feito?
O desassoreamento é necessário devido a uma ação que chamamos de assoreamento, a qual é o acumulo de detritos no fundo dos rios, como areia, terra, rochas e também lixos. Seu principal causador é a ação humana, mas também podem ser causados pelos ventos, chuvas e outros processos naturais.
Em alguns casos, o curso d'água original pode até deixar de existir em decorrência desse fenômeno. Além disso, é um dos maiores causadores de enchentes durante o período chuvoso, levando diversos prejuízos para a população.
Planejamento Estratégico Santa Bárbara 2030
Os desassoreamentos dos rios que cortam o município e seus distritos foram solicitados durante as audiências públicas do Planejamento Estratégico Santa Bárbara 2030, que contou com a sua participação, e é por isso, que a atual gestão continua em fazer MAIS e MELHOR para todos os munícipes.
Esta ação está alinhada ao Planejamento Estratégico Santa Bárbara 2030, dentro do pilar Desenvolvimento Social, Econômico e Sustentável da Gestão 5.0, sendo uma iniciativa para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 13, 14 e 15, Ação contra a mudança global do clima, Vida na Água e Vida Terrestre
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário