2 de dezembro de 2009

Vale apresenta seus projetos no exterior para fornecedores

A Vale realiza na próxima quinta-feira (3/12), às 13h, na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o workshop "Conhecendo os projetos internacionais da Vale e as ferramentas de apoio à internacionalização". O objetivo do evento é apoiar o desenvolvimento de parcerias entre os fornecedores brasileiros da Vale e as empresas que atuam nos outros países onde a mineradora possui empreendimentos.

No evento, os cerca de 200 participantes terão acesso a informações sobre os projetos de investimentos e operações da Vale na Argentina, Colômbia, Moçambique, Omã e Peru, além de ferramentas e produtos para apoio à indústria e exportação, disponibilizadas pela Confederação Internacional da Indústria (CNI), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outras instituições.

Para o coordenador técnico do programa na Fiemg, Boris Macedo, a iniciativa da Vale ajuda a promover novos negócios. "Este contato com os projetos no exterior de uma empresa como a Vale é uma oportunidade para a realização de parcerias e pode ser o início de um processo de exportação para os pequenos empresários do estado", diz.

Além de dados gerais dos empreendimentos da Vale como investimento, tipo de produto e período de implementação, os participantes terão acesso, também, a informações mais específicas como categorias de fornecimento, oportunidades, fornecedores que já atuam nestes países, programas locais de estímulo aos fornecedores e critérios para cadastro de fornecedores.

Um dos palestrantes do evento será Roberto Figueiras, gerente de suprimentos da Vale em Omã, onde a mineradora está desenvolvendo uma planta e um centro de distribuição de pelotas. "Eu vou mostrar algumas experiências boas que fizemos com fornecedores locais omanis e apontar onde há espaço para sinergias entre empresas do Brasil e de Omã", explica. "Também vou falar sobre as leis locais, impostos e os costumes do país, que são bem diferentes dos nossos".

Na abertura do workshop de internacionalização serão apresentados cases de sucesso no estado. Logo após, a Vale apresentará o Programa Inove, que tem como objetivo promover o desenvolvimento dos fornecedores regionais da empresa por meio da integração com entidades de classe, órgãos do governo, instituições de ensino, financeiras e grandes empresas. Em seguida, serão abordadas as operações e as especificidades dos empreendimentos internacionais da empresa e as ferramentas e os produtos para apoio à indústria e à exportação. Para encerrar as atividades do evento será promovido um debate.

Programa Inove

Para estimular o desenvolvimento da economia das regiões onde atua, a Vale lançou o Inove, iniciativa que conta com várias frentes de incentivo aos pequenos e médios fornecedores. O programa conta com ações educacionais, linhas de crédito e incentivo à realização de negócios. O financiamento é realizado com taxas mais competitivas, graças a um convênio feito entre a mineradora e instituições bancárias como o Bradesco e o Banco do Brasil. Em 10 meses de operação, o Inove viabilizou cerca de R$ 50 milhões em financiamento e crédito e obteve a participação de 900 usuários nos primeiros 18 cursos on line.

Serviço:

Evento: Workshop "Conhecendo os projetos internacionais da Vale e as ferramentas de apoio à internacionalização"

Data: Quinta-Feira (3/12)

Horário: 13h às 18h15min

Endereço: Av. do Contorno, nº 4.520, Funcionários, Belo Horizonte

Nenhum comentário: