12 de agosto de 2020

PREFEITURA DE JOÃO MONLEVADE ADERE AO MINAS CONSCIENTE E MAIS COMÉRCIOS SÃO REABERTOS

 

A Prefeitura de João Monlevade decidiu aderir ao Novo Minas Consciente, plano do Governo do Estado com protocolos para a reabertura do comércio. Com essa decisão, João Monlevade pode reabrir todas as atividades até a onda amarela, com consumo no local, dentro dos protocolos do programa do Governo.

 

Destacam-se bares, restaurantes, lanchonetes e clínicas de estética que estavam até então impedidos. Também podem abrir outros segmentos como ensino de esportes, ensino de dança, ensino de artes cênicas, ensino de música, ensino de idiomas, treinamento de informática, treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial e cursos preparatórios para concursos.

 

Todos os outros comércios que já se encontravam com liberação permanecem abertos. No entanto, é necessário que todos os ambientes econômicos abertos tenham ainda mais cuidado para evitar que a cidade retroceda na reabertura, como já ocorreu em outros municípios.

 

Os locais com permissão para funcionar devem seguir os protocolos por segmento. O decreto de adesão do município de João Monlevade ao Plano Minas Consciente e as regras de comportamento contidas no plano estão disponíveis em http://www.pmjm.mg.gov.br/legislacaoView/?id=3509. A lista completa dos locais que podem funcionar pode ser conferida em https://www.mg.gov.br/minasconsciente/empresarios.  

 

Conforme determinação da Justiça, os prefeitos que não seguirem as normas do Estado estão sujeitos a ações penais e cíveis. Dessa forma, quem determina o que deve ser aberto é o Estado. A prefeita Simone Moreira, após reunião com várias entidades, definiu que o município iria aderir à Deliberação 17 do Comitê da Covid-19 e agora ao Plano Minas Consciente. Essas ações permitiram, em cada momento, que mais comércios fossem abertos. Nos próximos 28 dias mais empreendimentos poderão ser abertos. Para isso é muito importante o  envolvimento da população e dos comerciantes, para João Monlevade avançar ainda mais no retorno de suas atividades. 

Nenhum comentário: