2 de outubro de 2008

Pesquisa DataFato sobre investigação

Suspeita de fraudeA Justiça Eleitoral determinou a abertura de inquérito policial contra o Instituto DataFato Ltda, por suspeita de fraude em pesquisa realizada em São Gonçalo. A sentença foi emitida no dia 22 de setembro,pela Juíza Eleitoral da Comarca de Santa Bárbara, Myrna Fabiana Monteiro Souto, que aceitou a denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE) da mesma comarca.
No dia 19 de setembro, o MPE havia entrado na Justiça Eleitoral com a denúncia solicitando a instauração de inquérito. De acordo com a acusação do promotor Bruno Guerra de Oliveira, a pesquisa apresenta várias irregularidades. Entre elas, a mais grave é a discrepância entre o número de entrevistados registrados pela pesquisa, e o número de questionários preenchidos. O Instituto informou que foram ouvidos 300 eleitores. Mais tarde o Instituto teria alterado a informação alegando que foram 305 entrevistados. No entanto, ao juntar as fichas, contabiliza-se 317 entrevistas.
Durante o fim de semana, após analisar os documentos, a Justiça julgou procedente os pedidos do promotor. A juíza Myrna Souto, não só solicitou a instauração de inquérito policial, como também a interrupção de qualquer forma de divulgação dos dados da pesquisa no município são-gonçalense. "Cumpre salientar que aqui estão sendo apontadas apenas irregularidades, não se podendo, por ora, afirmar a ocorrência de fraude na pesquisa eleitoral, o que deve ser mais bem analisado em Inquérito Policial próprio." dispara.
A Justiça ainda determinou que o Instituto promova nova pesquisa com a correção das irregularidades. A juíza aponta dúvidas em relação à checagem dos dados coletados pelos pesquisadores, coleta de dados por pesquisador não identificado e indefinição no número de pessoas entrevistadas. Diante disso, Myrna Souto solicita que além de realizar uma pesquisa com as irregularidades corrigidas, a mesma deve ser veiculada no mesmo espaço, local, horário, página, caracteres e outros elementos em destaque em que a primeira pesquisa foi divulgada.

Nenhum comentário: