A Vale informa que celebrou contrato referente à aquisição de 37,4% do capital da Tecnored Desenvolvimento Tecnológico S.A. (atual denominação de Tecno-Logos Desenvolvimento Tecnológico S.A.) por R$ 80,0 milhões. O BNDES e a Logos Tecnocom S.A. já participam do capital da Tecnored e, com o ingresso da Vale, passarão a deter, respectivamente, 31,8% e 30,8% de tal sociedade. A referida aquisição será concluída nos próximos dias.
A Tecnored é uma empresa que desenvolve processos tecnológicos inovadores nas áreas de metalurgia e mineração. Ela é detentora do processo Tecnored, uma tecnologia metalúrgica inovadora para produção de ferro e ligas ferrosas com baixo custo de investimento e operação. Esta tecnologia se enquadra nas chamadas novas tecnologias de produção de ferro primário e vem sendo desenvolvida no Brasil desde a década de 80. A sua planta de demonstração, localizada em Pindamonhangaba, está em estágio final de implantação.
A Tecnored apresenta boas perspectivas em termos de competitividade e sustentabilidade ambiental, quando comparada tanto com a rota tradicional de alto-forno, quanto com as tecnologias de produção de ferro primário ora em desenvolvimento. Isso se deve ao fato de que esta nova tecnologia dispensa a necessidade de unidades de coqueria e sinterização. Dentre as suas principais características estão a utilização de minério de ferro e carvão em forma de finos, design modular, alta eficiência energética, além de flexibilidade operacional com maior facilidade para desligar e reiniciar o forno.
A Vale se associa ao projeto com o intuito de apoiar o desenvolvimento desta tecnologia nacional, que, caso se viabilize, pode se transformar em vetor de atração de projetos siderúrgicos para o Brasil, contribuindo para o aumento de vendas de minério de ferro, bem como para o desenvolvimento do parque siderúrgico nacional. O sucesso dessa tecnologia permitirá agregação de valor até o estágio de ferro-gusa, enriquecendo o portfólio de produtos da Vale para seus clientes siderurgistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário