19 de março de 2012
Atlimarjom recebe equipamentos com apoio da Prefeitura
A Associação dos Trabalhadores na Limpeza e Material Reciclável de João Monlevade (Atlimarjom) recebeu na tarde dessa terça-feira, 13, máquinas adquiridas por meio de parceria entre a Prefeitura, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos, o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), a Fundação Banco do Brasil e o Instituto Coca Cola. Foram entregues duas prensas, duas balanças digitais e dois trituradores (um para papelão e plástico e outro para vidro).
A existência do Aterro Sanitário, a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Cruzeiro Celeste, além da boa colocação do município no setor ambiental foram fundamentais nos critérios das instituições para a aquisição dos equipamentos.
O prefeito Gustavo Prandini destacou a importância dos equipamentos para a Atlimarjom. “Essas máquinas representam um importante passo na qualidade da coleta seletiva em nosso município. Além disso, diminui o esforço físico dos profissionais”, comentou.
Segundo o secretário de Meio Ambiente do município, Cristiano Vasconcelos, o maquinário faz parte do projeto de consolidação da coleta seletiva do lixo no município e promoção da inclusão socioeconômica dos catadores.
Para Sônia Eliete da Silva, 47, associada há seis meses da Atlimarjom, as máquinas irão contribuir com o trabalho de cada associado. “Vai ajudar bastante e agilizar o nosso serviço”, disse.
Maria de Fátima da Silva, 50, está há três anos na entidade e destaca a parceria com a Prefeitura para o andamento dos trabalhos. Para ela, as máquinas vão agregar valor ao trabalho da entidade. “Isso é muito bom para mim e para todos os associados”, comentou.
A tesoureira da Atlimarjom, Valdete Rosa, explica que a Atlimarjom possui 22 associados. Atualmente, o grupo coleta cerca de 30 toneladas de material como papelão, garrafas pet, latinhas, dentre outros. “Com essas máquinas poderemos aumentar ainda mais nossa produção”, disse.