9 de fevereiro de 2023
Câmara de João Monlevade realiza a primeira reunião ordinária de 2023
Na tarde desta quarta-feira, (08/02), a Câmara Municipal de João Monlevade promoveu a primeira reunião ordinária de 2023 que contou com a presença de todos os vereadores. O parlamentar Doró da Saúde (PSD) participou de forma remota. Os trabalhos da Casa foram conduzidos pelo presidente Fernando Linhares (União), que estará à frente do Legislativo no biênio 2023/2024.
Durante a reunião, os vereadores votaram o projeto de lei 1.316/2022, de iniciativa do Executivo, que dispõe sobre a criação da Fundação Municipal Parque do Areão, que tem por objetivo coordenar o planejamento, a gestão e a manutenção da área. Além disso, a Fundação ficaria a cargo de promover, autorizar e organizar atividades de lazer e recreação no Parque, bem como planejar e executar obras e serviços de implantação, manutenção, estrutura e preservação ambiental da área; promover a captação de recursos; firmar acordos e convênio de cooperação técnica e/ou financeira para o desenvolvimento de pesquisas, estudos, projetos; entre outras atividades.
A matéria foi rejeitada com sete votos contrários e sete favoráveis. Apesar do empate, por ter quórum de maioria absoluta, seriam necessários oito votos favoráveis para aprovação.
Votaram contrário os vereadores: Doró da Saúde (PSD), Gustavo Prandini (PTB), Marquinho Dornelas (PDT), Dr. Presunto (PDT), Rael Alves (PSDB), Tonhão (Cidadania) e Vanderlei Miranda (PL). Foram favoráveis ao projeto os parlamentares: Belmar Diniz (PT), Bruno Cabeção (Avante), Gustavo Maciel (Podemos), Leles Pontes (PR), Pastor Lieberth (União), Revetrie Teixeira (MDB) e Thiago Titó (PDT).
Os parlamentares contrários à matéria justificaram o voto destacando que há uma preocupação com o meio ambiente. No lugar da criação da Fundação, eles defenderam a estruturação da Secretaria de Meio Ambiente, proporcionando condições efetivas de atuação e autonomia, para que além do Parque do Areão outros problemas ambientais no município fossem resolvidos.
Por sua vez, os vereadores favoráveis ao projeto, destacaram que a Secretaria não dispõe de condições para resolver todos os problemas. Eles ressaltaram que a criação da Fundação garante a continuidade, pelas administrações futuras, das melhorias e dos trabalhos desenvolvidos no Parque. Além disso, eles lembraram que projetos semelhantes funcionam em outras cidades e que a população monlevadense anseia por um espaço de lazer. O vereador Tiago Titó ainda destacou que com a criação da Fundação o município poderia receber o ICMS Ecológico para ser investido na área ambiental.
Prefeito, Vice e Assessor de Governo visitam a Câmara
Antes do início da primeira reunião, o prefeito Dr. Laércio Ribeiro, o vice-prefeito Fabrício Lopes e o assessor de governo, Gentil Bicalho, se reuniram com os vereadores. Dr. Laércio lembrou que a visita ocorre todo início de semestre. Na oportunidade eles agradeceram a parceria, o respeito e o bom relacionamento com o Legislativo. “Queremos continuar mantendo o respeito entre as instituições. Será um ano de muito trabalho, com muitas ações na cidade. Vamos também atender os inúmeros pedidos dos vereadores. Desejamos sucesso nos trabalhos de cada um”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário