21 de julho de 2008

Centro Cultural comemora um ano com show de Oswaldo Montenegro e Fernanda Brum


Artistas da cidade também se apresentam no aniversário do espaço de cultura

Em comemoração ao primeiro aniversário do Centro Cultural São Gonçalo do Rio Abaixo, o músico Oswaldo Montenegro se apresenta na cidade no dia 27 de julho. Outra grande atração será a apresentação de Fernanda Brum, na sexta-feira, 26. Os shows serão realizados na Quadra Januário Garcia, que fica ao lado do Centro Cultural.
Músicos são-gonçalenses também farão parte da festa. Tupete fará show no auditório do Centro Cultural. Peluz e a Corporação Musical Santa Cecília fazem apresentações na quadra, ambos no sábado. No mesmo dia também acontecerá a exposição de reportagens e fotografias: “Centro Cultural ontem e hoje”.
O Centro Cultural foi inaugurado em julho de 2007 e contou com a presença de grandes artistas nacionais como Saulo Laranjeira, Marcus Viana, Zé Ramalho, entre outros. Durante um ano de funcionamento diversos artistas da região, do país e do exterior, como o grupo de teatro português Ball 17, passaram pela casa, dentro do Roteiro das Artes, uma agenda cultural criada para ofercer grandes atrações ao público da cidade e da região.
O espaço foi construído com uma estrutura de 1.104,27m², distribuídos em dois pisos que abrigam a Biblioteca Municipal, com capacidade para um acervo de dez mil livros e dez computadores ligados à internet, cine-teatro, auditório com 290 lugares, camarim, espaço multimídia e foyer para exposições. Tudo com acesso garantido a cadeirantes, pois o edifício conta ainda com rampa e elevador.
A programação de aniversário do Centro Cultural vai até o dia dez de agosto com diversas apresentações culturais. Os shows e espetáculos são gratuitos.

Investimentos e qualidade de vida
Desde a inauguração do Centro Cultural, São Gonçalo vive um momento de êxtase em relação às atividades culturais no município. Prova disso é a significativa redução em atendimentos no Centro de Saúde e na criminalidade em função da intensa atividade cultural realizada na cidade. Os índices foram constatados pela Secretaria Municipal de Saúde e Polícia Militar, respectivamente.
Esses resultados mostram que investir em cultura e educação reflete na mudança de comportamento e da auto-estima da população. Permite explorar o potencial dos artistas e dar oportunidades para que as pessoas descubram seus talentos. “São Gonçalo respira cultura. Já pudemos comprovar, inclusive através de pesquisas, que São Gonçalo do Rio Abaixo é um lugar onde pelo menos uma pessoa de cada família é artista. Ou é músico, ou é compositor ou é cantor. E isso, para nós, é motivo de muito orgulho”, afirma Miriam Blonski, diretora do Centro Cultural.

Nenhum comentário: