23 de setembro de 2006

RPG Dra. Priscila Alves Madeira Fisioterapeuta da Fisiovida

Numa época em que se valoriza cada vez mais o corpo delineado, manter a coluna ereta pode parecer apenas uma preocupação estética. O que pouca gente sabe, mas que os especialistas não cansam de repetir, que cuidar da postura pode ser a solução de problemas como uma simples dor de cabeça ou uma dolorida tendinite. E métodos para colocar tudo no lugar não faltam, como a RPG.
A RPG, Reeducação Postural Global é uma técnica revolucionaria , utilizada exclusivamente por fisioterapeutas. A RPG é usada para resolver disfunções do músculo-esquelético que trata o individuo e não a doença.Podendo ser indicada para pessoas de todas as idades, age contra dores lombares,dorsais e cervicais, lesões por esforços repetitivos (LER), desvio de coluna, dos pés e dos joelhos, enxaquecas,bursites, torcicolos e hérnias de disco. É utilizada também para proteger contra processos degenerativos articulares.Em crianças e jovens previne as conseqüências da má postura.
Não se trata apenas o local onde há dor e sim todo o corpo. Atualmente existem cerca de 3 mil RPGistas, Fisioterapeutas que utilizam RPG, no Brasil.Baseia-se em um trabalho corporal ativo,que utiliza posições, onde o corpo inteiro é colocado em estreitamento máximo.Realiza um trabalho de alongamento e relaxamento muscular.Estimula a respiração adequada do paciente para aliviar a dor.O método tem a vantagem de que a cada sessão os músculos se ampliam e não voltam a posição incorreta. O segredo esta na postura corporal que mantém o eixo do corpo em equilíbrio. Os resultados aparecem geralmente na 10ª sessão e alcançam sucesso em até 90% dos casos
Quando o paciente é submetido aos cuidados de um profissional qualificado, entre outras disfunções, ele pode corrigir postura, resolver problemas crônicos de coluna, tonificar os músculos, melhorar a asma e bronquite e crescer de 2 à 3 cm com a recolocação dos músculos no lugar correto. Enfim a RPG une conceito de individualidade, as pessoas não são iguais, causalidade, busca as causas dos sintomas, e globalidade, trata o paciente como um todo não a doença.

Nenhum comentário: