30 de setembro de 2007

Reformas de 23 casas estão em processo de acabamento em São Gonçalo


A previsão é de que até o fim de 2007 sejam concluídas as reformas de 50 casas

Das 100 casas na área urbana de São Gonçalo, de famílias contempladas pelo programa de reformas “Minha Nova Casa”, em parceria entre a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo e a Caixa Econômica Federal, 23 estão em processo de acabamento. A previsão é de que até o fim desse ano sejam concluídas as reformas em 50 casas.
Na reforma estão sendo realizadas melhorias nos banheiros, substituição do telhado de amianto por telhas coloniais, reboco interno e externo e pintura em toda a área externa das casas, além de melhoria em toda a parte estrutural das casas.
No programa vêm sendo realizadas constantes reuniões onde são passados para os beneficiários os dados técnicos sobre a obra, e palestras com objetivo de resgatar a auto-estima dessas pessoas. De acordo com a assistente social, Gisele Salvador, vale salientar o esforço das famílias para garantir a totalidade das melhorias nas residências, já que a maioria teve que sair das residências para a realização das obras.
Esse é o caso de Elza Aparecida Basílio Moreira, 43 anos, moradora do Conjunto Popular da rua 5, do bairro Santa Efigênia (Patrimônio), que tinha sua casa bastante deteriorada, com problemas na fundação e de infiltração. “Estou muito feliz, porque quando vinha a chuva a casa toda minava a água. Todas as pessoas da rua viviam com dificuldade. Eu tinha vergonha de trazer as pessoas na minha casa. Estamos vendo o esforço que o Nozinho está fazendo para melhorar a vida das pessoas. Nosso coração está cheio de alegria”, relatou a beneficiária.
Para a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Dalma Helena Barcelos Silva, além da melhoria habitacional, o “Minha Nova Casa” promove a melhoria da auto-estima e do bem-estar das famílias beneficiadas pelo programa.
“A condição de insalubridade e vulnerabilidade que encontramos as famílias era deprimente, muitas delas sem esperança, com doenças respiratórias e psicossomáticas. Hoje, este quadro está mudando. Elas estão fazendo planos de futuro e com auto-estima e orgulho da nova morada. É muito gratificante poder ajudar essas pessoas e ver estampado no rosto de cada uma, a esperança e a confiança traduzida em felicidade, saúde e alto astral. Através do programa Minha Nova Casa, elas terão uma nova vida”, disse a secretária.


Nozinho vai a Brasília buscar mais recursos para a habitação

Na última semana, o prefeito Raimundo Nonato Barcelos, Nozinho, esteve em Brasília onde se reuniu com o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Gomes Sampaio de Freitas, buscando garantir recursos e investimentos em novos projetos habitacionais no município.
“A habitação é uma das prioridades do nosso governo. São 100 casas construídas nas comunidades rurais e agora estamos reformando 100 casas na área urbana em parceria com a Caixa, além da construção de dezenas de residências e mais de 150 reformas com recursos próprios, o que ajuda a melhorar a qualidade de vida das famílias beneficiadas. Agora, estamos buscando mais recursos para dar continuidade em nossos programas de habitação”, disse o prefeito.
Entre outros assuntos, Nozinho pediu ainda que a Caixa dê prioridade à instalação de uma agência bancária na cidade que, inclusive, já estava aprovada pela instituição financeira.O prefeito estava acompanhado pelo assessor especial institucional da Casa Civil, o ex-deputado Ivo José e do secretário municipal e Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio dos Santos.

Nenhum comentário: