26 de outubro de 2007

Prefeitura de Santa Bárbara garante qualidade do leite vendido na cidade com aquisição de laticínio


A Prefeitura de Santa Bárbara adquiriu, na última semana, o antigo Laticínio Serra Verde, localizado no bairro São Bernardo. A medida tem como principal objetivo pasteurizar o leite in natura, que é vendido de porta em porta ou em comércios da cidade, já que a Vigilância Sanitária proíbe a comercialização do produto sem pasteurização.
Segundo o secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Sérgio Pessoa Magalhães, com a aquisição do laticínio, a atual Administração vai promover a saúde e manter a sustentabilidade dos pequenos produtores de leite e vendedores. “É um programa com responsabilidade social e ambiental de forma sustentável”, destaca Sérgio.
Atualmente, aproximadamente 12 pequenos produtores e vendedores vivem dessa atividade no município. Cerca de mil litros de leite são vendidos por dia.
“Estamos visando não só a qualidade do leite que chegará aos santabarbarenses, como a saúde dos mesmos. O leite pasteurizado ajuda a evitar doenças causadas por possíveis contaminações por bactérias. Essa é mais uma medida de prevenção. Já na questão econômica, nossos pequenos produtores serão beneficiados, pois terão mais condições de comercializar um produto de qualidade e com durabilidade maior”, reforça o prefeito Toninho Timbira.
Além disso, a ação vai beneficiar à população carente, já que em contrapartida à pasteurização, a Prefeitura ficará com 10% do leite, que serão distribuídos em programas sociais do município, como os Centros Sociais, que oferecem almoço e lanche para cerca de 560 crianças.Pasteurização – A pasteurização é empregada para garantir ao consumidor um leite seguro, isento de microrganismos que podem causar doenças no homem. O processo ajuda ainda a reduzir a carga bacteriana do leite; a prolongar a vida-de-prateleira do leite e derivados; e a beneficiar a tecnologia e qualidade dos laticínios.

Nenhum comentário: