12 de março de 2013

Prefeitura de Santa Bárbara implanta projeto “Alimentação Saudável” nas escolas da rede municipal


 

Promover saúde e prevenir obesidade infantil. Estes são os objetivos da Prefeitura de Santa Bárbara ao lançar a campanha “Alimentação Saudável na Escola”.

O projeto consiste na conscientização e orientação de pais e alunos sobre os riscos de uma alimentação não saudável, por meio de diversas ações, como reuniões, avaliações antropométricas de alunos e trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

Uma das medidas é orientar os pais sobre a importância do preparo de uma lancheira  saudável. Durante os encontros, é solicitado aos pais que evitem enviar para a escola alimentos como balas, pirulitos, gomas de mascar;  biscoitos recheados; refrigerantes e sucos artificiais; frituras como pastéis e coxinhas; maionese; salgados com salsicha e presuntos/apresuntados; salgadinhos de pacote; pipocas industrializadas e qualquer outro produto com alto teor calórico e com poucos nutrientes e deem preferência à frutas, sucos naturais, pães integrais, biscoitos integrais, bolo sem cobertura e recheio, iogurte e bebidas lácteas.

Além da conscientização dos pais, o tema “Educação nutricional” será trabalhado em sala de aula com os alunos da rede municipal. Haverá também avaliação antropométrica (aferição de peso e altura) de todos os estudantes para avaliação do seu estado nutricional.

A campanha se justifica em estudos que comprovam que o consumo excessivo de alimentos não saudáveis está associado ao risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis, tais como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, câncer e obesidade.

 

Nenhum comentário: