5 de fevereiro de 2013

Santa Bárbara abre ano escolar com valorização do conceito de rede

Foto: Acom/PMSB

            A abertura do ano letivo em Santa Bárbara, no último dia 31 de janeiro, apresentou aos educadores um conceito que será muito valorizado, trabalhado e cobrado nos próximos quatro anos: o trabalho em rede. As aulas para os quase quatro mil alunos começam hoje, dia 4 de fevereiro.


O objetivo é padronizar a qualidade de ensino, equipamentos e atendimento, fazendo com que todas as escolas tenham o mesmo nível de ensino, pondo fim a comentários internos e externos (por parte da comunidade) de que determinadas escolas são melhores ou piores.

            De acordo com a proposta, a educação de Santa Bárbara será organizada a partir de três perspectivas: primeiro, as pessoas (alunos competentes e não competidores; professores valorizados e bem formados; servidores como comunidade educativa; e equipe da secretaria com experiência e técnica).

A segunda perspectiva é o ambiente. Neste caso, a sala de aula deverá ser adaptável ao contexto, temática e participativa. A escola, um polo irradiador de saber; o bairro/distrito, um espaço ampliado da escola; e a cidade, um verdadeiro ambiente da educação, provocando e educando em tempo integral.

Na terceira e não menos importante perspectiva tem-se a pedagogia, com destaque para o Plano Municipal de Educação; a adoção de projeto pedagógico específico para cada escola; a valorização de uma escola empreendedora, que estimula a criatividade e a coragem; o incentivo ao aluno protagonista para que ele possa participar de outras atividades, como grêmio, clubes relacionados a temas como política, artes, literatura, entre outros; a desburocratização do saber, criando ações que gerem economia de tempo e recursos dentro das escolas; e a interdisciplinaridade.

Outra novidade apresentada durante o encontro é a padronização gradativa dos uniformes de todas as escolas municipais até o final de 2014. Até lá, os antigos poderão ser utilizados normalmente.

A administração do tempo escolar também será modificada, passando de bimestral para trimestral, inclusive para aplicação das avaliações. Esta ação vai aumentar o tempo efetivo dedicado às aulas.

Ainda, uma equipe pedagógica está sendo formada para atender a toda a rede de ensino, dando suporte de forma padronizada, mas levando em consideração as características peculiares de cada escola.

Educação – a rede municipal de ensino de Santa Bárbara conta, atualmente, com 17 escolas na sede, distritos e zona rural, cerca de 3600 alunos - entre educação infantil, ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Cursos de Formação Inicial e Continuada Integrada ao Ensino Fundamental na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja/FIC) -, e aproximadamente 550 profissionais.

Nenhum comentário: