24 de fevereiro de 2008

Turistas deixam sugestões para melhoria de Santa Bárbara

“Santa Bárbara está cada vez mais bonita e melhor em todos os aspectos. Passar carnaval por aqui já é tradição”, afirmou Lúcia Tozo, que veio do Espírito Santo.
Além de Lúcia, diversos outros turistas estiveram em Santa Bárbara dos dias 01º a 05 de fevereiro. Muitos deles deixaram suas contribuições para melhorar a cidade, ao responder os questionários distribuídos nos meios de hospedagem, de alimentação e pontos turísticos. A intenção da Prefeitura é a de conhecer o perfil de quem vem ao município e também para colher sugestões e comentários.
O questionário foi composto por dados como nome, cidade de origem, dias de permanência em Santa Bárbara, previsão de gastos e um campo para sugestões. “Essas informações servem para realizarmos melhorias no setor turístico em Santa Bárbara”, afirma o secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Sérgio Pessoa Magalhães.
“Estamos trabalhando para receber mais e melhor os nossos visitantes. O turismo tem contribuído para o desenvolvimento de muitas cidades e diversas ações já estão sendo realizadas para que Santa Bárbara seja um dos melhores destinos para estes turistas. Entre as ações, estamos restaurando importantes prédios públicos, como a antiga cadeia, que será o Centro de Informação e Apoio ao Turista e o Museu Antoniano; Estação Ferroviária, que abrigará o Centro de Desenvolvimento do Artesanato e o Museu da Ferrovia. Além desses, já entregamos a Escola de Música - Estação da Música e a Casa do Mel”, destaca o prefeito Toninho Timbira.
Para receber bem todos esses turistas e os que vêem à cidade freqüentemente, Santa Bárbara conta hoje com uma ampla rede de hospedagem e alimentação. São hotéis e pousadas com diárias que variam de R$ 25,00 a R$ 70,00 por pessoa, em quarto single. A rede tem cerca de 600 leitos.
Roteiros - Durante o carnaval, os visitantes também puderam aproveitar Santa Bárbara para mergulhar na história, através dos passeios monitorados pelo Centro Histórico e em Brumal.
No primeiro roteiro – Centro Histórico – o visitante percorre, durante aproximadamente 50 minutos, por diversos prédios históricos da cidade. Com condutores treinados, a saída acontece na Casa da Cultura. Não são cobradas taxas nem pelo serviço de condução, nem pela entrada nos prédios históricos. O roteiro passa pela casa onde nasceu o Ministro Walfrido Mares Guia, o Hotel Quadrado, primeiro meio de hospedagem da cidade, a Prefeitura, que abrigou a oficina de Mestre Athayde, a antiga cadeia e a Igreja Matriz de Santo Antônio, maior patrimônio histórico e artístico de Santa Bárbara.
Outra opção é o roteiro Histórias de Brumal. Nele, o visitante faz um passeio de 50 minutos pelo bucólico distrito que deu origem à cidade, em 1704. Os condutores são gratuitos e estão à disposição todos os finais de semana, das 13 às 17 horas, na sede da Associação Comunitária, no largo da Igreja de Santo Amaro. Durante o passeio, o turista conhece as histórias, lendas e casos contados por moradores. O roteiro também inclui uma visita à casa de um artesão e ao interior da igreja de Santo Amaro, onde é possível conhecer os detalhes desta verdadeira obra de arte da primeira fase do barroco mineiro.
Outro programa imperdível é a visita ao Santuário do Caraça. A entrada é realizada pelo belíssimo distrito de Sumidouro, com seus ricos artesanatos e uma deliciosa variedade de quitutes caseiros, feitos pelos próprios moradores.

Nenhum comentário: