30 de junho de 2011

Câmara presta homenagem ao Senhor Pedrinho

Foto: Divulgação
A Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo irá homenagear na próxima semana, dia 08 de julho, o senhor Pedro Dias Bicalho Filho, o Sr. Pedrinho.

O título de Honra ao Mérito será entregue em reunião solene, as 19 horas, no Plenário Raimundo Pessoa Costa, em reconhecimento do povo de São Gonçalo pelo exemplo de vida do Sr. Pedrinho e pelos relevantes serviços prestados com dedicação à nossa cidade. O projeto é de autoria de vereador José Márcio Moreira Bicalho Filho.

Pedro Dias Bicalho Filho

O senhor Pedro Dias Bicalho Filho nasceu em Santa Rita de pacas, Distrito de Santa Bárbara, hoje São Gonçalo do Rio Abaixo, em 17 de julho de 1911. Filho de Pedro Dias Bicalho e Lucinda Soares Fonseca.

Fez o curso primário na Escola Municipal em Santa Rita de Pacas. Até os 14 anos, trabalhava nos afazeres da fazenda, ajudando seu pai. Dos 14 aos 21 anos, foi trabalhar com seu irmão Gentil, como balconista de venda.

Em 1934 casou-se com Ruth Pessoa Bicalho, com quem teve 05 filhos, mudando para Imbiruçu (São Gonçalo). Após um ano, mudou-se para as Bateias, onde montou um comércio.

Em 03 de maio de 1940 mudou-se para Santa Rita de Pacas, a pedido de seu pai, para ajudá-lo. A partir de 1943 até os dias de hoje, ficou responsável pela manutenção da Igreja Santa Rita de Cássia, na comunidade de Pacas, conforme documento assinado pelo seu pai e com o “de acordo” do Padre João.

Em 17/02/1945 sua esposa Ruth veio a falecer. Casou-se pela segunda vez em 30 de julho de 1947, com Lícia Moreira Bicalho, com quem teve 09 filhos.

Em 1963 foi eleito vereador e vice-presidente da Câmara de Vereadores e em 1967 foi eleito Prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo. Dentre suas realizações, ressaltamos a construção da rede de água potável, a rede de esgoto, bueiros, diversas pontes, quatro escolas, ampliação da rede de energia elétrica, torre transmissora de televisão e aquisição do primeiro veículo automotivo da prefeitura – um caminhão. Tudo isso realizado com escassos recursos financeiros. A sua gestão foi reconhecida até pelos seus adversários políticos. Em seu mandato recebeu a primeira visita de um governador de estado, DR. Israel Pinheiro, em São Gonçalo do Rio Abaixo.

De Setembro de 1957 a setembro de 1961, esteve á frente da Construção da Igreja de Santa Rita de Pacas. Aposentou-se como comerciante e com espírito empreendedor, até hoje administra sua fazenda.

Em maio de 2010, sua esposa Lícia faleceu. Firme na fé e muito devoto de Santa Rita, encontra forças para continuar sua caminhada, preservando seu caráter, espírito de liderança e alegria. Um exemplo de vida para toda sua família.

Nenhum comentário: