19 de abril de 2012

Imagem de São Gonçalo do Amarante é restaurada e retorna a Igreja Matriz

                                                         Foto: Grupo Oficina de Restauro
Os fiéis de São Gonçalo do Rio Abaixo vão receber de volta, no sábado (28), a imagem barroca de São Gonçalo do Amarante, padroeiro da cidade. Após sete meses passando por um delicado processo de restauração, o símbolo religioso feito de madeira cedro, está pronto para ser recolocado no altar-mor da Igreja Matriz. De acordo com o pároco de São Gonçalo, padre Fernando dos Santos Andrade, haverá uma cerimônia no sábado (28), às 19h, com uma celebração, bênção à imagem e apresentação do coral Sagrado Coração de Jesus, na Matriz. O padre Fernando ressaltou que quer ver o patrimônio da igreja preservado, já que a cidade conta com um rico acervo religioso. Ele comentou que acompanhou todo o processo de recuperação da imagem do padroeiro e explicou que a Paróquia e a Prefeitura têm um projeto para restaurar o altar e os retábulos da Matriz de acordo com a sua originalidade. Ele irá encaminhar o documento para o Ministério da Cultura assim como para grandes empresas a fim de buscar parcerias e recursos. O objetivo básico da intervenção foi o de devolver à imagem, em sua totalidade, sua leitura original que foi totalmente adulterada por intervenções inadequadas feitas em meados do século XX, com o emprego de espessa camada de tinta a óleo. A restauração foi iniciativa do Padre Fernando e teve patrocínio da empresa Vale. São Gonçalo do Amarante A peça mede 1,20m, 60cm de largura e 39cm de profundidade e é datada do fim do século 18. A autoria da imagem é atribuída ao português Francisco Vieira Servas (1720–1811), responsável ainda pelos altares da Matriz de São Gonçalo. Sob o braço esquerdo, São Gonçalo tem um livro e o cajado está seguro pela mão direita. Um pequeno buraco na base da imagem denota que ali se apoiaria uma viola, que, conforme as lendas em torno da vida de São Gonçalo, simbolizaria o seu espírito festeiro. O restaurador Adriano Ramos, do Grupo Oficina de Restauro, à frente da equipe que cuidou dos trabalhos, ressaltou que o resultado foi muito além das expectativas. “Enquanto fomos restaurando a peça, fomos descobrindo uma pintura original de muito bom gosto, muito bem feita e com detalhes de ouro de muita qualidade.” De acordo com ele, os maiores problemas da peça foram com relação a repintura. Foram retiradas tinta branca da túnica, e preta do manto, que desfiguravam a escultura. Também foram removidas as camadas de repintura que cobriam as carnações (mãos e rosto), a base e o livro. Histórico São Gonçalo do Amarante nasceu no início do século 13, na aldeia de Ariconha, distrito de Guimarães, em Portugal. Filho de nobres, recebeu uma educação exemplar, norteada por um sacerdote. Já adulto, tornou-se também sacerdote e viajou em peregrinações religiosas a Roma, Itália, onde visitou os túmulos de São Pedro e São Paulo. Na sequência, visitou os lugares santos em Jerusalém. Segundo a história, teria recebido uma visita milagrosa da Virgem Maria, que o aconselhou a entrar para o Mosteiro de São Domingos, em Guimarães. As festas de São Gonçalo se destinam à resolução de problemas de casamento de mulheres velhas, esterilidade e colheitas. A dança é feita para se pagar uma promessa ou como recompensa para uma graça alcançada. As celebrações podem ser em qualquer época, dependendo da promessa.