8 de outubro de 2008

Vale inaugura unidade móvel para treinar maquinistas em todo o Brasil

A Vale inaugura nesta quarta-feira, dia 8, sua primeira unidade móvel de treinamento. O Valer Móvel é uma carreta adaptada pela Valer, área de educação da Vale, que vai percorrer cerca de 1.200 quilômetros por ano levando treinamentos a 500 maquinistas até dezembro de 2009. A inauguração será em Paulínia, (SP).
Com o Valer Móvel, o objetivo da Vale é que todos os maquinistas sejam treinados, aumentando ainda mais a segurança das operações ferroviárias. Os primeiros beneficiados serão 44 maquinistas da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), controlada da Vale, baseados em São Paulo. A carreta está em Paulínia, onde os empregados passarão por uma reciclagem, reforçando conceitos e práticas de segurança, como frenagens de emergência, velocidades, além de mecânica elétrica e o Regulamento de Operações Ferroviárias. Em seguida a carreta vai para Uberaba. Até dezembro de 2009, o Vale Móvel passará por Araguari, Ibia, Divinópolis, Montes Claros, Brumado, Alagoinhas e Divinópolis.

A Valer tem uma meta agressiva de treinamentos com o Valer Móvel. Serão oito turmas por semana, totalizando 320 maquinistas por ano apenas no módulo de fundamentos da operação. Com a unidade móvel, a Vale aumenta sua capacidade de treinamentos, facilitando o acesso de todos os empregados aos cursos oferecidos pela Valer. "Além do fator motivacional das equipes treinadas, o Valer Móvel vai gerar maior disseminação do conhecimento e isso resultará em ganhos na segurança operacional, melhoria na condução de trens com eficiência energética, aumento da vida útil de componentes de locomotivas e vagões e maior integração", avalia Washington Ferreira, Gerente de Identidade da Valer.

Apesar de os primeiros beneficados serem os maquinistas e outros empregados ligados às operações ferroviárias, o Valer Móvel não proporcionará ganhos apenas para o setor de logística da Vale. A unidade móvel irá proporcionar economia de cerca de R$ 250 mil por ano, com a diminuição do tempo que os profissionais têm que ficar fora da escala de trabalho por causa dos treinamentos, bem como com a redução de custos com deslocamentos e hospedagens.

Equipamentos do Valer Móvel:


1. Dois simuladores de trem em tempo real
2. Quinze computadores
3. Sistema audio visual com projetores, som e DVD
4. Sistema de ar condicionado
5. Material didático: livros e apostilas

Sobre a Valer - Educação Vale

Criada em junho de 2003, a Valer é resultado de um reposicionamento da empresa, que gerou um novo modelo de governança corporativa e deu foco à necessidade de implementar ações de educação corporativa capazes de agregar valor ao negócio. Por meio da área de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional, a Valer cria condições para atrair, desenvolver e reter talentos, dando suporte às estratégias da Vale. Nos últimos anos, a Valer investiu na infraestrutura de centros de formação profissional em Minas Gerais, Pará, Espírito Santo e Maranhão, além de convênios com instituições para formação profissional de nível técnico e superior. Os investimentos da Valer em treinamentos proporcionaram cerca de 118 horas de ações de desenvolvimento por empregado, quase o dobro do que é praticado pelo mercado, de acordo com a Pesquisa Brasileira de Gestão do Capital Humano.

Seu currículo de formação, que inclui cursos presenciais e on-line, workshops, congressos e seminários, e muitas outras ações de desenvolvimento, é elaborado com base nos mapeamentos de competências. Atualmente, o trabalho da Valer é orientado para os segmentos de Cidadania Corporativa, Educação Básica e Formação Profissional, Especialização Técnica e Gestão e Liderança. Toda essa cadeia de aprendizagem está alinhada aos novos conceitos da educação contemporânea: incentivo a uma assimilação crítica e dinâmica dos conhecimentos por meio de modernos métodos pedagógicos, recursos didáticos lúdicos e inovadores, e parcerias com centros de formação profissional e de pesquisas do Brasil e no exterior.

Nenhum comentário: