28 de setembro de 2012

CENIBRA recebe prêmio por procedimento de comunicação e resolução de reclamações

TRANSPARÊNCIA A CENIBRA foi agraciada com o Prêmio SESI Qualidade no Trabalho 2012, Fase Estadual - 1º lugar na categoria Cultura Organizacional - Grande Empresa. O Prêmio, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), estimula a incorporação da Responsabilidade Social na gestão dos negócios, por meio do reconhecimento público das melhores práticas empresariais. A solenidade de entrega do prêmio acontecerá em Belo Horizonte, no mês de novembro. A Empresa participou da 15ª edição do Prêmio com o Procedimento de Comunicação com Partes Interessadas. Visando a boa governança com transparência, responsabilidade corporativa e equidade junto às partes interessadas, a CENIBRA possui um procedimento para registrar as comunicações, encaminhar para as devidas providências e responder à parte interessada (cliente, fornecedor, acionista, comunidade, empregado) em tempo hábil. Quando uma informação chega à Comunicação Corporativa da Empresa (via site, e-mail, telefone ou outro meio), ela passa por uma análise inicial e é encaminhada para uma equipe multidisciplinar ou setor competente. Caso seja uma reclamação, recebe o tratamento de Comunicação com Partes Interessadas, conforme procedimento interno. Nessa situação, o solicitante recebe um primeiro retorno sobre o encaminhamento de sua Comunicação com Partes Interessadas ao gestor responsável, disponibilizando, ainda, os canais de informação da CENIBRA, por meio dos quais ele pode ter ciência sobre o status de sua solicitação ou reclamação. Após a solução ou posicionamento final da Empresa, há um novo contato para verificação da eficácia das ações realizadas, sempre de forma documentada, contando com a assinatura da parte interessada, evidenciando sua ciência das ações tomadas. As estatísticas geradas sobre as ocorrências contribuem para a melhoria contínua dos processos da CENIBRA. “Para a CENIBRA, este prêmio confirma a eficiência da Empresa em manter as melhores práticas de relacionamento com seus diversos públicos. Com responsabilidade, transparência e sobriedade” declara a Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais, Leida Hermsdorff Horst Gomes, também responsável pelo Instituto CENIBRA. Prevenção Antes de realizar atividades florestais nas comunidades, a CENIBRA realiza o Plano Técnico, Econômico, Ambiental e Social - PTEAS: planejamento feito de forma multidisciplinar, com o intuito de minimizar os impactos gerados pelas atividades florestais tanto nas comunidades quanto no meio ambiente. Para todo o processo de relacionamento estruturado com as comunidades vizinhas existem procedimentos oficiais inseridos no Sistema de Gestão da CENIBRA. Um grupo de profissionais de diversos setores da Empresa visita o local que sofrerá a intervenção e realiza um mapeamento dos riscos ambientais, sociais e operacionais. Com base nas informações verificadas é definido um Plano de Ação. Dentre as ações previstas estão reuniões com as comunidades para diálogo e informação a respeito das atividades a serem desenvolvidas no local. As demandas identificadas e situações posteriores às previstas no PTEAS também são tratadas pelo Procedimento de Comunicação com partes interessadas.

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