5 de junho de 2014

Preservar o meio ambiente é meta constante em Santa Bárbara


No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste 5 de maio, Santa Bárbara tem motivos para comemorar. APrefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem adotado inúmeras ações de preservação e recuperação de áreas verdes e cursos d’água.

Em parceria com o Instituto Estadual de Floresta (IEF) vêm sendo realizado o projeto “Preserve a água, preserve a vida”que tem o objetivo de realizar o cercamento de nascentes, topo de morros, mata ciliar, reserva legal e recuperação de áreas degradadas.

São cadastradas as nascentes no município e fornecidosmateriais para realizar a proteção física das mesmas, como mourões, grampos e arame. Os proprietários das áreas onde estão localizadas as nascentes são os responsáveis pela mão de obra de execução do cercamento. Em Santa Bárbara, cinco proprietários de terras, que estavam dentro das normas, receberão mourões, arame e grampos para preservar a nascente e assumiram o compromisso de efetuar o cercamentoCinco nascentes serão cercadas, sendo três no distrito de Sumidouro, uma em Brumal e outra em Bateias.

Outra medida desenvolvida em prol do meio ambiente é alimpeza e desobstrução de cursos d’água no perímetro urbano. A ação contribui com o escoamento superficial das águas, principalmente em períodos de chuva, evitando pontos de alagamentos.

Há ainda a que se destacar a evolução da coleta seletiva, que tem desempenhado um trabalho de destaque na cidade, inclusive buscando capacitação constante junto aoCentro Mineiro de Resíduos e Recicláveis (CMRR). Para melhor atender a comunidade o galpão de coleta seletiva vêm sendo ampliando e modernizado.

A Prefeitura também está elaborando o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que vai definir as prioridades de investimentos em serviços, infraestrutura e instalações operacionais para coleta e tratamento de resíduos sólidos, drenagem urbana, abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O plano é o principal instrumento das políticas de saneamento do município. É ele que irá orientar a prestação de serviços, regularização, fiscalização, controle social e sistema de informação para a aplicação de possíveis projetos na área de saneamento. Elaborado pelos técnicos da Prefeitura, com o apoio da sociedade, o PMSB deverá aprovado em audiência pública.

Nenhum comentário: