8 de outubro de 2007

Santa Bárbara concede prêmio a profissionais da educação por bons resultados no Proava

A Prefeitura de Santa Bárbara dá mais um passo à frente no crescimento da Educação. Como sabe que a qualidade do setor está atrelada ao rendimento dos alunos, adotou uma medida inovadora, premiando os profissionais da rede municipal de ensino com um valor em dinheiro.
A recompensa será condicionada ao desempenho alcançado em cada edição do Proava (Programa de Avaliação das Escolas da Rede Municipal). Segundo o prefeito Toninho Timbira, os profissionais poderão receber até 20% do salário bruto anual de acordo com o desempenho dos alunos de cada professor.
A premiação do coordenador pedagógico será concedida segundo o desempenho avaliado pela média das turmas submetidas à sua coordenação. Já o diretor escolar, de acordo com a média de todas as turmas da Escola.
I - de 60 até 65 pontos: 5% do vencimento bruto anual acumulado, incluído a contagem do 13º salário;
II – mais de 65 até 70 pontos: 10% do vencimento bruto anual acumulado, incluído a contagem do 13º salário;
III – mais de 70 até 80 pontos: 15% do vencimento bruto anual acumulado, incluído a contagem do 13º salário;
IV – mais de 80 pontos: 20% do vencimento bruto anual acumulado, incluído a contagem do 13º salário.
A intenção da medida é estimular os profissionais para que os níveis da educação possam crescer gradativamente. Por isso, o Proava é realizado por uma consultoria especializada, capaz de avaliar tecnicamente o nível de cada aluno, de cada escola e da educação municipal como um todo. “Queremos que nossos professores, diretores e coordenadores pedagógicos se esforcem para garantir uma educação de qualidade em Santa Bárbara. E nós estamos conseguindo medir isso através do Proava. Temos obtidos resultados excelentes nestas duas edições do Programa. Mostra que estamos no caminho certo, mas que precisamos continuar trabalhando para crescer mais”, destaca Toninho Timbira.
O Proava (Programa de Avaliação das Escolas da Rede Municipal) é um programa de avaliação sistêmica da rede, criado em 2005 para possibilitar que a Secretaria de Educação e as escolas analisem o desempenho de cada aluno em relação à escola, cada escola em relação à rede e a rede em relação ao Estado e País, além de fornecer informações que permitem que a própria escola e a administração municipal possam adotar programas e projetos voltados à melhoria da qualidade do ensino. Em 2006, segunda edição do programa, a média geral do Proava, que avaliou estudantes da 1ª à 8ª séries em português e matemática nas 17 escolas da rede municipal, foi de 66,47%. Da 1ª a 4ª séries esse desempenho foi de 70,48%, padrão de países mais avançados do mundo.

Nenhum comentário: