8 de julho de 2012

Igreja do Rosário é restaurada em São Gonçalo do Rio Abaixo

Foto: Acom/PMSGRA


Mais um bem do Patrimônio Histórico de São Gonçalo do Rio Abaixo foi entregue à comunidade. No domingo, dia 1º de julho, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, que passou por intenso processo de restauração, foi reaberta em solenidade realizada pela Prefeitura e pela Paróquia São Gonçalo.



O evento teve início com missa na Igreja Matriz, de onde às 19 horas um cortejo com a presença dos grupos de Congado da Guarda de Nossa Senhora do Rosário dos Borges, Guarda de Marujos Nossa Senhora da Guia e Guarda Moçambique São Jorge Guerreiro seguiu para o adro da Igreja do Rosário, onde foi realizada a cerimônia de abertura.



Durante a solenidade, o prefeito Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho reafirmou o cuidado com a história do município. “É com muita emoção e alegria que entregamos a Igreja do Rosário para a população. Sempre tivemos a preocupação com a preservação do Patrimônio Histórico, porque cuidar do patrimônio é preservar a história do município. Já entregamos a Igreja Matriz, a Casa Paroquial e a Fazenda Brejaúba estão sendo restauradas e, agora, vamos reabrir a Igreja do Rosário, disse Nozinho.”



O pároco de São Gonçalo, Padre Fernando dos Santos Andrade, que celebrou a reabertura da Igreja, também destacou a restauração dos bens. Na cerimônia de abertura, do altar mor o pároco proferiu a benção ao templo restaurado e aos fiéis.



A cerimônia foi encerrada com a apresentação do grupo Vozes em Seresta, na Praça 1º Março, que contou com a participação do são-gonçalense Ricardo Rodrigues.







A restauração



Para manter a preservação da capela, a Prefeitura de São Gonçalo iniciou um longo processo de restauração, dividido em três etapas. A primeira consistiu na recuperação estrutural (hidráulica, elétrica, cobertura, piso, alvenaria) e arquitetônica de toda a Igreja; a segunda no paisagismo do entorno da igreja; e a terceira na restauração dos elementos artísticos e integrados. A terceira e última etapa consistiu na restauração dos elementos artísticos integrados: retábulo-mor, arco do cruzeiro, forro da nave, cimalha, retábulos colaterais, púpito, balaustrada, arcos e pilastras do átrio, portas e janelas e pintura externa.



A todo foram investidos cerca de R$ 800.000,00, sendo R$ 170.000 provenientes do Governo Estadual, por meio do Fundo Estadual de Cultura.





Igreja Nossa Senhora do Rosário

A reflexão histórica sobre a trajetória da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Gonçalo do Rio Abaixo não deixa dúvidas sobre sua importância no desenvolvimento histórico do município. Sua implantação em nível mais baixo que a Matriz testemunha o status de seus devotos na comunidade. Ao mesmo tempo, representam à luta de setores desfavorecidos nesta mesma comunidade, especialmente os afro-descendentes. Não por acaso, é essa a significação da edificação para a comunidade são-gonçalense: é a capela erigida pelos escravos, na qual estão inscritas as marcas de seus escassos recursos e, simultaneamente, de sua identidade devocional e preocupação estética.



Embora não tenha sido encontrada documentação que estabeleça com precisão a data de fundação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, é possível estimar sua construção nas primeiras décadas do século XVIII. Evidências disso são as talhas de seus três retábulos, enquadrável no estilo D. João V, introduzido em Minas por volta de 1720/30, onde prevaleceu até por volta de 1760.







Nenhum comentário: