4 de julho de 2006

Evento reunirá propostas de políticas públicas de combate à obesidade

Evento reunirá propostas de políticas públicas de combate à obesidade

O Brasil tem hoje 5,9 milhões de adolescentes com excesso de peso, ou seja, 16,7% do grupo etário de 10 a 19 anos. Segundo nova radiografia sobre nutrição no País, apontada em pesquisa divulgada recentemente pelo IBGE, o problema é maior entre adolescentes do sexo masculino: a taxa era de 3,9% na década de 70 e agora, nos anos 2000, pulou para 18%. Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, dos anos de 2002/2003, 40% da população adulta do País apresenta excesso de peso. Esses números demonstram a importância que o tema obesidade adquiriu na esfera da saúde pública. Na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, a obesidade será debatida no fórum técnico sobre o assunto, marcado para os dias 6 e 7 de julho, em Plenário.

Inscrições - As inscrições para o evento podem ser feitas, até esta segunda-feira (3/7), pessoalmente, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), à Rua Rodrigues Caldas, 30 - Belo Horizonte; pelo fax (31) 2108-7670, das 8 às 18 horas; e pela internet, clicando no banner sobre o fórum técnico dentro do site da Assembléia, www.almg.gov.br.

O objetivo principal do fórum técnico é reunir propostas que subsidiem a formulação de políticas públicas voltadas para a prevenção e redução da obesidade nas diferentes faixas etárias. Durante os dois dias de atividades, os participantes ouvirão palestras de especialistas em saúde e agentes públicos envolvidos com o tema, além de relatos de experiências bem-sucedidas de controle da obesidade em Minas e em outros estados. Ao final do evento, apresentarão propostas sobre o assunto. Entre os palestrantes, estão o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais e de São Paulo, Dom Mauro Morelli; e o presidente da Federação Latino-Americana de Sociedades de Obesidade (Flaso), Walmir Ferreira Coutinho.

Casos - Entre as experiências bem-sucedidas que serão apresentadas, está a do Programa Municipal da Terceira Idade de Viçosa, parceria entre Prefeitura e Universidade Federal de Viçosa (UFV). O público-alvo é de 1,8 mil pessoas com mais de 60 anos, que são acompanhadas rotineiramente por meio de atenção integral à saúde, atividades recreativas e oficinas de produção. Foi constatado, no atendimento, que 86% dos idosos têm desnutrição por micronutrientes essenciais, como ferro, zinco e cálcio. Do total de 1,8 mil pessoas, 60% estão acima do peso, das quais 42% já são consideradas obesas. Quem falará sobre a experiência é o chefe do Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, Adelson Luiz Araújo Tinôco.

A nutricionista e especialista em Saúde Pública, Flávia Tiso, falará sobre o Programa de Educação Nutricional no Combate à Obesidade de Varginha, cujo resultado foi o registro da perda de peso em 70% dos pacientes monitorados por uma equipe interdisciplinar. Crianças, adolescentes, adultos e idosos, pacientes atendidos na policlínica central para perda de peso, passaram por atenção individualizada, focada na mudança de estilo de vida, incluindo melhoria de hábitos alimentares, incentivo à atividade física e controle do estresse. Graças a uma parceria entre as secretarias Municipais de Saúde e de Esportes, foram oferecidas aulas de hidroginástica para 120 pacientes. Alguns participam de oficina de artesanato.

O requerimento para realização do evento é do presidente da Comissão de Saúde, deputado Adelmo Carneiro Leão (PT). O fórum é uma realização da Assembléia com apoio de diversas entidades, cujo público-alvo são gestores municipais e profissionais das áreas de educação e saúde.

Nenhum comentário: