4 de setembro de 2014

Fundação Vale leva Rodas de Conversa a professores e alunos de São Gonçalo do Rio Abaixo


A Fundação Vale promoveu mais uma edição do projeto Roda de Conversa em São Gonçalo do Rio Abaixo, na última semana. Cerca de 40 professores e 130 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental participaram da iniciativa. Esse projeto consiste em um bate-papo com autores de livros infantojuvenis que aborda a temática étnico-racial.

O escritor convidado foi Júlio Emílio Braz, que publicou mais de cem livros infantojuvenis. A maioria das histórias trata de problemas sociais, sobretudo aqueles relacionados às crianças e adolescentes. O primeiro livro nessa linha é Saiguairu, de 1988, com o qual ganhou o prêmio Jabuti de Autor Revelação. O livro conta o duelo de um índio e um lobo-guará na luta pela sobrevivência, alternando-se nos papeis de caça e caçador. A narrativa apresenta elementos da cultura indígena.

O projeto Rodas de Conversa tem como objetivo estimular a leitura e a prática da contação de histórias. Com o projeto, a Fundação Vale busca contribuir para o Pacto de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que é um programa do Ministério da Educação para a alfabetização até os oito anos de idade. Além disso, ao trabalhar a temática étnico-racial, o projeto está em consonância com as leis federais que estabelecem a inclusão das temáticas afro-brasileiras, africana e indígena nas escolas.

O Projeto

Em 2013, o projeto totalizou 63 Rodas de Conversa, com a participação de 859 educadores e 1.882 alunos. Foram ainda distribuídos 9.867 livros em 897 maletas, incentivando a leitura de mais de 22.400 alunos de municípios do Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

Em 2014, o projeto prevê a distribuição de mais de 1.500 maletas e 15.000 livros para turmas de 1º ao 3º ano de Ensino Fundamental da rede pública dos municípios do Pará, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

O autor

Júlio Emílio Braz iniciou sua carreira como escritor de roteiros para histórias em quadrinhos, publicadas no Brasil, Portugal, Bélgica, França, Cuba e EUA. Em 1988, recebeu o Prêmio Jabuti pela publicação de seu primeiro livro infanto-juvenil: Saguairu. Também ganhou o Austrian Children Book Award pela versão alemã do livro "Crianças na Escuridão".


Nenhum comentário: