14 de novembro de 2019

Gestão de Resíduos Sólidos: mais uma política de gestão ambiental e sanitária

Nova ferramenta, o Plano será elaborado de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, de modo a fomentar a educação ambiental e sanitária e os programas de coleta seletiva, dentre outros aspectos, envolvendo, sempre, a participação popular. 


 Desafio. 

Atualmente, os gestores municipais do nosso país tem na gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos um grande desafio, visto que, envolve variáveis ambientais, socioeconômicas e políticas particulares e complexas de cada município. Neste contexto, vemos a necessidade da elaboração de um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos, a fim de melhor gerir essa questão em Santa Bárbara. 

 Planejamento. 

É importante esclarecer que todas as etapas, incluindo o planejamento da gestão, a conscientização dos cidadãos, a coleta, o transporte, o tratamento e a destinação dos resíduos sólidos urbanos, além de gerar custos, necessitam de embasamento técnico, acompanhamento sistemático e medidas operacionais a fim de garantir o cumprimento das atividades, da legislação ambiental e de saúde pública. 

 Educação ambiental. 

Assim sendo, a educação ambiental e sanitária, os programas de coleta seletiva, apresentações públicas, bem como ações participativas com a população serão instrumentos essenciais para a redução da geração e separação adequada dos resíduos sólidos urbanos, neste cenário de elaboração deste novo plano. Aqui, lembramos que a Lei Federal 12.305/2015 trata, em um de seus pontos, da responsabilidade compartilhada, entre poder público e população, a fim de que a destinação desses resíduos seja realizada de maneira correta. 

 O Plano. 

Levando em consideração os fatores descritos acima, a Prefeitura de Santa Bárbara elaborará um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, um documento que norteará ações, investimentos, práticas, regulações e monitoramento sobre os procedimentos próprios para o gerenciamento dos resíduos, em alinhamento com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as melhores práticas vigentes. A entidade contratada para este fim é a Fundação Gorceix, uma das principais instituições de apoio ao desenvolvimento de ciência e tecnologia, desenvolvendo trabalhos nas áreas ambiental, de geologia, mineração, metalurgia, assistência social, dentre outras. 

 ODS. 

Esta é mais uma pauta alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS) da ONU, especificamente aos ODS de números (3) Saúde de Qualidade, (6) Água Limpa e Saneamento, (11) Cidades e Comunidades Sustentáveis e (12) Consumo Responsável. 

 Vamos além? Salve o nosso número no whatsapp, (31)98979-2499, e nos mande uma mensagem solicitando o seu cadastro. Assim você fica por dentro das nossas principais notícias do dia e também pode contribuir com as suas sugestões e críticas.



ACOM - PMSB

Nenhum comentário: