1 de junho de 2009

Bom Jesus do Amparo: Prefeitura promove I Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de Bom Jesus do Amparo, através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Emater – MG, a Escola Estadual Edmundo Pena, Escola Municipal Coronel Júlio Vasconcelos Motta, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) iniciou ontem, 01 de junho, a I Semana do Meio Ambiente do município. O evento conta ainda com o apoio de outras secretarias da Prefeitura e terá várias atividades dentro da Semana Mundial do Meio Ambiente.
A abertura foi ontem (01 de junho), com um encontro técnico com agricultores e técnicos da Emater-MG, para a construção de bacia de contenção de enxurradas. A atividade foi desenvolvida na comunidade da Serrinha, zona rural.
Hoje, dia 02 de junho, às 09 horas haverá uma palestra com José Fábio e Marina de Lourdes Camolesi, analistas ambientais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) – Núcleo João Monlevade, com o tema “Plantio de candeias, cercamento e cadastramento de nascentes”, na Sede Paroquial, localizada na Praça Cardeal Motta.
À tarde, às 13 horas, o prefeito Wanderlei dos Santos Ribeiro (DEM) dá posse em seu gabinete, aos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA), que será empossado pela primeira vez na cidade.
COLETA SELETIVA – Amanhã, 03 de junho, às 9 horas, será lançado o projeto da implantação de coleta seletiva no município. A secretaria de Obras e Urbanismo irá instalar lixeiras para a coleta de papel, vidro, plástico e metal, na Prefeitura Municipal, Escola Municipal Coronel Júlio Vasconcelos Motta, entorno da praça Cardeal Motta, Unidade Básica de Saúde Raimundo Maltez Leite e no Centro de Saúde Maria Raimunda do Carmo Motta.
QUINTA-FEIRA – Ás 08 horas, uma equipe, formada por um biólogo, um estudante de engenharia ambiental e um jornalista irá fazer uma expedição de barco pelo córrego Matinho. A saída será da ponte Floriano, na localidade do Sapé até o Recanto das Pedras, onde a Copasa faz a captação da água que abastece a zona urbana de Bom Jesus.
No período da tarde, das 13 às 17 horas, haverá apresentações artísticas e palestras, na Escola Estadual Edmundo Pena, com os seguintes temas: “A importância dos ecossistemas de água doce para economia e saúde”; e, “Ecossistema Marinho – Importância e exploração econômica”.
Já às 16 horas, será plantada uma palmeira imperial, em frente à Igreja Matriz, em comemoração aos 151º aniversário da Paróquia do Senhor Bom Jesus do Amparo.
BLITZ E PLANTIO DE ÁRVORES – No dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, sexta-feira, das 8 às 10 horas, acontecerá uma blitze ecológica na entrada do perímetro urbano, com a participação dos estudantes da Escola Estadual Edmundo Pena.
No mesmo horário, alunos da Escola Municipal Coronel Júlio Vasconcelos Motta, plantarão árvores no Parque de Exposições Tiné Motta e abaixo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Haverá ainda, o plantio de ipê na Comunidade do Felipe, por jovens do Projeto Transformar. Outros ipês serão plantados nas comunidades rurais do Fernando Soares e da Serrinha.
Em dois horários, da sexta-feira, da 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas, terão continuidade ás apresentações artísticas e palestras, na Escola Estadual Edmundo Pena, com os temas: “A importância dos ecossistemas de água doce para economia e saúde”; e, “Ecossistema Marinho – Importância e exploração econômica”.
No sábado, dia 06 de junho, às 17 horas, durante o V Anarriê na Praça, que este tem como tema “Pelas Veredas de Minas”, acontecerá uma exposição de artesanato do Grupo Arte Real da Comunidade do Felipe.

Texto:Eduardo César Motta Dias – Acom/PMBJA

Nenhum comentário: