14 de julho de 2006

Vale Ambiente oferece oficinas para a comunidade onde atua

Em 2001, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) lançou o projeto Vale Ambiente, com o objetivo de estabelecer planos educativos, visando orientar as ações destinadas à formação ambiental dos seus empregados e das comunidades das áreas de influência dos seus complexos mineradores, em atendimento às determinações legais e aos princípios de responsabilidade socioambiental da empresa.
O Vale Ambiente busca apoiar o desenvolvimento sustentado local, por meio da educação ambiental, que é compreendida como os processos pedagógicos destinados à difusão de conhecimentos sobre o meio ambiente, para a sensibilização e formação de uma consciência capaz de contribuir para mudar o estado de espírito, as atitudes e as ações humanas na construção de um mundo melhor para se viver, agora e no futuro. Essa compreensão exige o envolvimento e o comprometimento dos indivíduos e das comunidades para buscar, elaborar e implementar soluções para os problemas ambientais que afetam a vida.
As ações são desenvolvidas, principalmente, por meio de duas formas de relacionamento: oficinas nos CEAs ou oficinas na comunidade. Em Minas Gerais, a CVRD possui 4 CEAs, na Mina de Alegria, localizado em Mariana; Mina de Fábrica, em Ouro Preto; Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho e Minas de Itabira, em Itabira. O projeto abrange os municípios de Itabira, Santa Maria, Mariana, Ouro Preto, Catas Altas, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Belo Vale, Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, São Gonçalo do Rio abaixo, Sabará, Congonhas, Brumadinho, Belo Vale e Mário Campos.
Com a comunidade escolar o Vale Ambiente atua de forma a dar continuidade ao processo de formação em educação ambiental de educandos, educadores, gestores e funcionários de escolas do ensino fundamental, em parceria com as Prefeituras, visando contribuir para a introdução e consolidação da educação ambiental nos municípios.
Em 2006, mensalmente, o projeto Vale Ambiente oferece oficinas para as comunidades onde há atuação da CVRD. O objetivo é desenvolver ações de educação ambiental, integrar professores, alunos e comunidades em torno das questões ambientais locais e disseminar conceitos e práticas destinadas a promover o desenvolvimento sustentável.
Confira a programação nas variadas localidades, no mês de julho:
Belo Vale (comunidade escolar)
11 e 12/7 – terça e quarta-feira – Teatro Local: Escola Municipal Nair Teixeira
Oficina de Teatro: Tem como objetivo promover a valorização do teatro como estratégia de otimização da qualidade do ensino-aprendizagem em escolas de ensino fundamental, para aplicação na educação ambiental e na valorização das pessoas e dos valores humanos essenciais.
Santa Maria de Itabira (comunidade escolar)
28/7 – sexta-feira – Orientação Alimentar
4/8 – sexta-feira - Despertando a comunidade através do turismo
Oficina Orientação Alimentar: Tem como objetivo incentivar uma alimentação saudável, orientando de forma prática o planejamento de cardápios para merenda escolar com fundamento no aproveitamento da capacidade nutritiva de frutas, legumes e verduras, evitando perdas e a geração de resíduos. Trabalham-se, ainda, aspectos relacionados à higiene na preparação dos alimentos e o aproveitamento de alimentos produzidos localmente.
Oficina Despertando a comunidade através do turismo: Considerando o risco potencial turístico das cidades mineradoras, a oficina visa despertar a participação comunitária na conservação dos bens patrimoniais como forma de auto-valorização. Propõe estimular a participação da comunidade na gestão do desenvolvimento local sustentável.
Mário Campos (comunidade escolar)
17/7 – segunda-feira – Duas oficinas: Água e Práticas Pedagógicas de Educação Ambiental
Oficina Água: A oficina tem como objetivo promover a compreensão e o debate sobre o valor da água, sua interação com os seres vivos, sua utilização racional e, técnica de tratamento alternativo de higienização. Vale ressaltar que os funcionários da escola também podem participar da oficina, visto a sua importância no cotidiano escolar.
Oficina Práticas Pedagógicas: A oficina tem como objetivo estimular o uso de atividades lúdicas processo de ensino-aprendizagem de educação ambiental, visando tornar o processo educativo mais rico e dinâmico, estimulando o estudante a construir suas novas descobertas, desenvolver e enriquecer sua personalidade.
18/7 – terça-feira – Pensando o Ambiente Urbano e Orientação Alimentar. Oficina Pensando o Ambiente Urbano: A oficina tem como objetivo promover a reflexão acerca das cidades como ambiente de complexas relações entre os seres humanos e sua base material, assim como processos de produção do espaço socioambiental e os impactos gerados, caracterizando o papel da educação na melhoria da qualidade de vida nas cidades.
Itabira (comunidade do bairro Bela Vista)
17/7 – segunda-feira – Fragmentos da Memória. Local: Av. Emílio Zacarias da Silva, 405 – Bairro Bela Vista.
18/7 – terça-feira – Fragmentos da Memória. Local: Igreja Comunitária do Bairro Monjolo da Carolina.
19/7 – quarta-feira – Despertando a Comunidade através do Turismo. Local: Associação de Bairro da Pedreira.
20/7 – quinta-feira – Despertando a Comunidade através do Turismo. Local: Associação dos Amigos Bairro Nova Vista.
21/7 – sexta-feira – Despertando a comunidade através do Turismo. Local: Escola Municipal Nico Andrade . Endereço: Rua A, s/nº. Bairro João XXIII.
Oficina Fragmentos da Memória na Percepção do Patrimônio Coletivo: A oficina tem como objetivo despertar de forma lúdica e participativa a comunidade para a importância da conservação da memória local. Além da pesquisa, os participantes confeccionarão, artesanalmente, livros com retalhos de panos ilustrando o patrimônio cultural da região.
Oficina Despertando a comunidade através do turismo: Considerando o risco potencial turístico das cidades mineradoras, a oficina visa despertar a participação comunitária na conservação dos bens patrimoniais como forma de auto-valorização. Propõe estimular a participação da comunidade na gestão do desenvolvimento local sustentável.
Além das oficinas nas escolas e comunidades, o Programa Vale Ambiente desenvolve outras atividades, principalmente com estudantes do ensino fundamental por meio de visitas (trilhas interpretativas e palestras) aos CEAs da Mina de Córrego do Feijão e Minas de Itabira, bem como Extensão Ambiental nas Escolas. Em ambas, as equipes de monitores dos CEAs promovem ações e reflexões destinadas a promover a visão sistêmica de meio ambiente e o papel das pessoas e grupos sociais na construção do futuro.

Nenhum comentário: