11 de novembro de 2008

Alunos de Santa Bárbara serão avaliados na quarta edição do Proava

De 14 a 19 de novembro, cerca de 4100 alunos da educação infantil ao 9º ano da rede municipal de ensino de Santa Bárbara vão participar da quarta edição do Programa de Avaliação das Escolas da Rede Municipal (Proava).
Diferentemente das três edições anteriores, quando todos os alunos foram avaliados em relação às mesmas matérias (português e matemática, em 2005 e 2006, e ciências e história, em 2007), neste ano, as disciplinas serão dividas por séries.
A avaliação da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental será realizada considerando o art. 31 da seção II da LDBEN, mediante atividades contextualizadas e significativas, por meio das quais pode-se observar a evolução das crianças nas quatro Competências Lingüísticas Básicas: falar, escutar, ler e escrever – considerando seu nível de desenvolvimento. E em Matemática, elas serão avaliadas em situações matemáticas significativas em que terão que utilizar seus conhecimentos prévios.
Do 2º ao 5ª ano, os alunos serão avaliados em geografia. Já do 6º ao 9º ano, em geografia, português e matemática.
O intuito do prefeito Toninho Timbira, com esta política, é garantir uma educação de qualidade para toda a população, e manter os bons resultados que o setor vem alcançando.
Em 2007, terceira edição do programa, a média geral do Proava, que avaliou cerca de três mil alunos do 2º ao 9º ano em ciências e história, foi de quase 57%. Em história, a média geral foi de 57,85%. Já em ciências, 55,95%. Este último resultado foi maior do que a média nacional de 34% em ciências, obtida através da Pesquisa Internacional de Educação (PISA), realizada em 2005, mas com resultado divulgado no ano passado.
Em 2006, segunda edição do programa, a média geral, que avaliou estudantes do 2º à 9º ano em português e matemática nas 17 escolas da rede municipal, foi de 66,47%. Do 2º ao 5º ano esse desempenho foi de 70,64%, padrão de países mais avançados do mundo.
Proava – o Programa de Avaliação das Escolas da Rede Municipal (Proava) é um programa de avaliação sistêmica da rede, criado em 2005 para possibilitar que a Secretaria de Educação e as escolas analisem o desempenho de cada aluno em relação à escola, cada escola em relação à rede e a rede em relação ao Estado e ao País, além de fornecer informações que permitem que a própria escola e a administração municipal possam adotar programas e projetos voltados à melhoria da qualidade do ensino.

Nenhum comentário: