10 de março de 2007

Duplicação da BR 381 beneficiará cidades

Prefeitos da região, vereadores, autoridades e técnicos do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (Dnit) foram recebidos pelo prefeito de Itabira e presidente da Associação dos Municípios do Médio Piracicaba (Amepi) João Izael Querino Coelho (PR) no Centro Tecnológico de Itabira (Itec), no dia 12 de fevereiro. No encontro, o Dnit apresentou ações voltadas a duplificação da BR-381, MGM-434 (acesso a Itabira), e construção de uma nova variante entre Belo Horizonte e Governador Valadares, obra que encurtará o percurso de Itabira a capital em 15 quilômetros O governo federal, por meio do Dnit e graças ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), irá construir uma estrada alternativa entre Belo Horizonte e Governador Valadares. A ação está agora em fase de projetos ambientais e a obra custará cerca de R$ 540 milhões. O recurso já está garantido, conforme assegurou o técnico do Dnit e coordenador de programa de aumento de capacidade de tráfego da região norte, Carlos Alberto Caldeira de Lima. Além da variante, o Dnit garantiu obras de remodelagem e duplicação de boa parte da BR-381/262 a partir 2008. Esta obra conta com recursos assegurados de mais de R$ 1,5 bilhão. O trevo de Itabira também entrou na lista de ações. O local ganhará nova rotatória e interseções. Já a MG-434 de acesso a Itabira também será duplicada até o final de 2009. A alternativa de percurso que ligará Belo Horizonte a Governador Valadares beneficiará dezenas de cidades que deixarão de usar a conhecida 381, mesmo duplicada, como prevê o projeto. O novo acesso vai encurtar em 15 quilômetros a distância de Itabira à BH após o trevo da cidade, onde será construída uma interseção que ligará à variante. São Gonçalo do Rio Abaixo, que estuda a implantação de um distrito industrial, também sairá lucrando com a obra, que terá parte de seu trajeto passando rente ao rio Santa Bárbara, que banha a cidade em evidente crescimento.Outro ponto positivo com as obras da variante e as duplicações da BR-381 e MG-434 será a geração de 36 mil empregos, sendo 9 mil diretos e 27 mil indiretos, além da valorização do turismo das localidades próximas. Para que a obra saia do papel a partir de 2008 e com previsão de término até meados de 2011, as prefeituras de cidades no entorno da futura variante terão que apresentar licenças ambientais para a obra, o que deverá ser conseguido junto a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam).

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