14 de janeiro de 2014

Recadastramento beneficia famílias carentes em São Gonçalo

 
Dezenas de famílias são-gonçalenses já contam com ampliação da renda por meio do recebimento do Bolsa Família. A novidade é fruto de recadastramento promovido pela prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo que atualizou os dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, popularmente conhecido por Cad Único.
Através de mutirão, promovido pela secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, foram visitadas cerca de 2,5 mil famílias do município, a maioria inseridas na zona rural. A Prefeitura contratou temporariamente seis assistentes sociais e 11 entrevistadores para realizar a atividade. Os trabalhos começaram em junho de 2013 e foram concluídos recentemente.
A atualização dos dados permitiu que 58 pessoas, que não contavam com o benefício, passassem a receber o Bolsa Família e a produtora rural, Cinira Alves da Costa, 59 anos, é uma delas. Ela é moradora da localidade de Una onde vive com o marido e três filhos. Por conta da baixa renda familiar, Cinira passou a ter direito ao Bolsa Família no valor de R$70,00.
O trabalho realizado pelo mutirão constatou que Cinira tinha direito ao benefício retroativo e a notícia foi comemorada pela mulher. “Recebi mais de R$ 400,00 de uma só vez e quase paguei todas as minhas dívidas”, comemora.

Recursos municipais
A prefeitura de São Gonçalo também concede uma série de benefícios municipais como o cartão alimentação Vale Mais, assistência judiciária, auxílio natalidade, dentre outros. O Cad Único é utilizado pelo Executivo para a seleção das famílias contempladas, por isso, a importância da atualização do cadastro conforme observa a assistente social, Danielle Maria Alves Vasconcelos. “O recadastramento é muito positivo porque as famílias recebem informações de seus direitos e fornece garantias ao município para se basear em critérios do Governo Federal para conceder benefícios” observa.
A secretaria de Trabalho Social disponibiliza em seu mural a listagem dos beneficiários do programa bolsa família do mês e o órgão conta com um disque denúncia e reclamações através do telefone (31) 3833-5165.

Nenhum comentário: