24 de junho de 2009

Bom Jesus: Campanha de vacinação contra a pólio já imunizou 90,17% das crianças

Domingo, dia 21 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu várias atividades recreativas para as crianças que compareceram à praça Cardeal Motta para a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que tem como meta imunizar 417 crianças no município.
Até ontem, 376 crianças foram vacinadas. Os números mostram que a meta de imunizar 65 crianças menores de um ano foi ultrapassada, já que 75 receberam a vacina. A população total de crianças de 1 a 4 anos é de 352 e 301 foram imunizadas. Os números até agora apontam que foram imunizadas 90,17% do total. A campanha continuará até a próxima sexta-feira, dia 26 de junho.
A CAMPANHA – Em Bom Jesus a vacinação começou na zona rural na semana passada e no sábado já havia atingido 69, % da meta.
Durante a rua do lazer, mais 85 crianças foram imunizadas. No domingo recreativo, as crianças puderam optar por vários brinquedos como: cama elástica, aero jump, tobogã, pula-pula e confecção de bichinhos com balão. Não faltou a participação do Zé Gotinha e todas as crianças imunizadas receberam pipoca e pirulito. Várias mães também aproveitaram para atualizar o cartão de vacina de seus filhos.
SOBRE A DOENÇA – A vacina contra a poliomielite é um serviço básico oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e disponível durante todo o ano nos postos de saúde, na vacinação de rotina. Além do esquema básico – as três doses de rotina – a criança de até cinco anos de idade tem de tomar todos os anos as duas doses da campanha. Até porque a paralisia é transmitida por três tipos de vírus.
A poliomielite é uma infecção grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é contaminada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso. As conseqüências mais comuns ocorrem nos membros inferiores, mas o vírus também pode ocasionar uma lesão mais grave em um ou mais membros ou até mesmo levar à morte – por meio de uma tetraparalisia. A doença é causada e transmitida por um vírus que entra no organismo via oral.

Nenhum comentário: