3 de junho de 2014

Médicos especialistas reforçam sistema de saúde em Santa Bárbara

Mais agilidade na marcação de consultas, comodidade, conforto e economia aos cofres públicos

 

A Prefeitura de Santa Bárbara, através da Secretaria Municipal de Saúde, está contratando médicos especialistas. Das nove vagas ofertadastrês já forampreenchidas por meio do Processo Seletivo Simplificado para admissão de especialistas: duas para cardiologista e uma para dermatologista.

As demais especialidades (cirurgião,ginecologista/obstetra, neurologista, otorrino, pediatra e urologista) serão contratadas através do Consórcio Intermunicipal de Saúde Médio Piracicaba (Cismepi) e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste (Ciscel) para atendimento no município.

A contratação de novos médicos especialistas trará mais agilidade na marcação de consultas, comodidade, confortoe economia aos cofres públicosAntes, todas as demandas eram encaminhadas para o Ciscel, em Itabira. Agora, o paciente poderá fazer sua consulta especializada em Santa Bárbara.

Entre os meses de fevereiro e abril de 2014, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 445 consultas com especialistas e 1.299 exames diversos pelo Ciscel. O total representa aumento de mais de 400% no número de consultas e quase 200% nos exames realizados no mesmo período do ano passado.

Já as consultas feitas através do Sistema Único de Saúde (SUS); Programação Pactuada e Integrada (PPI) epactuação entre entes federados, nesse mesmo período,somam 985. Se comparado com o mesmo período de2013, houve aumento de 578 consultas.

A média de investimentos com transporte (ônibus, Vame taxi) para deslocamento de pacientes para outras cidadesnos meses de fevereiro, março e abril deste ano foi de mais de R$350 mil. Esse transporte continuará disponível caso seja necessário atender uma especialidade que não tenha no município.

Para se consultar com um especialista é preciso encaminhamento de um clínico de um PSF. O agendamento será feito pela Secretaria Municipal de Saúde por ordem de prioridade e classificação de risco. Os exames que puderem ser realizados na região serão encaminhados para os postos de saúde de Santa Bárbara e Barão de Cocais.

Nenhum comentário: