Os empregados da Vale estão preparando centenas de ações para comemorar o Dia V 2009, no próximo domingo, dia 6 de dezembro. Em Minas Gerais, a solidariedade dos empregados da empresa chegará a 12 municípios.
O Trem da Vale, composição de uso turístico que liga Mariana a Ouro Preto, entrará no clima de Dia V, com atividades nas duas estações e no interior do trem. A programação inclui brincadeiras com crianças, lanches, guloseimas e Papai Noel distribuindo presentes.
Outro grupo de voluntários está organizando um mutirão de reparos na escola Santa Godoy, em Mariana. Os voluntários vão promover um café da manhã com idosos de dois asilos da cidade, além de manhã recreativa com crianças de quatro bairros.
Em Congonhas haverá plantio de mudas de árvores, caminhada ecológica e arrecadação de roupas e alimentos, além da conclusão de algumas construções e reformas. Dona Alice, uma viúva de 67 anos que vive em situação precária com seu filho portador da Síndrome de Down, verá concluída sua casa nova, que está sendo construída pelos voluntários. O mesmo acontecerá no Projeto Reciclando Vidas, onde os voluntários vão terminar a reforma de banheiros, com a colocação de pisos e louças sanitárias. O projeto atende cerca de 130 crianças e adolescentes do bairro Murtinho e região.
Em Brumadinho, o Dia V será na Quadra Municipal de Esportes. As ações incluem atendimento jurídico, emissão de documentos, palestras, apresentação de grupos musicais, distribuição de mudas frutíferas, cadastramento de doadores de medula óssea e atividades com crianças.
Já em Ouro Preto haverá mutirão de reparos no Asilo São Vicente de Paula, além de atividades com os idosos: show musical, corte de cabelo, manicure, palestras sobre saúde e bem estar e distribuição de lanches.
Os Voluntários Vale de Barbacena vão organizar um Bazar Solidário, para venda de roupas e bijuterias, com o propósito de arrecadar fundos para instituições locais.
Em Itabira, os voluntários realizarão atividades artísticas, culturais e sociais na Praça do Areão. Além disso, haverá entrega de brinquedos pelos grupos de ação de Itabira para compor uma brinquedoteca nas creches municipais. O asilo Lar de Ozanam também contará com apresentações culturais, corte de cabelo, manicure e um almoço especial.
Em Belo Horizonte, os voluntários unirão esforços e, neste Dia V, farão serviços de reparos e pintura nos muros da Creche Lar da Esperança, que atende 132 crianças, no bairro Cristais, em Nova Lima. Os empregados Vale também participarão de mais ações voluntárias em parceria com outras redes locais e com a Fiemg.
Os Voluntários Vale de Minas Gerais estarão engajados no Dia V também em São Gonçalo do Rio Abaixo, Rio Piracicaba, Antônio Dias, Conselheiro Lafaiete, Nova Lima e Itabirito.
No evento do ano passado, os voluntários ligados ao Comitê Voluntários Vale realizaram em Minas 159 ações sociais, envolvendo cerca de 3,4 mil voluntários e beneficiando aproximadamente 28 mil pessoas. Ao longo do ano, 23 redes de voluntariado realizando diversas ações nas áreas de assistência social, educação, cultura, lazer e preservação ambiental.
O público beneficiado - em 29 cidades distribuídas por nove estados do país - é bem diversificado, possibilitando a mobilização de voluntários que atuam em diferentes áreas. A participação é aberta a todos os empregados, por meio da integração às ações preparadas pelo Programa Voluntários Vale.
O Programa Voluntários Vale foi criado pela Fundação Vale para estimular e apoiar ações dos empregados da empresa em prol das comunidades próximas das áreas onde atua. O Comitê atua também nos estados do Rio de Janeiro, Pará, Maranhão, Sergipe, Piauí, Bahia, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
Dia V
Este ano será a nona edição do Dia V, que nasceu em Minas Gerais por iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), com a participação da Vale e de outras grandes empresas do Estado. A partir de 2004, o Dia V foi estendido pela Vale a outros estados do Brasil, sendo que em 2008 a Vale realizou o evento em Puerto Rico, no Peru, e em Soweto, na África do Sul, além de Moçambique. Este ano, o Dia V acontece nas cidades de Tete e Maputo, em Moçambique, e no município de Sechura, no Perú.
Nenhum comentário:
Postar um comentário