6 de novembro de 2008

Gustavo Prandini se encontra com Lula, ministros e parlamentares em Brasília

Foto:Geraldo Magela Ferreira, da assessoria de comunicação do PT nacional

O prefeito eleito de João Monlevade, Gustavo Prandini, cumpriu uma extensa agenda política nos últimos dois dias em Brasília, onde manteve contatos com o presidente Lula, ministros, parlamentares e autoridades do governo federal para garantir investimentos para o município.
Na terça-feira (4), em visita à Câmara dos Deputados, Gustavo Prandini conseguiu obter junto a parlamentares do PV e do PT a inclusão de emendas de, aproximadamente, um milhão de reais no Orçamento Geral da União para 2009. As emendas serão feitas pelos deputados verdes Antônio Roberto e José Fernando e pelos petistas Leonardo Monteiro, Odair Cunha e Maria do Carmo.

Encontro com Lula
Na manhã desta quarta-feira (5), ele participou no Palácio do Planalto da cerimônia de assinatura de decretos alterando os regimentos do Sesc, Senac, Senai e Sesi para abertura de vagas gratuitas no ensino técnico de nível médio, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Após o ato, Prandini agradeceu o presidente Lula pelo apoio durante a campanha eleitoral e o convidou para retornar a Monlevade até o final do seu mandato, uma vez que o presidente esteve por inúmeras vezes na cidade, mas não na condição de chefe da nação. Na ocasião, Lula manifestou a sua alegria pela vitória da aliança entre o PV e o PT na cidade
À tarde, Prandini participou de encontros nos ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Comunicações e do Trabalho, quando expôs os principais projetos que serão implementados pela futura administração de João Monlevade e recebeu de todos os representantes do governo federal a garantia de apoio e de participação nos investimentos que a cidade precisa.
O secretário nacional de Comunicação do PT, Gleber Naime de Paula, acompanhou Gustavo Prandini em todas as atividades da sua agenda política em Brasília.

Saúde
No Ministério da Saúde, Prandini se reuniu com o Dr. Antônio Alves, secretário de Gestão Estratégica e Participativa, quando foi feito um primeiro diagnóstico da situação da saúde em Monlevade.De concreto ficou acertado o apoio do MS à estruturação do Conselho Municipal de Saúde, através da realização de cursos para os conselheiros e cessão de equipamentos de informática. Além disso, Prandini solicitou apoio do ministério na realização de um diagnóstico completo da saúde no município, pois foi detectada uma perda de recursos na área.

Hélio Costa
Gustavo Prandini também foi recebido em audiência pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, que se comprometeu a dar total apoio à sua administração. Costa anunciou durante o encontro uma proposta de parceria com a prefeitura para a implantação de vários telecentros no município já no primeiro ano de governo.

Desenvolvimento Social
Acompanhado por Gleber Naime, Gustavo Prandini foi recebido no Ministério do Desenvolvimento Social pelos representantes das secretarias de Segurança Alimentar e de Assistência Social, Marco Aurélio Loureiro e Simone Albuquerque, respectivamente. Eles fizeram uma explanação ao prefeito eleito a respeito dos programas sociais do governo federal e da situação atual do município, de acordo com os dados do MDS.
Ficou acertado também que o ministério apoiará desde já a equipe de transição de Prandini na formulação do diagnóstico social da cidade e na implementação de vários programas que não existem hoje no município e que o prefeito eleito pretende implantar.

Apoio institucional
Na terça-feira (4), Gustavo Prandini foi recebido no Palácio do Planalto pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci. No encontro, Prandini expôs a Dulci as principais metas da futura administração municipal e pediu o apoio do governo federal, tendo recebido do ministro a garantia de uma boa interlocução entre os dois governos e o interesse do Governo Lula em apoiar e também implementar programas e iniciativas federais em Monlevade.
Durante o dia, Prandini manteve contatos com o titular da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República, Alexandre Padilha, e por membros da sua equipe, entre eles o responsável pelo acompanhamento dos municípios mineiros, Alan Silva. A SAF é o órgão do Ministério de Relações Institucionais que faz a ligação direta do governo federal com os prefeitos em todo o país.
Durante o encontro, a equipe da secretaria fez uma explanação a respeito dos programas e projetos governamentais, metas e obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além de deixar à disposição do prefeito eleito a adesão do município, em parceria com a Caixa Econômica Federal, ao FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social). O município deverá apresentar futuramente um projeto à Caixa para se habilitar ao fundo.
A visita serviu para abrir o primeiro canal de diálogo institucional entre o prefeito eleito e o Palácio do Planalto.

Juventude
Ainda no Palácio do Planalto, Prandini foi recebido pelo secretário nacional de Juventude, Beto Cury. Também participou do encontro José Almir da Silva, assessor responsável pelo acompanhamento dos projetos para a juventude implantados pelo governo Lula em diversos municípios.
Na oportunidade foi aberta a possibilidade de João Monlevade participar do Pro-Jovem Urbano, programa do Governo Federal destinado a jovens com idades entre 18 a 29 anos que não terminaram o ensino fundamental. Os jovens beneficiados pelo Pro-Jovem Urbano recebem uma bolsa mensal para concluir os estudos, além de qualificação técnica.
De acordo com a Secretaria Nacional de Juventude, João Monlevade tem hoje 2.535 jovens nessas condições e foi colocada a possibilidade concreta de se efetivar o programa na cidade.
Prandini esteve ainda no Ministério da Educação, onde foi recebido em audiência por Eliezer Pacheco, secretário de Ensino Profissionalizante do MEC. Ele expôs os projetos da futura administração com relação à criação de cursos profissionalizantes em João Monlevade, que será uma das prioridades para a área da educação, e recebeu do secretário a garantia de apoio por parte do ministério. Segundo o secretário, o encontro com o prefeito eleito simboliza um primeiro passo para o desenvolvimento da futura implantação do CEFET na cidade.

2 comentários:

jeferson disse...

fiquei sabendo que o atual prefeito que acabar com o projeto de quem gasta mesnos agua voltar a para mesmo nao gastando quase nada se isto ocorrer vou divulgar em toda a internet, ate no orkut irei mandar um monte de msns para os jovens via celular para reidivicarem um direito do povo carente.
c.f.s.p

Anônimo disse...

isto e sacanagem a gente vota e ele quer humilhar os pobres.