27 de junho de 2011

V Caminhada até a Serra da Piedade reúne 65 romeiros

Foto:Eduardo Motta
Saída da caminhada às 02h50 na fazenda Quinta do Lago
A V Caminhada de Bom Jesus do Amparo até a Serra da Piedade reuniu 65 romeiros que percorreram 29 km de estradas de terra e trilhas. A saída foi às 02h50 da fazenda Quinta do Lago e a partir das 08h50, alguns caminhantes começaram a chegar à Serra da Piedade.

Antes da caminhada os romeiros foram recebidos na fazenda Quinta do Lago, onde assinaram o livro de presença da caminhada, tomaram um café da manhã e antes da partida rezaram na sala da fazenda onde nasceu o Cardeal Dom Carlos Carmelo Vasconcelos Motta. A chegada foi no Santuário da Serra da Piedade, onde o cardeal iniciou sua vida sacerdotal como capelão do Asilo São Luiz e padre do santuário.

Nos 29 km (medidos com GPS) do percurso, belas paisagens, cachoeiras e algumas trilhas. Antes de iniciar a subida da Serra da Piedade, um merecido café às 07h da manhã para repor as energias.

Depois de completada a caminhada, os romeiros reuniram forças para assistir a missa de Corpus Christi e ainda participarem da procissão do Santíssimo que terminou com a benção no Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

Ao final foi servida uma feijoada oferecida pelos proprietários da fazenda Quinta do Lago. A feijoada já virou tradição e foi servida pelo segundo ano consecutivo.

Ao contrário do ano passado, quando os caminhantes bancaram o retorno para Bom Jesus do Amparo, a Prefeitura forneceu um ônibus para buscá-los.

HISTÓRIA – A caminhada que completou cinco anos começou em 2007, quando um morador da comunidade rural do Sapé disse aos amigos que iria pagar uma promessa indo a pé até o Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Os amigos disseram que iriam acompanhá-lo e partiram rumo a Serra da Piedade, num grupo de 30 pessoas e de lá para cá os caminhantes só foram aumentando, tornando uma atividade fixa no calendário bom-jesuense.

A próxima caminhada será em 2012 e acontece sempre na madrugada do feriado de Corpus Christi.

Nenhum comentário: