26 de outubro de 2007

Emater realiza cursos de capacitação em fruticultura e segurança alimentar em Santa Bárbara

Através de uma parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) de Minas Gerais ofereceu dois cursos de fruticultura para as comunidades da cidade e um sobre segurança alimentar e processamento de produtos de mel.
Um curso de fruticultura foi realizado nos dias 9 e 10 de outubro, na Casa do Mel e foi destinado a agricultores familiares do município. Cerca de 15 pessoas participaram da capacitação.
Já o segundo, através de um Dia de Campo, foi promovido no dia 13 de outubro, com produtores dos distritos de André do Mato Dentro e Cruz dos Peixotos. Na ocasião, cerca de 20 pessoas participaram do treinamento prático, que foi dado pelo engenheiro agrônomo da Emater, Edson Custódio da Silva.
Segundo Edson, o principal objetivo dos cursos foi a capacitação dos agricultores para que eles pudessem melhorar seus pomares, produzindo frutas de boa qualidade no município. “Eles aprenderam o planejamento, implantação e manejo de pomar, utilização de frutas na alimentação, comercialização de excedentes, bem como sobre noção sobre segurança alimentar”, destacou.
O curso de segurança alimentar e processamento de produtos do mel foi ministrado pela extensionista em bem-estar social da Emater, Cristiane Perdigão, nos dias 8 e 9 outubro, também na Casa do Mel.
A capacitação foi destinada à comunidade em geral e teve como principal objetivo a qualificação na área de segurança alimentar e nutricional, voltada para o processamento de mel. Na ocasião, 12 pessoas foram capacitadas. “O curso serviu para agregar valor ao mel. Nós fizemos bolo de mel, torrone, torta de mel, torta com aveia e pedaços de mel”, explicou Cristiane.
Esses cursos fazem parte do programa de qualificação de mão-de-obra do Minas sem Fome, projeto do Governo Estadual em parceria com as prefeituras.

Nenhum comentário: