5 de abril de 2014

São Gonçalo é destaque em Minas Gerais no Proalfa

São Gonçalo do Rio Abaixo conquistou índice de proficiência de 651,7 pontos no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa)/2013. Esse foi o melhor desempenho da educação do município desde 2006, quando foi instituído o programa. A média em Minas Gerais no mesmo período é de 568,2 pontos. O Proalfa é um sistema de avaliação desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais para acompanhar os níveis de proficiência dos alunos, ou seja, a capacidade de ler, escrever, interpretar e fazer sínteses de textos. O governo envia as avaliações, o município aplica e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF) consolida os dados. O resultado alcançado pela rede municipal de São Gonçalo comprova que os alunos desenvolveram as habilidades e as competências necessárias durante o processo de alfabetização, algo que fará toda a diferença na trajetória escolar dos estudantes. O Proalfa também apura o percentual do nível de padrão de desempenho. Em 2013, 97,7% dos estudantes são-gonçalenses alcançaram o nível recomendável, enquanto 1,8% ficaram no nível intermediário e 0,6% no nível baixo. A média estadual aponta 79,6% (recomendável), 11,1% (intermediária) e 9,3% (baixo). A secretária de Educação, Glória de Fátima Pessoa (Glorinha), comemora o resultado e avalia que São Gonçalo começa a colher os frutos dos constantes investimentos no setor. “O ótimo desempenho no Proalfa é consequencia dos investimentos em formação continuada dos professores da educação infantil, fundamental I e II e formação de jovens e adultos”. O município já conta com duas unidades de escola integral e a cada ano oferta mais vagas na educação infantil (creche e pré-escola). “Quanto mais tempo o aluno passa na escola, maiores são as chances de melhorar o aprendizado”, explica Glorinha. Estudantes com maior necessidade de atenção recebem atendimento especializado de fonoaudiólogos, psicopedagogos e psicólogos. Atividades em parceria e conscientização dos pais de alunos também contribuem do desempenho dos estudantes são-gonçalenses.

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