21 de janeiro de 2011

Visa qualifica membros do Comitê Popular de Combate à Dengue

Foto:Visa
No último sábado, 15, quarenta membros do Comitê Popular de Combate à Dengue participaram de treinamento no auditório Leonardo Diniz (sede da Prefeitura). As coordenadoras da Vigilância em Saúde (Visa), Suélen Cota e Kátia Guimarães, orientaram sobre a forma correta de abordar os moradores, a necessidade de identificação corretamente os focos e exibiram um vídeo que explica o processo de reprodução do mosquito Aedes aegypti.
O projeto de mobilização envolve toda a comunidade no combate aos focos do mosquito transmissor da doença. Ao todo, 160 voluntários estão cadastrados no comitê, dentre eles delegados do Orçamento Participativo (OP), conselheiros municipais, lideranças de bairros, membros de ONG´s e outros órgãos.
De acordo com Suélen Cota, no próximo mês será realizado o “Arrastão de Combate a Dengue’’, quando os membros participarão de caravanas nos bairros para a realização de mutirões de limpeza com a equipe da Prefeitura. Além de conscientizar os moradores com a distribuição de material informativo, o comitê vai identificar focos e disseminar políticas preventivas. Ainda segundo a coordenadora, os integrantes do comitê já estão atuando como facilitadores nos seus bairros e a experiência está sendo positiva.
A Visa reafirma a necessidade de envolvimento da comunidade denunciando sobre a existência de situações que propiciem o desenvolvimento do mosquito e atuando na limpeza das suas casas, já que mais de 80% dos focos do Aedes são encontrados dentro de propriedades particulares e residências. Para denunciar sobre focos do mosquito da dengue e solicitar a visita de um agente, a população pode ligar para o telefone 1520 (sem prefixo) ou 3852-3021 ou enviar email para visa@pmjm.mg.gov.br.

Nenhum comentário: