23 de setembro de 2006

Morre aos 84 anos Dom Mário Texeira Gurgel


Internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) há pelo menos 20 dias o Bispo Emérito da Diocese Itabira/Coronel Fabriciano morreu por volta das 11 horas do dia 16 de setembro.
Depois de passar dois meses e meio em tratamento no hospital Vila da Serra em Belo Horizonte e no hospital Nossa Senhora das Dores em Itabira, Dom Mário não se alimentava regularmente nos últimos dois dias e tomava apenas soro através de uma sonda. De acordo com o HNSD a causa da morte de Dom Mário teria sido uma infecção generalizada e hemorragia interna.
Seu corpo foi velado e sepultado na cripta da Catedral Nossa Senhora do Rosário, em Itabira, cidade onde Dom Mário passou 35 anos de sua vida. O ritual de encomendação e missa de corpo presente foi presidida por Dom Odilom, seguida de homenagens a Dom Mário Texeira Gurgel.
História
Nascido em 22 de outubro de 1921, Jésus Teixeira Gurgel era cearense da cidade de Iguatu e realizou sua profissão religiosa em 2 de fevereiro de 1938 (Congressão Salvatoriana); ordenou-se padre em 1944 (29 de junho), no Rio de Janeiro e realizou ordenação episcopal em 14 de maio de 1967.
Em Itabira desde 1971, Dom Mário realizou diversos trabalhos de catequese, evangelização, além de colaborar e realizar inúmeras ações sociais. Dom Mário participou da implantação da Gráfica Diocesana no município, participou da construção de vários seminários em Itabira e região, teve participação importantíssima na criação da Fundação Itabirana de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), Pastoral da Criança, assim como esteve à frente da administração do Hospital Nossa Senhora das Dores.

Nenhum comentário: