30 de setembro de 2007

Santa Bárbara participa do Circuito do Conhecimento em Itabirito

Santa Bárbara vai participar, amanhã (18), do quarto encontro do Circuito do Conhecimento, evento realizado pelo Circuito do Ouro em parceria com o SEBRAE e SENAC e apoio da Secretaria de Estado de Turismo. Na ocasião, mais de duzentas pessoas são esperadas para o evento que tem como tema “Turismo, Ecoturismo e Mineração”.
Na parte da manhã serão realizadas quatro palestras, com destaque para “A Interface entre o Turismo e a Mineração”, apresentada pelo Prefeito de Itabirito e Presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais, Waldir Salvador de Oliveira. Entre os palestrantes está também o Presidente do Conselho de Turismo de Bonito (MS), sr. Cícero Ramos Peralta, que vai falar sobre “Planejamento e Gestão do Turismo”, já que Bonito é considerado um dos destinos turísticos mais organizados do Brasil e tem o Conselho Municipal de Turismo como órgão extremamente ativo e atuante.
Na parte da tarde serão realizadas três estações de Vivências Turísticas: uma visita a um SPA, a um Pesque e Pague Campestre e a interpretação do patrimônio na descida da Ladeira do Bom Jesus do Matozinhos, ótimas oportunidades de intercâmbio de experiências.
Participam do evento Prefeitos, Secretários e Diretores de Turismo, outros Secretários Municipais, Presidentes das Câmaras de Vereadores, Associações Comerciais, Agências de Turismo Receptivo e imprensa dos 19 municípios que fazem parte do Circuito do Ouro, além de representantes das principais entidades do trade turístico mineiro e estudantes.
“Com a integração dos prefeitos, secretários municipais e principais lideranças do setor o Circuito do Ouro está ganhando cada vez mais força e as cidades se profissionalizando, desenvolvendo a atividade turística com mais qualidade”, comemora o Presidente do Circuito do Ouro, o empresário Reinaldo Luiz Vieira.
Segue abaixo a programação do evento com pequeno resumo das palestras e das vivências.

Programação
Local: Casa de Cultura Maestro Dungas (r. Carlos Michel, 01, Centro, Itabirito)

8h à 9h....... Recepção e Café da Manhã
9h................ Abertura
9h30........... Turismo em perspectivas econômica, social, ambiental e cultural
.................... Palestrante: Sr. Ubiraney de Figueiredo
.................... Secretário Município de Patrimônio Cultural e Turismo
10h.............. A Interface entre a Mineração e o Turismo
.................... Palestrante: Sr. Waldir Salvador de Oliveira, Presidente da Amig
.................... e Prefeito de Itabirito
10h40......... Planejamento e Gestão do Turismo - Caso: Bonito-MS
.................... Palestrante: Sr. Cícero Ramos Peralta, Presidente do Comtur de Bonito ( MS)
11h20......... Integração Turismos urbano e rural - Caso: Rio das Ostras-RJ
.................... Palestrante: Sr. Airton Violento, Secretário Municipal de Turismo e
.................... Presidente da Anda Brasil e da Abratur-RJ
12h.............. Debate
Intervalo para o Almoço

Estações de Vivências Turísticas - 14 às 16h30
Lazer, esportes e vida no campo - Caso: Pesque e Pague Campestre
Facilitadores: Silvano Lima (Proprietário), Marilda Almeida (Ass. de Turismo Rural) e
Regina Dias (Técnica em Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - Semcult)

Turismo de Saúde e Ecoturismo - Caso: Spa Outeiro de Minas
Facilitadores: Ana Lúcia Bovi (Proprietária), Henrique Amorim (Condutor de Turismo Local) e Vandirlene (Técnica em Turismo da Semcult)

Interpretação e vivência em turismo
Descida da Ladeira do Bom Jesus do Matozinho
Facilitadores: Divisão de Memória e Patrimônio da Semcult
Resumo das palestras e vivências
· Palestra: Turismo em perspectivas econômica, social, ambiental e cultural
O palestrante é o Secretário Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo de Itabirito, Ubiraney Figueiredo, que, com grande experiência na atividade turística e cultural, vai mostrar a larga abrangência da atividade turística junto aos diversos setores da economia e sociedade.
· Palestra: A Interface entre a Mineração e o Turismo
O palestrante é o Presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG) e Prefeito de Itabirito Sr. Waldir Salvador de Oliveira, que vai abordar temas relacionados aos impactos ambientais e sociais destas atividades e demonstrando os benefícios que podem ser gerados por meio da integração entre estas duas atividades.
· Palestra: Planejamento e Gestão do Turismo - Caso: Bonito (MS)
O palestrante é Presidente do Conselho de Turismo (Comtur) de Bonito, no Mato Grosso do Sul, Sr. Cícero Ramos Peralta, e apresentará o modelo de planejamento e gestão do Turismo deste Município, demonstrando a eficiência e qualidade da atividade local, que faz de Bonito um destino de destaque nacional em Ecoturismo e tem na sociedade e iniciativa privada seus principais gestores e colaboradores.
· Palestra: Integração Turismos Urbano e Rural - Caso: Rio das Ostras (RJ)
O palestrante é Presidente da Anda Brasil e da Abratur-RJ e Secretário Municipal de Turismo, Sr. Airton Violento, que vai apresentar experiências de sucesso em organização e gestão do turismo em Rio das Ostras.
· Vivência Turística: Lazer, esportes e vida no campo
Caso: Pesque e Pague Campestre
A vivência oferece a oportunidade de conhecer um equipamento turístico que recebeu investimentos de R$ 760.000,00 em área de lazer, pousada, trilhas, quiosques, lagoas, registros, e regulamentação. Hoje o Pesque Pague serve aproximadamente 100 refeições por semana, vende 8.000 kg de peixe por ano e tem 100% de ocupação na pousada e nos camping em feriados e grandes eventos e 60% em finais de semana comum.
· Vivência Turística: Turismo de Saúde e Ecoturismo - Caso: Spa Outeiro de Minas
Com capacidade para hospedar 15 pessoas, o SPA possui piscina, fitness center, hidromassagem ao ar livre, banheiras, sauna, sala de massagens, trilhas para prática de mountain bike, caminhadas, riacho e espaço para realização de eventos. Nesta vivência veremos também como utilizar elementos naturais (água, terra, plantas, fogo, pedras e ar) para restabelecer o equilíbrio físico e emocional, ervas medicinais para chás, banhos, escalda-pés e também o uso das máscaras de argilas medicinais para expulsão de toxinas ocasionadas pela poluição, alimentação inadequada, álcool, fumo e outros.
· Vivência Turística: Interpretação e vivência em turismo
Descida da Ladeira do Bom Jesus do Matozinho
A vivência realizada na Rua do Matozinhos pretende analisar o patrimônio como registro do passado inserido e harmonizado no presente. Tombado como Conjunto Arquitetônico e Paisagístico em 2006, guarda registros arquitetônicos dos séculos XVIII, XIX e XX e suas edificações exemplificam diferentes experiências vivenciadas na Sede de Itabirito.

Nenhum comentário: