10 de agosto de 2008

Festival de Inverno será encerrado com show de Sylvia Klein


Cantora lírica será acompanhada pelo bispo Dom Lélis Lara

O 4º Festival de Inverno de São Gonçalo do Rio Abaixo será encerrado neste domingo, 10, com apresentação da cantora lírica Sylvia Klein juntamente com o bispo emérito da diocese de Itabira - Coronel Fabriciano, Dom Lélis Lara. O concerto “O Toque místico do harmônio com a voz de Sylvia Klein”, será realizado na Igreja Nossa Senhora do Rosário, às 9 horas.
O Festival de Inverno teve início no dia 26 de julho com show de Fernanda Brum e no dia 27 com show de Oswaldo Montenegro, em comemoração ao aniversário do Centro Cultural. O evento contou com extensa programação entre apresentações teatrais, de músicos da cidade e exposições, entre outras atividades.

Sylvia Klein
Sylvia Klein começou sua carreira no coral Monlevade sob a regência do maestro Luciano Mendes Lima e seus estudos de canto com Amin Ferez, professor da Universidade Federal de Minas gerais em Belo Horizonte, completando-os em Duesselford, na Alemanha, com L. Stano (Polônia), Stan Unruh (EUA) e com o professor e cantor lírico Stephen Bronk (EUA).
Debutou no repertório de óperas como Valencienne (A Viúva Alegre) no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Logo em seguida, interpretou variados papéis em óperas famosas, sendo dirigida pelos mais conceituados diretores, como Francisco Bicudo, Tisuka Yamasaki, Mario Corradi, Beppe de Tomassi, Bibi Ferreira e Carla Camurati, entre outros.
Sylvia Klein tem se destacado pelas sempre elogiosas produções de cantatas, missas e oratórios, como As Estações de Haydn, a Nona Sinfonia e a Missa em Do Major de Beethoven, o Réquiem e a Missa da Coroação de Mozart, a Missa Solene de Gounod, Carmina Burana de Carl Orff, dentre outras. Também com seus recitais acompanhada pelo pianista Wagner Sander, em várias cidades do Brasil, Washington (EUA) e Londres (Inglaterra).

Dom Lelis Lara
Nascido em Divinópolis – MG, ingressa no seminário da Congregação Redentorista em Congonhas do Campo – MG. Após o 2° grau transfere-se para Juiz de Fora, gradua-se em filosofia e teologia, ordenado padre em 1951.
Em 1954 viaja para Roma onde conclui estudos de nível superior em espiritualidade, música (composição e Harmônio), doutorando-se em Direito Canônico; com Tese de Láurea: “De Requisitis in subiecto ordinationis ab Ecclesiae exordiis usque ad Conc. Nicaenum”.
Em 1971 recebe a nova missão: unir-se à Comunidade de Redentorista de Coronel Fabriciano – MG, onde foi vigário e lecionou em seminários da região. Em dezembro de 1995 é nomeado Bispo-Coadjutor e em 1996, Bispo Diocesano pelo Papa João Paulo II.
Homem apaixonado pela música traz para Cel. Fabriciano um órgão holandês, instalado na catedral da cidade, funda o ICMG, mantenedor da universidade local, a TV Universitária, mantendo programa de música erudita na rádio educadora de Cel. Fabriciano, tornando-se, por idade, Bispo Emérito.
Atualmente é assessor Jurídico da CNBB e segundo vice presidente da UNB, Universidade de Brasília, que mantém todos os cursos da UNILESTE – Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.

Nenhum comentário: