24 de fevereiro de 2008

Capela do São Francisco é restaurada em Santa Bárbara


A capela da Arquiconfraria do Cordão do São Francisco, em Santa Bárbara, ganhou novo visual. Através de uma parceria entre a Prefeitura e a Paróquia de Santo Antônio, foi feito um trabalho de restauração dos elementos arquitetônicos que compõem a capela.
Entre as intervenções, que duraram cerca de seis meses, foi feita a recomposição do piso e pintura nas partes internas e externas do monumento.
A restauração da capela, assim como outros monumentos religiosos, faz parte de um programa da atual Administração de recuperação e preservação do patrimônio histórico local. Essa valorização tem elevado a cidade a patamares altíssimos. Neste ano, Santa Bárbara está em segundo lugar em todo o estado em preservação cultural, conseguindo 26 pontos, de acordo com a recente avaliação feita pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA). O município ficou atrás apenas de Mariana, com 35 pontos.
Situada no alto de uma elevação, como a maioria das igrejas mineiras, a Capela da Arquiconfraria do Cordão de São Francisco, construída por volta de 1782, possui um adro e um passeio pavimentado de pedras à frente, ligando a porta principal à escadaria de acesso, também em pedras, como o muro que cerda todo esse adro.
No forro da capela-mor, a pintura mostra o estilo rococó, apresentando muro-parapeito disposto ao longo das laterais, marcado pela presença de balcões. Nos cantos comparecem quatro figuras de santos da ordem franciscana: Santo Antônio, São Pedro de Alcântara, São Bernardo de Siena e São Boaventura. Ao centro, sobre superfície branca, visão emoldurada por nuvem e cabeças de anjos, onde São Francisco de joelhos recebe as estigmas de Cristo no monte Alverne. O arco-cruzeiros apresenta no coroamento tarja recortada e pintada (representação das chagas de Cristo) e duas imagens de Roca de São Francisco.
A Capela está localizada na Rua São Francisco, s/nº, no bairro de mesmo nome, numa saída alternativa para Belo Horizonte. Para visitação recomenda-se agendamento prévio. Nesta igreja encontram-se poucas imagens, a maioria delas foram roubadas.

Nenhum comentário: