3 de outubro de 2007

III Fórum de Educação promove a integração dos profissionais da educação


Cerca de 350 pessoas entre professores e alunos universitários participaram do III Fórum de Educação de São Gonçalo do Rio Abaixo. Realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, o evento teve como tema: “Educação e Transformação: Um outro mundo é possível”, e aconteceu entre os dias 26 e 28, com o objetivo de reunir os profissionais de educação do município com a finalidade de proporcionar a reflexão e treinamento para melhoria das práticas pedagógicas.
O Fórum de Educação contou com as palestras: “Em Busca de Si Mesmo”, ministrada pelo Cirurgião Plástico, Biosteticista e Biotanatólogo, Evaldo D´Assumpção, na quarta-feira (26) e “Para que as nossas estórias também tenham um final feliz”, proferida por Roberto de Freitas, reconhecido no Brasil, Europa e África por sua pesquisa e registrar histórias e cantigas da tradição oral brasileira, na sexta-feira (28). As palestras foram realizadas no auditório do Centro Cultural.
Na quinta-feira, professores e estudantes universitários participaram de oficinas e workshops para a capacitação com os temas: “Relações Interpessoais no Trabalho”, “Inteligências Múltiplas”, “Dinâmicas nas Escolas”, “Métodos e Processos de Alfabetizar” e “Ginástica Olímpica”, todas na Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac).
Segundo a secretária de Educação, Glória Pessoa, os temas foram escolhidos para trabalhar a auto-estima dos profissionais. “As palestras levaram os profissionais a refletirem sobre si mesmo. O professor tem que estar bem com ele mesmo para poder lidar com as pessoas, principalmente as crianças, e transmitir o seu conhecimento”.
De acordo com ela, devido ao sistema municipal de ensino lidar principalmente com crianças, o Fórum trabalhou com o ludismo. “As professoras aprenderam a trabalhar com as estórias, para fazer da aula uma atividade mais prazerosa”, disse Glória Pessoa.De acordo com o prefeito Raimundo Nonato Barcelos, Nozinho, a área da educação em São Gonçalo deu um grande salto em relação aos últimos anos. “Hoje, o número de alunos matriculados na rede municipal é quase o triplo do que encontramos há cerca de três anos. Reformamos escolas, implantamos a faculdade, estamos construindo a Escola de Tempo Integral e promovendo a capacitação dos nossos professores, para melhorar ainda mais a qualidade de ensino no município”. Nozinho salientou ainda a instalação da unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) no município, que em breve beneficiará os jovens com o ensino técnico.

Nenhum comentário: