30 de setembro de 2007

Amepi comemora 22 anos com reunião ordinária e palestra em São Gonçalo












Em comemoração aos seus 22 anos de fundação, a Associação de Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi) realizou nesta quarta-feira, 12, a sua Assembléia Ordinária no Centro Cultural São Gonçalo do Rio Abaixo. Na ocasião, os prefeitos das cidades associadas pautaram a avaliação dos cursos oferecidos pela associação no último mês, sobre a divulgação do Prêmio Amepi de Redação e sobre o relatório da Conferência Regional de Cidades.
Na oportunidade, também apresentado aos prefeitos o programa “Trem Chique”, projeto de inclusão cultural e social desenvolvido pela Prefeitura de São Gonçalo.
Após a reunião foi realizada a palestra “Tribunal de Contas e o Controle da Administração Pública”, proferida pelo conselheiro corregedor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Antônio Carlos Doorgal de Andrada, que contou com a presença de grande parte do funcionalismo público da cidade e de populares.
De acordo com o conselheiro, essa palestra foi fundamental para aumentar a comunicação e a aproximação do tribunal com os municípios. “Estar aqui ouvindo, conversando e participando com os gestores municipais é sempre uma oportunidade para a reflexão do papel do tribunal e da demanda que os municípios têm dentro da ótica do controle da administração”, disse Antônio Andrada.
Ele afirmou ainda que o tribunal precisa melhorar a sua comunicação com os municípios. “O tribunal não tem se comunicado bem com os municípios. É preciso verbalizar e externar mais sobre o seu papel e sua missão, e com isso, vai-se ter uma compreensão melhor com relação aos municípios, que é o grande leque de fiscalização do tribunal”, observou o conselheiro.
O presidente da associação e prefeito de Itabira, João Izael Querino Coelho, destacou a importância da aproximação dos municípios com o TCE. “Constantemente somos fiscalizados pelo Tribunal de Contas e é fundamental esse relacionamento, até para aprendermos um pouco mais e evitar quaisquer eventualidades”, afirmou.
O prefeito anfitrião, Raimundo Nonato Barcelos, Nozinho, afirmou se sentir honrado pela reunião ter sido realizada em São Gonçalo e explanou sobre o desenvolvimento do município. “Podemos dizer, hoje, que São Gonçalo é uma cidade bem melhor do que aquela que recebemos há quase três anos. Foi preciso começar do zero, democratizar as ações e trabalhar muito”, ressaltou o prefeito.
Nozinho destacou ainda o apoio da comunidade são-gonçalense e da Amepi nos resultados alcançados no município. “Para conseguir os bons resultados foi preciso o desprendimento e a colaboração de toda a comunidade, dos vereadores, de toda nossa assessoria e do apoio permanente dos colegas prefeitos e da direção da Amepi”, finalizou.
Ao final da palestra, o conselheiro Antônio Andrada foi agraciado com a medalha Germim Loureiro, em comemoração ao aniversário da associação e com o kit da campanha “Sou Mais São Gonçalo”, entregue pelo prefeito Nozinho.




Nenhum comentário: